sábado, 23 de outubro de 2010

Administração Municipal

Post 025 do blig
Data da publicação: 21/04/2010 13:19

Em reunião com os secretários (15/04), Mirinho pediu integração entre as secretarias e entre elas e a sociedade civil. Disse que essa é a “ação principal” (JPH, 16/04/2010) que quer ver realizada no momento em seu governo. Se o prefeito pede isso – coisa básica em administração – é porque as secretarias devem estar completamente isoladas umas das outras, sem a mínima comunicação entre elas. O governo assemelhar-se-ia a um condomínio de interesses (como foi o governo Toninho) onde cada um luta para realizar seus objetivos exclusivos. Quanto a relação com o povão parece que os secretários (nem todos, é claro, mas talvez a maioria) não estão nem aí, já que o prefeito pede que eles abram seus gabinetes (devem abrir também os vidros insufilmados de seus carros) para os cidadãos e seus representantes – os vereadores. Se estes (vários deles) já reclamaram da tribuna o chá de cadeira que tomam de alguns secretários, imagine o povão. Na sessão de ontem da Câmara, o vereador Nobre, aparteando o vereador Genilson, disse que nem mesmo o prefeito o recebe! Façam o que digo, mas não façam o que faço? O próprio prefeito também precisa sair um pouco mais pela cidade, ir aonde o povo está, como diz a canção.

Mirinho pediu também que os secretários façam avaliação permanente dos resultados dos trabalhos realizados nas suas secretarias. Que tal estabelecer metas a serem cumpridas? Esse princípio da gestão empresarial pode ser adaptado à administração pública municipal. Não só com punições mas também com recompensas quando as metas forem atingidas. Mas como exigir dos concursados – os piores salários da administração – se os seus trabalhos não são valorizados. Muitos deles chefiados por comissionados (cabos eleitorais) com qualificação inferior. Concurso público já!

Mas quem conhece um pouquinho a política de Búzios, sabe que os pedidos do prefeito são irrealizáveis. Em um governo clientelista como o seu, como demitir aqueles que não se enquadrarem? O próprio “Gabinete do Prefeito” tem mais de 30 assessores (entre assessores I e II). O que eles fazem? Ficam espionando a vida alheia como dizia o ex-prefeito Chiquinho da Educação? Quantos cargos tem cada vereador da base? Por que esta informação não é pública, se o acordo entre os partidos é legítima? Os indicados pelos vereadores, com “baixa produtividade”, são demissíveis? Realmente, a coisa parece que não é para valer. Corremos o risco de ter mais 4 anos de desgoverno. A cidade aguenta?

Comentários (2):

1. 21/04/2010 às 15:00
Julio disse:

Em todos os mandatos do Mirinho, a cultura da arrogância e do egocentrismo sempre esteve acima do bom senso e da legitimidade de governar.

2. 21/04/2010 às 22:32
j mathiel disse:

Moro há 16 anos em Cabo Frio, passei fins-de-semana em Búzios, durante o ano de 1993, antes de me aposentar. Já que se fala de administração municipal, por exemplo, Cabo Frio, que foi fundada em 1615, só teve sua primeira reunião sobre planejamento estratégico em 2000, com a presença de 72 pessoas e a reunião foi dirigida pela pessoa que fez a organização de Bonito…Na platéia havia 5 administradores locais…

Meu comentário atual:

Continuamos com mais um desgoverno.

025-288

Nenhum comentário:

Postar um comentário