domingo, 4 de janeiro de 2015

Os prefeitáveis de Búzios

A campanha eleitoral de 2016 já começou. Terminada as eleições gerais de 2014, as reuniões políticas preparatórias para o próximo pleito municipal estão rolando soltas em Búzios. Candidatos, já temos aos montes. Passam de uma dezena. Até mesmo alguns fichas sujas  estão se credenciando. Estória fiada. Apenas se valorizam  para poderem influir no processo.

Então vamos aos nomes possíveis. Esclareço que os nomes citados abaixo não tem nada de oficial. É um exercício puramente especulativo. Especulativo, democrático e também provocativo. Apenas para estimular o debate, que se faz necessário nesta região de tão poucos debates.     

1) Grupo do Dr. André
Começando pela aliança política vitoriosa em 2012.
Se conseguir chegar à data do registro da candidatura em julho de 2016 sem conseguir sujar sua ficha, o atual Prefeito, Dr. André, deve disputar a reeleição, apesar de parecer estar fazendo um enorme esforço contrário. Talvez também desista, se a taxa de rejeição alcançar números insuportáveis, como já se pode imaginar desde agora. Apesar de acreditar que Dr. André e seu grupo  se bastem com apenas quatro anos de governo, nas condições atuais acredito que ele dispute a reeleição. Se não puder, também não poderá lançar seu guru político DJ, por este também estar incluído na Lei do Ficha Suja.     

2) Grupo de Mirinho (Cristina Braga)
A segunda força política da cidade, derrotada em 2012, ao meu modo de ver deve lançar uma candidatura alternativa, já que sua liderança maior, Mirinho,  tem dois enquadramentos na lei do ficha suja. Mesmo que ele tenha disputado a eleição de 2008 com uma liminar debaixo do braço, aquilo que Élio Gaspari chama de “costurar por dentro”, acho muito difícil que Mirinho consiga fazer nova "ourivesaria de desmanche de processos no Judiciário" para estar apto a disputar a eleição de 2016.

Assim como o pedetista histórico Leonel Brizola nunca permitiu que uma nova liderança política surgisse sob sua sombra, Mirinho deve lançar alguém de sua confiança, muito provavelmente de sua família. Comenta-se na cidade que a sua esposa, Dona Cristina Braga, será a candidata a prefeita do PDT em 2016.

3) Grupo do Evandro
Terceiro colocado nas eleições de 2012. Promete voltar forte em 2016. Parece que as duras lições de 2012 foram aprendidas, como escolher um candidato a vice que tira voto e lançar a esposa como candidata a vereadora. Dizem que a escolha de Octavinho como vice foi de Alair Corrêa. Será?   

4) Grupo Toninho Branco (Shirley Coutinho)
Como Mirinho, Toninho também estará impedido de disputar as próximas eleições municipais. Já me garantiu que lançará sua atual esposa, Drª Shirley Coutinho, como candidata de seu grupo político que, por sinal, está fazendo reuniões semanais em sua casa. Toninho ainda tem voto?

5) Vice-Prefeito Muniz
Sem grupo político depois da derrota nas eleições internas do PT, quando apoiou o candidato a presidente do Diretório Municipal derrotado Alessandri. Está montando um novo grupo político com seu fiel escudeiro Dr. Alan Costa. Precisa aprender a fazer política.   

6) Joãozinho Carrilho
Fala-se muito na cidade da candidatura Claudia Carrilho, mas o político da família é o Joãozinho, filho. A rejeição colossal ao atual Prefeito e a reprovação de igual dimensão ao seu governo, pela parceria política estabelecida, respinga em toda família Carrilho, inviabilizando qualquer chance de vitória de Joãozinho. A não ser que se pule do barco momentos antes dele afundar de vez.   

7) Alexandre Martins  
O candidato da pequena especulação imobiliária de Búzios, dos pombais de Geribá, da Lei 17. Acredita que se cacifou para 2016 com a votação que teve para Deputado Estadual em 2014. Ledo engano. São duas eleições completamente diferentes. Mas vem candidato.

8) Valmir da Rasa
Valmir vive há séculos dizendo que é o candidato da Rasa. Quem sabe não venha nas próximas eleições. Búzios já elegeu um vice-prefeito negro. Quem sabe não elege também um Prefeito?  

