segunda-feira, 6 de maio de 2013

Discurso do Secretário de Saúde de Búzios nos "Cem dias de governo" - parte 1



Segundo o secretário de Saúde, Alberto da Costa Oliveira, a saúde de Búzios era uma “catástrofe” porque: 

-“Não havia uma ambulância funcionando quando assumiram”.  “Agora temos quatro. Uma na Rasa”.
-“A escala dos médicos não era condizente” com a demanda.
-“No PU da Rasa apenas em dois dias tinha médico atendendo”. “Agora só temos problema com médico nos sábados “.
-“Não existia atenção básica”. “Tudo era direcionado para o hospital, verdadeiro ralo da saúde de Búzios”. O secretário dá a entender que o termo “ralo” poderia ser usado nos dois sentidos. “Todos os problemas eram jogados pro hospital”: uma “barbaridade”.
-“Não tinha Centro Cirúrgico funcionando”. Agora ele já está operando de forma decente. Duas salas já estão sendo usadas plenamente.
-Não havia “insumo”.
-Não havia “nenhuma estratégia” para os Postos de Saúde de Família (PSFs).
-“Não tínhamos cirurgia há um ano”. Aqui, acredito que o secretário, ufanisticamente, entusiasmou-se com as críticas, pois conversei com uma pessoa do Conselho de Saúde e ela não confirmou o fato. Ademais, seria praticamente impossível não se fazer nenhuma cirurgia ao longo de um ano e ninguém reclamar. Por mais que o povo de Búzios seja pacífico! Pelo amor de Deus!  
-“O Centro de Especialidades” (Policlínica) estava totalmente desorganizado”, com médicos demais e pacientes de menos. A desorganização era a “marca registrada” da Saúde do governo Mirinho. Quatro ortopedistas atendiam em um dia só.  O secretário menciona a existência de um possível esquema de ortopedistas, inchando artificialmente  as consultas. Marcavam 100 consultas para justificar a presença de 4 médicos, mas só compareciam 10. Com isso, três médicos iam embora.  “Descobrimos a pólvora” (Alberto da Costa Oliveira). Pergunto:  desmontou-se um possível esquema, mas alguém foi punido?  
-Agora a Policlínica foi “revitalizada”.
-“O Centro de Fisioterapia estava em estado deprimente”
-“A saúde bucal foi totalmente revitalizada, com chefia, com estratégia”.
-Três consultórios da Policlínica estavam inutilizados. Foram recuperados.

Observação: se o secretário de Saúde do governo Mirinho, Drº Guilherme, quiser se manifestar a respeito do que foi dito no discurso, o blog está à sua disposição. Assim como qualquer outro que tenha participado de alguma forma da gestão da saúde no governo anterior.

Meu comentário:

Secretário, pelo visto a sua secretaria não é um mar de rosas como pintado acima. Por que o convênio com a Clinica Santa Beatriz de Niterói foi rompido e nada foi colocado em seu lugar pra quem tem problemas oftalmológicos? Eles vão ficar a ver navios por quanto tempo? Ou perderão a visão pra nunca mais ver navios? 

Comentários no Facebook:


Monica Werkhauser na realidade o secretário não soube se explicar sobre o centro cirurgico não estar funcionando, não é verdade funcionava sim, só em cirurgias de urgencia, é diferente.O conselho fez uma vistoria em novembro nos modulos, relamente a parte predial estava muito ruim em alguns posto, como Cem Braças, Baia Formosa, Rasa, mas São José e Brava, estavam bem.TINHAM TODOS OS TIPOS DE REMEDIOS. Quero esclarecer outra coisa temos na farmácia quase 400 itens para a população mas exigencia do SUS só são para 54,


 Meu comentário:

Grato minha presidente pelos esclarecimentos.

Keyla Sant Ana Leite Mas a clínica de oftalmologia funcionava. Por que parou de atender Secretário?! Ja estamos em maio e a consulta q seria p janeiro está a ver navios. Ninguém fala a respeito, caos total...



Nenhum comentário:

Postar um comentário