segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Rabiscos locais 30

 
Rabiscos locais 30


Eleição 2020 - prefeito

A pequena especulação imobiliária chega ao Poder em Búzios. Três vereadores da Turma do Amém de André Granado (Josué, Dom e Niltinho) se reelegeram. A eles devem-se somar Rafael Aguiar e Victor Santos eleitos pelo partido "Republicanos" do novo prefeito e o sempre governista Lorram do PRTB. Pronto, está formada a nova turma do amém com maioria qualificada de 6 vereadores. Resta aguardar o posicionamento de Aurélio Barros eleito pelo Patriota de Henrique Gomes. Na oposição, garantidos dois vereadores: Gugu de Nair e Raphael Braga, ambos do DEM.

A eleição do filho de Mirinho

Após a primeira parcial com mais de 94% dos votos apurados o Patriota estava com votação superior à do DEM, tudo indicando que o partido faria dois vereadores: Aurélio e Neemias. No DEM, o filho de Mirinho estava em 3º lugar, atrás do Cristiano Marques (Tutu). Quando foram apurados os quase 6% restante pode-se dizer que o impossível aconteceu. O DEM supera a votação do Patriota, invertendo a situação. Agora quem fazia dois vereadores era o partido. E Raphael Braga ultrapassou Tutu por apenas dois votos, sendo eleito pela última média. Gugu já estava eleito pelo quociente partidário. 

PV quase elege 1 vereador

O PV poderia ter eleito 1 vereador pela média. A boa votação com 1.399 votos qualificava o partido para a última média. E o eleito seria Anderson Chaves, o mais votado no partido com 234 votos. Mas um quesito da legislação eleitoral não permitia que fosse eleito um candidato com menos votos que 10% do quociente eleitoral que foi igual a 2.451. Ou seja, Anderson Chaves não foi eleito por faltar 11 votos.    

Não existe ainda voto de opinião em Búzios

Líderes empresariais como Thomas Weber (221 votos) e Nani (183 votos) não conseguem se eleger. Liderança dos feirantes como Hamber Cannabico obtém apenas 208 votos. O presidente da Colônia de Pescadores Chita repete nesta eleição uma votação pífia (152 votos) como as das outras eleições das quais participou. Os candidatos do PSOL- Andrea (127) e Eder (28)- obtém somados 155 votos, demonstrando que o discurso do partido não chega ao povão de Búzios. Conclusão: a esquerda da Região dos Lagos continua falando para ela mesma.  

PSOL de Cabo Frio vem perdendo votos

Em 2012, o candidato a prefeito do PSOL Claudio Leitão obteve 5.300 votos. Na eleição seguinte, 2016, sua votação caiu para 2.728 votos. Este ano, 2020, o professor Betinho teve apenas 562 votos, um pouco mais de 10% da votação obtida por Claudio Leitão em 2012. Conclusão: tem alguma errada com a direção do partido no município. Ainda mais porque na eleição para vereador o partido obteve 926 votos, demonstrando que quase a metade dos que votaram em vereadores do partido não votaram no candidato a prefeito. Contrariando a orientação do partido, devem ter feito voto útil, com medo da vitória do bolsonarista Dr. Serginho. Não teria sido melhor para o partido ter feito um acordo programático com o PDT. Assim se poderia barrar a possível vitória da direita e ainda ter um espaço para atuação do partido, visando a mobilização, organização e conscientização dos trabalhadores do município. É assim que os partidos crescem, com atuação prática. Belos discursos entre nós mesmos levam a esse pífio resultado.

Observação: Você pode ajudar o blog clicando nas propagandas. E não esqueçam da pizza do meu amigo João Costa. Basta clicar no banner situado na parte superior da coluna lateral direita. Desfrute!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário