segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Como votam os bairros de Búzios I - Jânio Mendes

Jânio Mendes

Jânio teve 2.667 votos (13,87 % dos eleitores). É pouco. Um governo razoavelmente bem sucedido- o que não é o caso deste que temos- ou com mais ou menos 1.300 funcionários, entre contratados e comissionados, sem se falar nos terceirizados- o que é o caso deste-, deveria abocanhar mais ou menos uns 30% do eleitorado, o que dá 5.700 votos. O grupo de Toninho conseguiu isso em 2006. Mirinho não arrumou nem a metade disso para seu candidato. Resultado muito ruim. Tão ruim quanto seu governo.

Jânio chegou com dificuldade em primeiro lugar na disputa para deputado estadual. Ganhou do seu principal concorrente, Paulo Melo, em quatro dos cinco bairros do colégio eleitoral. Mas, só ganhou bem em Manguinhos, por 976 a 737. Mesmo assim perdeu em 5 das 19 seções do bairro. Ganhou apertado no Centro e em São José. No Centro, ganhou por uma diferença de apenas 21 votos (720 a 699), mas perdeu na metade das 16 seções. Em São José, ganhou por 29 votos (185 a 156). E perdeu em todas as 6 seções de Cem Braças e no cômputo geral do bairro, por 239 a 161. Foi neste bairro que Jânio teve o seu pior desempenho proporcionalmente: 8,3 %. Na Rasa, a diferença (625 a 482) foi menor do que a do Centro, mas Jânio só perdeu em 2 das 14 seções do bairro.

Observação: o JPH errou quando disse que "o candidato Jânio Mendes venceu em todas as urnas do bairro da Rasa". Como mostrado acima, Jânio perdeu em duas seções do bairro: na 124ª e na 133ª. 

264 

4 comentários:

  1. Luiz meu amigo! Eu tinha uma admiração pelo político Jânio Mendes! A sua forma de fazer política, combatendo os mandos e desmandos de Alair Corrêa e Marquinho Mendes ficaram marcados dentro de Cabo Frio. Mas, a mudança de sua maneira de fazer política, talvez até sendo por, em todo esse tempo como oposição em Cabo Frio, ele não ter tido o sucesso que pensaría um dia ter, começar a fazer a política do Jânio Paz e Amor! Elogiar todo mundo, não atacar ninguém! Isso realmente é complicado! Naquela mesma linha de ação que ele tinha, e, com a cidade de Cabo Frio vivendo essa instabilidade política que está vivendo, eu creio que ele tería muito mais votos do que ele teve, elegendo-se com tranquilidade. A sua ida para Búzios, embora tenha feito um trabalho razoavelmente bom, como você mesmo disse, foi vista por muitos como uma fuga! Por muitos em Cabo Frio e aí em Búzios. Por isso faltaram-lhe votos ! Um abração.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Willy, eu, em nenhum momento, disse que ele fez um tabalho razoavemente bom em Búzios. O que eu disse é que um governo que fizesse um trabalho razoavel conseguiria mais ou menos 30% dos votos. Mirinho conseguiu a metade disso, poruq seu governo, do qual Jânio Mendes participou, é um governo muito ruim.

    Jânio Mendes está devendo explicação sobre uma denúncia que o ex-prefeito Toninho Branco fez no Perú Molhado. Ela não se manifestou. Ficou caladinho. Toninho disse que Jânio tinha inventado o carro flex em cabo Frio quando foi presidente da câmara. Parece que o caso ficou conhecido aí como o escândalo do combustível.

    ResponderExcluir
  3. O único trabalho feito pelo Jânio Bonifácio Braga Mendes, foi ressuscitar a famigerada Taxa de Iluminação Pública. Em Búzios todos sabemos que o Jânio não passa de um picolé de chuchu.

    ResponderExcluir
  4. Mesmo assim as ruas continuam às escuras. Até vereadores da base estão reclamando disso... Pena eles não terem independência para revogá-la.

    Eles querem que o povo pague a taxa e continue no escuro. Eles pensam que o povo é bobo! Tá aí o troco.

    Valeu Júlio. Grande abraço, companheiro... do seu amigo, Luiz

    ResponderExcluir