domingo, 15 de novembro de 2020

Prognósticos pessoais a respeito do resultado das eleiçoes em Búzios

 

Logo do blog ipbuzios



Como é praxe no blog desde 2012 apresento minha avaliação pessoal das eleições municipais. Um leitor me lembrou que errei apenas um dos nomes da relação de vereadores eleitos em 2012. Obviamente, publiquei o palpite antes de conhecer o resultado. Em 2016, errei dois nomes. As postagens estão aqui no blog para confirmação.

Por causa da pandemia, as eleições de hoje (15/11/2020) são completamente atípicas. Para começar este blogueiro esteve em isolamento social durante todo o período de campanha eleitoral. Depois, suspeitando de algumas doenças, precisei visitar clínicas e laboratórios para fazer uma série de exames, que felizmente, não confirmaram as suspeitas. O que me levou a maior isolamento ainda. Resultado: tive pouquíssimo contato com os eleitores. Mas, com alguns pré-candidatos a vereador mais "pé no chão", colhi algumas avaliações das diversas campanhas eleitorais de vereadores de Búzios. Digo candidato "pé no chão" porque aqui em Búzios é muito comum os candidatos fantasiarem que vão ter 300, 400 votos, quando na realidade sua votação não passa de 40 votos. Aqui se viaja muito na maionese!

Na eleição majoritária- apesar de termos 11 candidatos a prefeito- acredito que a disputa vai se dar apenas entre os candidatos Leandro e Alexandre. Pela primeira vez na história de Búzios não teremos uma eleição plebiscitária, com o candidato governista (Joãozinho) disputando com um oposicionista. O que só vale se considerarmos Alexandre como um verdadeiro oposicionista, apesar das alianças que fez com vereadores da turma do amém, como Miguel Pereira e Joice. 

Ao meu modo de ver, o vitorioso no dia de hoje não conseguirá mais do que 700 votos de diferença em relação ao derrotado. O que representará, calculo, uma diferença de 3 a 4% dos votos válidos.

Eu, pessoalmente, acredito que o vitorioso será Leandro.

Quanto aos vereadores, o prognóstico é muito mais difícil. Não só por causa da pandemia, mas também pelas mudanças feitas na legislação eleitoral, que não permite mais as coligações na eleição proporcional (de vereadores) e torna possível a eleição de vereador de uma nominata que não atinja o quociente partidário. Para complicar mais ainda teremos pela primeira vez um número enorme de nominatas de vereadores. Em Búzios, este ano, foram apresentadas 20 nominatas diferentes.

Mas o alto valor do quociente eleitoral já nos permite eliminar 14 dessas nominatas.

CALCULANDO O QUOCIENTE ELEITORAL

Temos 30.600 eleitores em Búzios este ano. Considerando que 30% desses eleitores se abstenham, votem em branco ou anulem seus votos, teremos 21.420 votos válidos. Dividindo-se esse valor por 9- que é o número de vagas em disputa na eleição de vereador em Búzios- obtemos QUOCIENTE ELEITORAL igual a 2.380.

Em primeiro lugar, podemos eliminar tranquilamente todos os partidos que lançaram menos de 14 candidatos (máximo permitido), pois é óbvio que quanto menos candidatos o partido lança menos chances tem de alcançar os 2.380 votos para eleger 1 vereador pelo quociente partidário (obtido dividindo-se o número de votos do partido pelo quociente partidário de 2.380).

Por esse motivo, logo de pronto, retiramos da relação de partidos que possam eleger vereadores o PSOL (2 candidatos), o Solidariedade (3 candidatos), o PMN (6 candidatos), o PL (9 candidatos), o PSL (11 candidatos), o PP (11 candidatos), o PSD (12 candidatos). Retiro também as nominatas dos partidos PV, PTB, PODEMOS, Cidadania e PDT porque, apesar de terem lançados 13/14 candidatos, ao meu modo de ver, não conseguirão atingir o quociente eleitoral, muito menos disputar as sobras (explico mais adiante). Acredito que entre estes partidos, o PV será o partido que obterá mais votos,  aproximando-se de 1.000 votos (menos de 50% do Quociente Partidário de 2.380). Mesmo assim suponho que essa votação será insuficiente para fazer com que o PV participe da distribuição de vagas pela média (sobras)

Considerando que cada um desses 14 partidos citados acima obtenha em média 2% dos votos válidos, teremos 28% dos votos “desperdiçados” (digo no sentido técnico, não pejorativo) -5.997 votos- que não vão contribuir para a eleição de nenhum vereador.

Restariam portanto 15.423 votos ”úteis” para eleger vereadores dos partidos restantes que são o PROS, PRTB, DEM, REPUBLICANOS, PATRIOTA e PSC.

Acredito, como não poderia deixar de ser (a máquina pública ajuda muito eleger vereadores), que as nominatas dos candidatos a vereador ligados ao governo (Joãozinho) receberão a maior votação. Algo em torno de 3.100 votos. O que daria para eleger dois vereadores: um pelo quociente partidário (3.100/2.380) e outro pela média (sobras).

No PROS governista acredito que Dom e Nobre se reelejam. Corre por fora, com possibilidades, o vereador Niltinho. Que também poderá ser eleito por uma segunda média, se a votação do partido for superior a que estimei.

No PRTB governista aponto Dida e Lorram. Correndo por fora, o vereador Josué.

Conclusão: os partidos que apoiam o candidato governista Joãozinho Carrilho devem eleger 4 vereadores. Podem chegar a 5 vereadores dependendo da média (sobra).

Entre os partidos de oposição ao governo André Granado, o partido mais forte é o DEM. Estimo que consiga obter um pouco menos de 3.000 votos. Por esse motivo também devem eleger dois vereadores: Cacalho e Gugu de Nair, na minha opinião. Por fora, concorre a uma das duas vagas do partido, Rafael Braga (filho de Mirinho).

O Republicanos de Alexandre Martins deve eleger apenas um vereador. Acredito que o partido consiga um pouco mais de 2.300 votos. O eleito deve ser o filho do candidato a vice e vereador Miguel Pereira, Rafael Aguiar.

O Patriota de Henrique Gomes também deve eleger apenas um vereador. Acredito que o partido faça em torno de 2.000 votos, abaixo dos 2.380 do quociente eleitoral. Deve conseguir uma das vagas pela média. Nome provável: Neemias. Quem corre por fora aqui é Robinho.

Como disse no início, pode ser que o PROS governista faça três vereadores. Vai depender da votação do PSC da Gladys. Evandro deve ter uma boa votação, mas para se eleger vai precisar que a nominata do PSC alcance um votação bem acima de 1.200 votos. Tarefa das mais difíceis depois que dois bons puxadores de voto- Jefferson de Jajaia e Eldo- desistiram de suas candidaturas pela legenda.

Conclusão: não teremos este ano grande renovação da Câmara de Vereadores de Búzios. Dos seis vereadores que concorrem (Dom, Nobre, Dida, Cacalho, Josué, Niltinho) quatro ou cinco devem se reeleger. Todos, exceto Cacalho, são da Turma do Amém do prefeito André Granado.

Observação 1: esta postagem, para não influenciar o voto, foi publicada apenas após o término da votação ás 17:00 horas. 

Observação 2: Você pode ajudar o blog clicando nas propagandas. E não esqueçam da pizza do meu amigo João Costa. Basta clicar no banner situado na parte superior da coluna lateral direita. Desfrute! 

2 comentários:

  1. Como é complicada essa contagem de votos e classificaçáo para as vagas! Será que no final reflete realmente a vontade do povo?

    ResponderExcluir
  2. Como é complicada essa contagem de votos e classificaçáo para as vagas! Será que no final reflete realmente a vontade do povo?

    ResponderExcluir