A recente condenação do Prefeito André Granado pelo colegiado do TJ-RJ, que o transformou no mais novo ficha suja da cidade, fez com que o tabuleiro político do município sofresse uma razoável rearrumação. A impossibilidade de ser candidato levou André Granado a guindar o seu candidato a vice-prefeito Henrique Gomes à condição de prefeitável.
Comenta-se na cidade que o também ficha suja Mirinho Braga reuniu-se recentemente com o Prefeito André para discutir uma possível aliança eleitoral em torno do nome do Vereador Henrique. Quem conhece a trajetória política de Mirinho sabe bem que essa movimentação é muito característica do ex-prefeito. Às favas o escrúpulo, pois vale tudo para retomar o poder. Nem que seja um naco. E Henrique Gomes é pessoa de confiança, com quem Mirinho mantém relações pessoais desde antes da emancipação do município. São unha e carne e, talvez, mais do que isso.
Mesmo que prospere a aliança, acredito que a dupla Mirinho-André está fadada a sofrer uma grande derrota em outubro. Mais uma vez, ao meu modo de ver o quadro político atual, teremos uma eleição plebiscitária onde o povo buziano aguardará, até o último momento, para escolher o candidato oposicionista que tenha a maior possibilidade de derrotar o candidato governista- no caso atual, se vingar a articulação, Henrique Gomes. Outra vez veremos o povo buziano buscando a mudança que persegue desde 2004, usando a arma do voto útil para derrotar o candidato do governo. Consequentemente, todos os candidatos de oposição- menos um- terão votação pífia, pois os votos serão despejados, de forma utilitária, em um único candidato escolhido para tirar André do cargo.
Também acredito que candidatos que tenham tido vínculos no passado com nossos três fichas sujas- Mirinho, Toninho e André- terão muito pouca chance de serem escolhidos pela população buziana para receber o voto útil pois, hoje, temos um processo maior de conscientização através das redes sociais. A aproximação do prefeitável Felipe Lopes de representantes políticos da grande especulação imobiliária de Búzios (interessados no desmantelamento do Parque Estadual da Costa do Sol)- que pintaram e bordaram no governo Toninho Branco- pode lhe custar muito caro, em termos políticos. Se não bastasse a sustentação parlamentar dado ao ficha suja Mirinho Braga na gestão passada. Pior ainda para o grande representante político da pequena especulação imobiliária de Búzios Alexandre Martins (autor intelectual da Lei 17- a Lei dos Pombais), que foi vice de ficha suja. E que ainda carrega a pecha- por omitir-se diante do descalabro do desgoverno atual- de ser o plano B do ficha suja Henrique DJ.
Comentários no Facebook:
Comentários no Facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário