terça-feira, 12 de outubro de 2010

Como votam os bairros de Búzios III - Christino Áureo

Christino Áureo

De todos os politicos (incluido os vereadores) da cidade, o vereador Evandro é o campeão de votos. Obteve 802 votos para o candidato eleito Christino Áureo, assim distribuídos: 225 (3,63 % dos eleitores do bairro), em Manguinhos; 161(3,43 %), no Centro; 217 (4,87 %), na Rasa; 109 (5,64 %), em Cem Braças; e 90 (5,30 %), em São José. Esses números comprovam a afirmação feita por sua esposa Gladys, em entrevista ao O Perú Molhado (8/10/2010), de que o grupo fez " um grande trabalho pela cidade inteira". O eleitorado de Evandro espalhou-se pela cidade não se concentrando apenas na Rasa, como antigamente. O bairro nem é mais onde o vereador tem a maioria de seus votos, proporcionalmente ao número de eleitores. Segundo esse critério, sua melhor votação foi em Cem Braças, seguido de São José. A Rasa fica em terceiro lugar. 

Esse espalhamento de seus votos fez com que o candidato do vereador Evandro não ganhasse em nenhuma seção, com exceção de uma, localizada em Cem Braças. Na seção 141, o candidato Christino derrotou Paulo Melo e Jânio (27, 26 e 18, respectivamente).  

Observação: o estudo apresentado aqui não faz nenhum julgamento de valor sobre a prática politica do vereador Evandro. Apenas chama atenção para o fenômeno de votos que ele é. Fenômeno que precisa ser estudado por quem quer fazer política na cidade. Ademais, não vejo muita diferença entre o modo de fazer política do vereador e dos outros vereadores. Todos são políticos tradicionais. Para mim, os vereadores e o prefeito eleitos representam o atual nível de consciência política da população de Búzios. 

      269          

Nenhum comentário:

Postar um comentário