segunda-feira, 10 de junho de 2013

O que você acha da atuação da Prolagos em Búzios?

Mirinho Braga, ex-prefeito, quando era situação:
“90% das obras de saneamento já foram concluídas”. “O problema de esgoto é da Prolagos e não nosso... Devemos ser parceiros da Prolagos”... “A Prolagos tem 15 anos para fazer o saneamento todo de Búzios e dos outros municípios e está fazendo em 2 anos. Não existe condição de mover ação nenhuma” (Mirinho Braga, Jornal Buziano, 8/2/2003).

O prefeito Mirinho Braga garantiu em audiência pública realizada pela empresa que os efluentes não iriam – “de forma alguma”- desaguar no Oceano (Jornal Buziano, 15/06/2001).

Mirinho Braga, ex-prefeito, quando era oposição:
 “Se estivesse no governo já teria multado e examinado outro tipo de sanção à concessionária” (Mirinho Braga, Jornal Primeira Hora, 14/11/2008).

Manoel Gomes, ex-secretário de obras
“A prefeitura não tem como fiscalizar já que se trata de uma concessão dada a Prolagos, pelo então governador Marcelo Alencar, por vinte anos” (Manoel Gomes, Jornal Buziano, 15/06/2002).
A Orla Bardot “era um fedor insuportável... Neste verão o centro da cidade não tem mais cheiro ruim” (Manoel Gomes, Jornal Armação dos Búzios, 3/10/2003).

Jornal Buziano, editorial
“O verão de 2002 marcará o ápice do escoamento de incontáveis línguas negras nas praias... A Prefeitura suporta coisas desagradáveis sem revidar. Impotência ou conveniência?” (Jornal Buziano, 4/8/2001).

Marcelo Obrazscka, ex-diretor de meio ambiente
“O que podemos fazer mais: denunciar o contrato e acabar com eles? Imagina o imbróglio jurídico e todas as consequências ... Quer dizer: estamos meio amarrados à Prolagos” (Marcelo Obraczka, diretor de meio ambiente, JAB, 23/04/04)

Toninho Branco, ex-prefeito
“Está nas mãos do Poder Municipal fazer com que esse contrato seja cumprido” (Toninho Branco, Jornal O Peru Molhado, 29/09/2001).

Mauro Temer, ex-secretário de meio ambiente 
A Prolagos acha “caro construir uma estação pequena de tratamento de esgoto no Centro de Búzios”. “Eles preferem jogar todo esgoto na Praia do Canto” (Mauro Temer, Jornal Pescador, 21/08/2001).

Jacob Mureb, ex-secretário de Turismo
"Temos que ir à agência reguladora, denunciar e brigar, porque como todos nós sabemos, o esgoto vai acabar com nossas lagoas e praias" (Jacob Mureb, secretário de turismo, Jornal Armação dos Búzios, 12/02/2005).

"Temos que tratar esse assunto de uma maneira mais definitiva e decisiva. Ou seja, temos que chamar a Prolagos a responsabilidade, mostrar que elea tem sim a exclusividade e o direito de explorar o esgoto, mas tem que cumprir as metas dela" (idem).

José Márcio, ex-presidente da ACEB
"Só nos resta  partir para a parte jurídica, que é o Ministério Público, e pedir que eles tomem providências, porque nos diálogos,, nas reuniões e na boa vontade, tudo já foi feito. A providência agora tem que ser mais radical, não podemos ficar só no discurso e na conversa senão vamos ficar  durante não sei quanto tempo amargando os problemas que já deveriam estar solucionados" (José Márcio, presidente da ACEB, Jornal Armação dos Búzios, 12/02/2005).

Salviano, ex-secretário de obras
O secretário de obras e serviços públicos, Salviano Leite, diz que não dá mais para esperar que a Prolagos resolva totalmente a questão do esgoto de Búzios. Segundo o secretário, a concessionária está quebrada, porque  não consegue autorização da ASEP para cobrar a tarifa do tratamento de esgoto e não teria mais dinheiro para ampliar as obras de implantação da rede.  Por isto, Salviano defende a união entre a iniciativa privada  e o poder público para tentar buscar outros meios de completar antes de 2.023 o saneamento municipal. (Jornal O Peru Molhado, 18/03/2005)

Marcelo Haddad, ex-secretário de meio ambiente
 “Se a população quiser resolver logo o esgotamento sanitário  terão que ajudar a financiar as obras (criar parcerias como a que foi feita em João Fernandes), senão terão que esperar até 2.023”.  (Jornal O Peru Molhado, 18/03/2005)

Birinha, presidente da Associação de Pescadores de Manguinhos 
"O esgoto só vai ter solução quando os responsáveis tomarem vergonha na cara" (Birinha, presidente da Associação dos Pescadores de Manguinhos, Jornal O Peru Molhado, 18/03/2005). 

Jornal Armação dos Búzios, editorial
"Passados oito anos da privatização, Armação dos Búzios continua recebendo serviços de péssima qualidade. O esgoto permanece jorrando nas praias e o odor repugnante e condenável cresce a cada dia ... Como se não bastasse a Prolagos informou que 40% das residências do município contam com esgoto encanado.... Contudo, basta caminhar por algumas orlas ou sair farejando pelas ruas, para constatar  que a operação aritmética da empresa para calcular o número de residências contempladas com esgotamento não está de acordo com a realidade. Critérios e formulações contratuais anêmicas, sem comprometer a empresa com qualidade ou perenidade dos serviços, assim como a inexistência de um padrão regulatório, concorre para o descompromisso  social  e político constatado  desde o início do processo" (Flavia Rosas, Jornal Armação dos Búzios, 3/4/2006)

Otavinho, ex-secretário de planejamento
Pelo contrato de concessão a Prolagos tem 23 anos, para entregar até 70% da rede de esgoto da Cidade. - "mas aí- diz Otavinho- a galinha dos ovos de ouro estará morta". (Jornal primeira Hora, 8/2/2006).

Comentários no Facebook

Falaram, falaram e não fizeram nada...


  • Monica Werkhauser o que eu acho é que não temos homens sérios na politica buziana, ver estes comentários dá nojo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário