domingo, 30 de setembro de 2012

A pesquisa que o governo de Búzios censurou no PH - parte 1

A pesquisa RJ-00131/2012, registrada no TSE, foi censurada pelo governo Mirinho por uma série de motivos que vamos alinhavar aqui. Em primeiro lugar, a margem de erro de 6% é uma margem muito alta. No Rio, o IBOPE trabalha com margem de 3%. Neste caso, uma diferença de intenção de voto de 7% (3 pra cima e 3 pra baixo) mostra claramente quem está em primeiro. Quando se usa uma margem de erro alta como em Búzios, é preciso que se consiga uma diferença de mais de 13% (6 pra cima, 6 pra baixo) pra ficar claro quem está realmente em primeiro lugar. A medida que formos postando partes da pesquisa- que pretendemos publicar na íntegra-, iremos fazendo comentários. 


O principal motivo pro governo Mirinho censurar a pesquisa no PH foi a pequena diferença de 10 pontos apontadas na pesquisa espontânea. Não foi a toa que no comício em São José ele mentiu descaradamente que a pesquisa dava 46 a 24 pra ele. Mas é bem possível que o resultado seja ainda pior pro governo, com  Dr. André podendo ter obtido 34% de intenção de voto. Basta que se some os 28% que a pesquisa lhe dá com os 6% da margem de erro. No pior cenário pra Mirinho é possível que ele esteja na verdade com 32% (38 menos 6%). Ou seja, um resultado muito provável, 34% a 32% pra Dr. André. Quem analisa pesquisas eleitorais sabe que a manipulação dos resultados dentro da margem de erro, de acordo com os interesses do pagador, é possível, e muito comum em eleições. E esta pesquisa foi encomendada e paga pelo PH, jornal de muito pouca credibilidade- fato atestado pelo próprio IBOPE. 

Um outro motivo pra Mirinho censurar a pesquisa é que este resultado acaba de vez com qualquer dúvida em relação ao segundo lugar. Em uma eleição plebiscitária como a nossa, essa definição é importantíssima. Foi por isso que o governo plantou pesquisas com erros grosseiros no jornal O Perú Molhado e que foram lidas com destaque pelo locutor Alexei no comício de São José.  Mas está claro que a candidatura de Evandro acabou ao despencar para 7%. Se ele não se juntar à oposição, a tendência é que obtenha 2 ou 3% dos votos no dia 7 de outubro. Corre o risco de não eleger nem o Nobre. Censurando a pesquisa, Mirinho pretende que os partidários de Evandro permaneçam na dúvida, para que eles, seguindo a maioria do eleitorado buziano, não se bandeiem para o lado do Dr. André, enterrando de vez seus sonhos de reeleição. 

Um outro motivo de preocupação para Mirinho é o alto número de pessoas que escolheram a opção "Não Sabem/Não Responderam". Faltando 11 dias para a eleição- observe-se que a pesquisa foi feita nos dias 24 e 25 de setembro- termos 22% de indecisos não é nada bom para o prefeito. Ainda mais porque sua rejeição é a mais alta (37%) entre todos os candidatos, e, pra prejudicá-lo ainda mais, a rejeição de Dr. André é a menor. Pode-se concluir que estes 22% se fossem votar em Mirinho já teriam optado por ele há muito tempo. Esta parcela do eleitorado é claramente oposicionista. Só não tinham escolhido o candidato ainda por causa da indefinição quanto ao segundo colocado. Esta indefinição- que muito interessa a Mirinho- vigorava até antes da realização desta pesquisa. Quase que com certeza estes eleitores vão fazer voto útil votando em quem tiver chances de derrotar Mirinho.  


 

Comentário:

  1. Excelente análise. Parabéns!! Como sempre. Estou out das páginas, mas ligada. Espero que o povo buziano tenha acesso a esta informação e não dê ouvidos a esta imprensa inominável de Búzios.

Um comentário:

  1. Excelente análise. Parabéns!! Como sempre. Estou out das páginas, mas ligada. Espero que o povo buziano tenha acesso a esta informação e não dê ouvidos a esta imprensa inominável de Búzios.

    ResponderExcluir