sábado, 8 de junho de 2013

A reunião que mudou o destino da Região dos Lagos


Em 30/06/2000 às 10h30min horas, na sede da Álcalis, reuniram-se pela primeira vez os membros do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), sua história de criação estando descrita em "Consórcio Intermunicipal Lagos São Joao".  Consta da ata da reunião que “iniciou-se (sic) os trabalhos com a palavra do Secretário Executivo do Consórcio Ambiental, Dr. Luis Firmino Martins Pereira, [então agente regional da FEEMA], explanando o plano de ação de gestão ambiental e a estratégia de trabalho através de Grupos de trabalho”. A pauta da reunião era “Renovação da Água na Lagoa de Araruama”.

“Variações Morfológicas da Chlorophyta da Lagoa de Araruama, Rio de Janeiro, relatório de pesquisa de Renata Perpetuo Reis, do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro e “Aspectos Ambientais e atividade de Pesca em Lagoas Costeiras Fluminenses”, relatório de pesquisa de Lisia Vanacôr Barroso e Marcelo Corrêa Bernardes, ambos do IBAMA, importantíssimos para subsidiar as decisões que o Consórcio iria tomar, já haviam sido publicados em revistas técnicas em 1994 e 2000, respectivamente, mas foram ignorados por todos os membros do Consórcio. Passaram a viver um mundo próprio. Mais tarde, em 2003, iriam também ignorar outro importantíssimo documento, a tese de mestrado de Antônio Carlos Bittencourt Cunha. Desde 2002 vinha desenvolvendo o estudo hidrodinâmico da Lagoa de Araruama que chegou a ser mencionado numa reunião do Consórcio pelo secretário-executivo Dr. Luis Firmino Martins Pereira, atual sub-secretário estadual do ambiente. Não se deram ao trabalho de consultá-lo. Tivessem feito isso, ou pelo menos entrado em contato com ele, até mesmo com um simples telefonema, teriam evitado as trágicas consequências das decisões que tomaram. O Consórcio se bastava e se basta, porque continua a agir.   

A escolha da pauta, e tudo mais o que se seguiu, mudou o destino da Região dos Lagos, definiu o futuro da Lagoa de Araruama, chegando-se à atual condição. Naquela manhã já havia o entendimento de que era necessário dragar o canal Itajuru, as dragas da Álcalis já estando à disposição. Um único participante da reunião alertou “que uma dragagem sem estudo prévio deve acarretar graves danos ambientais de maior conseqüência que o estado atual da Lagoa. Danos até irreversíveis”.

A leitura da ata deixa claro que nenhum dos participantes tinha conhecimento dos relatórios das pesquisas citadas acima. O que dizem elas? Leia-se o que Renata Perpetuo Reis concluiu: “Do Boqueirão [São Pedro da Aldeia] até o interior da lagoa a salinidade varia de 56 a 76 não havendo ai influência da maré. A circulação da água nesta porção é devida a corrente eólica...”. O que a pesquisadora confirmou é o que havia sido comprovado em 1955: a lagoa de Araruama é, para todos os efeitos, fechada, a troca de água com o oceano através o canal Itajuru sendo desprezível; a corrente marinha no interior da lagoa é devida ao vento.

Mas o Consórcio, refratário às idéias de outrem, adotou como verdadeira a noção de que a água da Lagoa de Araruama é renovada através o canal Itajuru. Não se sabe como surgiu essa noção, uma lenda, melhor dizendo. A verdade é que fora as observações do grupo de geógrafos que esteve na Região dos Lagos em 1955, nunca foi realizada ou proposta uma pesquisa cujo objetivo fosse determinar o tempo dessa suposta troca. E a lenda ganhou força, tornando-se uma verdade inquestionável. Em 14/11/2006 a página na Internet do G1-Globo.com publicou a seguinte nota: “o tempo de renovação completa da água da lagoa chegou próximo a um ano contra os cerca de 90 dias que eram registrados na década de 80. Com as obras do programa de revitalização, este tempo será ainda menor, de entre 30 e 60 dias”. De onde saiu essa informação? Quem fez o estudo na década de 80? Quem fez o estudo para concluir que o tempo seria reduzido para 30 dias? O jornal não revela o nome do informante e não verificou a autenticidade da informação. Se tivesse feito isso descobriria que o que foi afirmado não aconteceu nem poderia acontecer. Mas poderia ter feito as contas. A lagoa tem um volume de cerca de 600 milhões de metros cúbicos e no canal Itajuru, com oito quilômetros, se acomodam 3 milhões de metros cúbicos. Se a renovação da água ocorrer em 30 dias tem-se, diariamente, 20 milhões de metros cúbicos entrando no canal num período de seis horas, ou 3,5 milhões de metros cúbicos por hora. Seriam quatro tsunamis diários, se alternando na entrada e na saída da água. Na entrada varreria a Ilha dos Anjos; na saída, o Forte São Mateus, duas vezes por dia, durante um mês, doze vezes por ano. Tais contas bastariam e bastam para, pelo menos, desconfiar de que há algo bastante errado com as informações passadas ao jornal. Informações que permanecem na Internet, circulando o mundo.  

A história da Região dos Lagos ficou inexoravelmente ligada às deliberações do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) e do presidente do INEA. Trataram desde a imposição da implantação do sistema de coleta de esgoto em tempo seco nos municípios atendidos pelas concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba, até as dragagens no canal Itajuru, na lagoa das Palmeiras e na lagoa de Araruama. E de coisas como a questão de como deve ser conduzida a pesca na lagoa e a distribuição de cestas básicas para as famílias prejudicadas pelas suas ações. A leitura das atas de onze reuniões, entre junho de 2000 e junho de 2004, proporciona uma visão bem nítida de porque, em apenas quatro anos, o destino da Região dos Lagos tomou um rumo inesperado.

De cada ata foram selecionados alguns registros que, juntos, constituem os momentos inesquecíveis ao longo daqueles quatro anos. Serão apresentados em um artigo, parte de uma série que descreve em linha gerais o cenário caótico no contexto do qual se inserem os empreendimentos imobiliários que foram objeto de notícias publicadas por CIDADE-ONLINE.

Por estarem disponíveis para leitura na Internet as atas das reuniões do CILSJ, dos comitês e dos grupos de trabalho, tornou-se possível se ter uma noção do que aconteceu e como aconteceu. Lembra o caso da guarda dos arquivos do período nazista na Alemanha e das famosas fitas de Richard Nixon. Deveriam tê-las destruído. Há nelas coisas realmente bizarras.

Ernesto Lindgren

Nenhum comentário:

Postar um comentário