terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Os muquiranas da política buziana – os de colarinho branco

Pediculus humanus (piolho), foto Wikipédia


Como afirmamos no post anterior, em nosso meio político não temos apenas muquiranas pobres. Temos também- e são numerosos- os muquiranas de colarinho branco. Muitos deles são ricos, até mesmo milionários. Mas como os outros muquiranas, só entram na política pra uma única coisa: se dar bem. Como diz aquele ditado: “quanto mais têm mais querem”.

Muitos se credenciam  na política pelo capital que detêm. Por financiarem campanhas, assumem a coordenação eleitoral dos candidatos ao cargo majoritário. Vitoriosos, logo a seguir, são recompensados com Secretarias. Nelas, fazem a festa!

Outros se credenciam por relações pessoais que possuem em outros organismos institucionais da democracia brasileira, como o Poder Judiciário (Justiça Comum e Eleitoral), Executivo (Estadual e Federal) e Legislativo (Assembleia Estadual, Câmara dos Deputados e Senado). Em Búzios, estas relações têm se mostrado cruciais em momentos decisivos.

Alguns (nem todos, mas quase todos) se credenciam com a obtenção de um mandato parlamentar.

Como não têm princípios ou ideologia, os muquiranas participam de qualquer governo. O que importa, pra eles, é a possibilidade de se darem bem. Por isso, é comum ver um muquirana de um governo participando de outro governo, cujo Prefeito fazia “oposição” ao anterior. Alguns se dizem "técnicos", mas não passam de técnicos muquiranas ou muquiranas técnicos. 

Mas, em geral, cada governo têm seus muquiranas próprios. O que os assemelham é o fato de quando estão no governo- em cargos decisivos de Direção, Chefia e Assessoramento- fazerem vistas grossas para todos e quaisquer mal feitos da Administração da qual participam. Ao passarem para a oposição, se transformam, na maior cara de pau,  arautos da moralidade pública, vociferando na mídia e redes sociais contra o governo corrupto da situação. Como se tivessem moral pra isso!

Parece que há um acordo tácito entre os muquiranas de colarinho branco de diferentes governos de que quando se está no governo é permitido roubar. Quem está de fora- na oposição- aguarda a sua vez, pra também roubar. Sendo assim, pode-se fazer blá-blá-blá à vontade nas mídias, como se fosse um teatro muito bem ensaiado pelos muquiranas. Mas nada de mobilizar o povo para que saia às ruas pra acabar definitivamente com a bandalheira. Povo na rua é um perigo pra eles! Impeachment nem pensar! É como se um muquirana fosse o outro amanhã.


Ou o povo de Búzios acaba com os muquiranas ou eles acabam com Búzios!


Comentários no Google+:




maria helena cruz

 comentou em uma postagem do Blogger.
Compartilhada publicamente  -  Ontem à(s) 22:51
Luiz tem que dizer isto p/ os vereadores eles quem tem a receita .. Não se esqueça pois vejo vc dizendo sempre sobre o prefeito e nada dos vereadores...Por que? 
Meu comentário:


Maria Helena, falo sim quando digo que alguns destes muquiranas obtêm mandato parlamentar. Neste caso nem dos prefeitos estou falando, mas dos secretários, claro que não de todos, mas de quase todos.
Comentários no Facebook:



  • Jose Figueiredo Sena Sena Luiz Carlos Gomes, meus alunos muito humildemente me pergunta ai né, eu fico explicando pra eles que eu tenho uma ligeira impressão que tá havendo uma briga muito grande entre os " MUQUIRANAS " aqui em nossa querida Búzios , porque os " muquiranas " da terra não esta conseguindo suportar mais " muquiranas " que chegaram de paraquedas e muito rapinho tornaram -se os já famosos " PAPAGAIO DE PIRATA " ai né, a briga esta tá ficando muito braba , e coloca muito brabo nisso. Agora temos que esperar né .


Nenhum comentário:

Postar um comentário