segunda-feira, 20 de maio de 2013

Discurso do secretário de Cultura de Búzios nos "Cem dias de governo" - parte 1





Foto blogaodoslagos 


ALEXANDRE RAULINO DE OLIVEIRA

"É economista e administrador de empresas. Frequentador de Búzios desde os anos 80 construiu sua residência em Geribá em 1997, e em 2005 mudou-se definitivamente para a cidade. Foi Diretor do Rio Convention Bureau e contribuiu para a criação do escritório de Búzios. Atuou na captação de recursos e patrocínios para a realização do Festival de Cinema de Búzios. Alexandre tem como meta fortalecer a identidade cultural do Buziano, criando e propagando arte e cultura nas suas diferentes formas de manifestação. Implementará um modelo de gestão que possibilite a captação de recursos federais, estaduais e na iniciativa privada para viabilizar projetos como a construção de um Centro Cultural na Rasa, onde será possível promover oficinas de pintura, música, dança e demais atividades artísticas, consolidando a cultura nos bairros carentes. Pretende também criar um Museu que conte a história de Búzios, reunindo documentos históricos, filmes, acervos fotográficos e depoimentos em áudio e vídeo, dos antigos moradores da cidade." (blog da Renata Cristiane)

Principais pontos do discurso do secretário:

-A secretaria recém criada ainda não tem orçamento.
- Projetos: 
1) Teatro Municipal de Armação dos Búzios - a grande âncora da secretaria. Será realizado pelo IAB um concurso nacional do anteprojeto do teatro. Faltam 4 meses para o concurso ser finalizado. O teatro na realidade será um centro cultural multi-uso. 
-Local escolhido pelo prefeito: Praça Santos Dumont.
- O secretário anunciou que Mário Paz vai investir 500 mil dólares para transformar sua pousada e seu cinema em um grande Centro Cultural.

Economia criativa: dados
Corresponde a 2,7 % do PIB Nacional e a 17,6% do PIB estadual. E Búzios?

Corredor Cultural:
1) Teatro Municipal - prioridade para as oficinas profissionalizantes
2) Biblioteca Pública - será instalada no antigo posto Paulo Ackerman
3) Cinema (Bardot)
4) Búzios Memória (Museu) - acervo:peças originais. História de Búzios. Interação: 3D e Holografia.
5) Parque das Artes
6) Feira de Artesanato - retirada da Orla para a travessa da escola Oliveira Botas. O regulamento da Feira deve ser publicado no início de maio por Decreto. Atualmente está sob análise da Procuradoria municipal.
provavelmente, a Feira da Praça Santos Dumont será deslocada para algum lugar de João Fernandes. Para o secretário será vantajoso para os artesãos porque no bairro circulam 1.500 turistas por dia. Quartos na hotelaria do bairro: 780.
7) Museu Sacro na Igreja de Sant'Anna.
8) Mercado das Artes
9) Aquário - ambiente oceanográfico. Flora e fauna do mar de Búzios
10) Casa da Arte.
11) Mercado do Artesão - têm apenas 24 boxes. Cadastrados: 106 artesãos. Na fila de espera: 70.
12) Escola de Música Tom Jobim - passou a funcionar na antiga escola do professor Ricardo porque, segundo o secretário, o antigo espaço, além de inadequado do ponto de vista pedagógico, não comportava mais a quantidade de alunos. 
13) Escola de Circo - o contrato foi renegociado para acrescentar mais crianças, principalmente, da periferia da Cidade. 
14) Cinema na Rasa - A igreja da antiga Fundação Bem Te Vi vai ser transformada em Cinema. Em 60 dias o projeto estará pronto. Ingresso: 2 reais.    

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário