quinta-feira, 17 de maio de 2012

Prefeito enganador: a educação

"Acho que fiz um ótimo governo. Se pensar em Búzios em 1997 e agora, em 2004, a cidade avançou muito, da educação ao turismo, passando pelo meio ambiente e outros setores"... Entre os destaques, Mirinho citou a Educação, área que mais se desenvolveu em seu governo: "a educação em Búzios é exemplo em todo o estado e no país. Tanto que ganhamos vários prêmios"  (Mirinho Braga, Folha dos Lagos, 11/12/04).

"Durante 8 anos conseguimos construir não apenas prédios de escolas, mas uma educação de qualidade reconhecida e premiada em âmbito nacional"...( Mirinho, Domingo, 18/11/2007).

Só se for exemplo negativo, prefeito. O jornal O Globo de hoje publica pesquisa do INEP do MEC que constatou que o município de Búzios é o pior ensino médio da Região dos Lagos quando se avalia os quesitos "abandono" e a "reprovação". É o pior tanto no primeiro ano quanto nos três anos de duração do curso. Se a situação do ensino médio no estado, segundo o estudo, é "crítica", em Búzios é "pior ainda", pois 53,6% dos estudantes de 2º grau abandonam  a escola ou são reprovados no primeiro ano. Para comparação, na pobre Italva a taxa de abandono e reprovação é de 5,8%. Nos três anos do  curso a taxa é um pouquinho melhor, mas ainda continua sendo a pior do estado: 41,6 %.

A sua educação de "qualidade" e "premiada", segundo a mestre em educação, Wanda Engel, pode ser ainda muito pior, pois, em todo o estado, pelo menos 20% dos alunos do ensino fundamental não se matriculam no ensino médio.

Os especialistas são unânimes em apontar entre os vários fatores que levam ao abandono e que causam reprovação as falhas do ensino fundamental. Em Búzios, o ensino de "qualidade" oferecido faz com que muitos alunos não consigam acompanhar o ritmo das aulas no 2º grau. Aponto mais alguns fatores: a falta de democracia interna nas escolas de Búzios, a existência de uma concepção de escola hostil aos jovens e a situação econômica de suas famílias que faz com que entrem cedo no mercado de trabalho.  

Fonte: "Jornal O Globo"



  • Regina Marques curtiu isto.

    • Monica Werkhauser luiz tomara que a populacao buziana tome vergonha e tire este prefeito de ujma vez para sempre do nosso convivio, 45.000.000, por ano custa a educacao .....................

Nenhum comentário:

Postar um comentário