9) Felipe Lopes
Cacifado pela atuação corajosa na CPI do BO.  Percebeu tarde que não poderá contar com o apoio do líder maior de seu partido, Mirinho Braga. Muito em breve, deverá  deixar o PDT e  embarcar de mala e cuia em uma nova agremiação partidária recentemente criada. Assim consegue escapar da sanha persecutória do Maquiavel de Búzios. Poderia aproveitar a ocasião e fazer uma autocrítica profunda de seu apoio irrestrito ao desgoverno Mirinho (2009-2012). O povo até hoje não esqueceu o vexame do abandono do plenário para não votar  (de novo) as contas de Mirinho Braga. Às vezes o passado condena. 

10) Professor Luiz 
Acredito que teremos em 2016 mais uma eleição plebiscitária como as de 2004, 2008 e 2012, quando o povo escolheu um candidato de oposição para derrotar o Prefeito (2008 e 2012) ou sua candidata (2004). Como este governo está seguindo o mesmo modelo de gestão dos governos anteriores, sustentando uma maquina pública cara (curral eleitoral e terceirizações caras a rodo) que o deixa com baixo capital de investimento, quase com certeza chegará às próximas eleições com taxa de reprovação que inviabilizará sua reeleição. Neste caso, o desgaste não só do Prefeito, mas de figurinhas carimbadas, abre espaço para que um outro cavalo paraguaio como Dr. André  seja eleito. Se em 2012 o povo de Búzios elegeu um cavalo paraguaio porque não lançar o meu nome? Quem sabe um outro cavalo paraguaio não é eleito?

Observação:
Estou iniciando uma nova enquete onde peço que os leitores do blog respondam à seguinte questão: Se a eleição para Prefeito de Búzios que ocorrerá em outubro de 2016 fosse agora, como você votaria?
A enquete (ver canto direito superior do blog, logo abaixo da propaganda do Google) terá a duração de um mês (30 dias) encerrando-se em 4/2/2015. Publicarei parciais da enquete a cada 10 dias. Esclareço que a enquete não tem nenhum caráter científico, não passando de mera sondagem entre os leitores do blog. É provocação pura mesmo. Ah! ia me esquecendo. A votação é secreta. Nas enquetes do blogger (do Google), diferentemente das do Facebook, não fico sabendo em quem as pessoas votaram.  
    
Os candidatos citados acima estão relacionados em ordem alfabética:
1) Alexandre Martins
2) André Granado
3) Cristina Braga
4) Evandro
5) Felipe Lopes
6) Joãozinho Carrilho
7) Muniz
8) Professor Luiz
9) Shirley Coutinho
10) Valmir da Rasa

Comentários no Facebook:


  • Pedro Rodrigues A mais provável e de maior cacife político, é sem dúvida, a Cláudia Carrilho. É a primeira mulher a disputar a prefeitura depois de nativos e um doutor de fora que terá muito trabalho para convencer para se reeleger. Agora Claudia vem fazendo um trabalho de formiguinha. Prestem atenção.
    4 h · Curtir
  • Thomas Sastre A CLAUDIA CARRILHO E ASSISTENCIALISTA SEU ESTILO E DA TURMA DO PAN E CIRCO MODELITO EVA PERON ,,GOSTA DE SE RODEAR DE BAJULADORES DE PLANTÃO ,QUANDO FOI NA CÂMARA PARA FAZER LOBBY JUNTO COM O MARADONA PARA MUDAR A LEI DO USO DO SOLO,QUERENDO 3 ANDARES PARA FAZER O TEATRINHO DO MARIO MARADONA EM A ESQUINA DO CINEMA FICOU DESACREDITADA POR MUITA GENTE QUE ESTA CANSADA DE ESTORIAS TEM QUE SABER QUE EM A CIDADE A QUE CONSULTAR E PENSAR GRANDE TEM QUE TER SIM UM ANFITEATRO ,,VAI FICAR EM O FORMIGUEIRO ,BÚZIOS QUER UM TAMANDUA BANDEIRA ,UMA PESSOA QUE PENSE,, OBA-OBA,, AFUNDA CADA DIA MAIS A CIDADE ,
  •    

    • Ciro Robison Santos Antes de pensar nesta loucura, gostaria que as pessoas desse uma passada em qualquer equipamento da secretaria de promoção social, e veja se os profissionais que lá estão tem a minima condições de trabalho, falta tudo, tudo mesmo,a secretaria é igual um ovo com uma pequena diferença só tem a casca, falta a gema e a clara.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário