terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Acreditem: temos serviço de poda de árvores em Búzios!!!

Serviço de poda realizado na minha rua, ontem (23)

Ontem (23) minha rua foi agraciada com o serviço de poda de árvore da prefeitura de Búzios. Data pra ser lembrada e comemorada, pois moro em Búzios há 16 anos e nunca vi nenhuma poda ser feita em árvores situadas na minha rua ou ruas próximas. A ser mantido esse ritmo deverão voltar em 2033. Aguardo.

Eram quatro funcionários, incluindo o motorista do caminhão. Chegaram sem dizer nada. Cada um deles escolheu aleatoriamente uns galinhos secos de arvores para cortar. Cortaram até galhos de uma árvore próxima ao meu muro que eu preservava pra ter sombra pra guardar meu carro. Fiquei p da vida. Como chegaram, foram embora. Sem dizer nada.

Nestes 16 anos que moro em Búzios, as árvores da minha rua foram podadas apenas três vezes. Todas elas pela AMPLA, sempre que seus galhos encostavam na fiação da empresa.

Não consigo entender porque o serviço de poda de árvores é terceirizado em Búzios. Em 1º de Outubro de 2009, o site Comunica Búzios  da Prefeitura de Búzios informa que a Secretaria de Serviços Públicos e a concessionária de energia elétrica através de uma parceria estava realizando a poda de árvores em Búzios.

– Frente à necessidade que tínhamos de podar as árvores, principalmente do Centro, conversamos com a Ampla que gentilmente se prontificou a realizar esta tarefa com equipe especializada. Nós da Prefeitura participamos recolhendo os galhos com caminhão – diz o secretário de Serviços Públicos Henrique Gomes. ("comunicabuzios")
Assim como em Búzios, em Cabo Frio, o serviço também era feito pela Prefeitura. Uma autarquia municipal- a Comsercaf- era responsável pelo serviço. 
Qual não foi a minha surpresa ao me deparar no ano seguinte com o extrato do contrato feito com a empresa ANEMAG SERVIÇOS DE CONSERVAÇÃO LTDA para "serviços de poda de árvores nas redes baixas e próximos aos braços de iluminação em todo o município" no valor de R$ 78.514,50 pelo prazo de 5 meses. Custo mensal R$ 15.702,90
Poda Mirinho, BO de 30/12/2010 

Mais ainda, qual não foi meu espanto ao me deparar com o comentário à minha postagem feito no Facebook por Carlos Alberto Guidini, mais conhecido como Gaúcho: 
Carlos Alberto Guidini OPS!!!, TEM ALGO DE PODRE NO REINO DA DINAMARCA, FUI COORDENADOR DE PARQUES E JARDINS NO GOVERNO PASSADO E NUNCA SOUBE DA EXISTÊNCIA DE UMA EMPRESA CONTRATADA PARA SERVIÇOS DE PODA. QUEM SE ARREBENTAVA ERA EU, O CINEI E O ANJINHO...
Em qualquer município sério minha postagem teria provocado um escândalo de enorme dimensões. Mas nada, tudo ficou por isso mesmo. 

No post questiono: não sairia mais barato a própria prefeitura fazer a phoda?

E o espanto prossegue. Em 2011, publiquei o post "É Phoda 1" onde relatava que "a Prefeitura de Búzios, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca, fará realizar Concorrência Pública, "do tipo menor preço global", no dia 14 de  Dezembro de 2011, às 14:00 hs, com o objetivo de "contratação de empresa a fim de executar os serviços de phoda de árvores em todo o Município de Armação dos Búzios".  Ficou estabelecido como valor máximo da licitação o absurdo valor de R1.214.400,00 (hum milhão e duzentos e quatorze mil e quatrocentos reais). O que dá o estratosférico R$ 101.200,00 por mês. Vai faltar árvore para tanto dinheiro! 

Felizmente a saudosa ONG Ativa Búzios conseguiu parar o escândalo, ou melhor, a licitação. A presidente da ONG Mônica Werkhauser chegou a postar comentário a esse respeito no Facebook do blog ("ipbuzios").

Entretanto o espanto tornou-se pânico quando encontro no Portal da Transparência, já no governo André, no dia 14 de junho de 2013, empenhos no valor de R$ 638.206,58 em favor da empresa M.M.R CONSTRUÇÕES, SERVIÇOS e EVENTOS LTDA, contratada por 8 meses para realizar o "serviço de poda em árvores de pequeno e grande porte". Ou seja, uma empresa estava abocanhando R$ 79.775,82 por mês por um serviço que poderia ser feito pela própria prefeitura, e que no governo Mirinho se pagava R$ 15.702,90 por mês, desnecessariamente.

Poda André,  Portal da transparência da Prefeitura de Búzios, junho de 2013

A coisa é tão grave que nem mesmo encontrei nos Boletins Oficiais o extrato anterior do contrato 047/2013 do processo administrativo originado do pregão presencial 019/2013. Não encontrei, só fui descobrir depois, porque esta era uma das 20 licitações para as quais não foram publicados os respectivos AVISOS DE LICITAÇÃO, conforme apurado pela CPI do BO. Era licitação dirigida para amigos do Prefeito. Caso para MP, TCE e Justiça.

Além de tudo o que foi dito, para concluir, no BO 668, de 27/11/2014, o governo municipal (Dr. André) não teve o mínimo pudor em publicar: 

um aditamento de prazo e valor ao contrato 047/2013 (processo administrativo: 6598/2013). Aos estratosféricos R$ 638.206,58 que a afortunada empresa MMR Construções Serviços e Eventos Ltda ME já recebia, foram acrescidos R$ 157.635,93, totalizando R$ 795.842,51, por mais 8 meses de prorrogação do contrato. Isso dá R$ 99.480,31 por mês por um "serviço" que no governo Mirinho Braga saía por R$ 15.702,82. 

Boletim Oficial 668, 27/11/2014

Os senhores (e senhoras) vereadores do G-5 bem que poderiam acabar com a farra, ou melhor com a phoda em Búzios. Basta que convoquem uma CPI das Licitações para investigar a MMR e as outras empresas já identificadas pela CPI do BBO. Que tal?    

Hoje, mesmo com a redução do valor do contrato, resultado da crise econômica-financeira do município, estamos pagando quase 80 mil mensais por um serviço que a própria prefeitura poderia fazer. Veja o empenho de agosto do ano passado extraído do site da transparência da Prefeitura.

Data: 25/08/2016
Processo: 000/06598/13
Empenho: 000636
Credor: M.M.R CONSTRUCOES, SERVICOS E EVENTOS LT - 9094
Valor: R$ 78.908,68
CONTRATO N.º 47/2013 DOS SERVIÇOS DE PODA EM ÁRVORES DE PEQUENO E GRANDE PORTE NOS LOGRADOUROS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO, RELATIVO A 01 MÊS NO EXERCÍCIO DE 2016.

Observação: me responda leitor, quantas vezes fizeram poda em árvores nas imediações de sua casa? 

Ver postagens:


Nenhum comentário:

Postar um comentário