sábado, 9 de junho de 2012

A Bancada da Terceirização


Muita gente não entende o que está se passando na Câmara de Vereadores de Armação dos Búzios que há mais de três meses está com a pauta trancada. Não se vota nada porque os cinco vereadores da base de apoio do prefeito Mirinho Braga abandonam a sessão assim que o secretário da mesa, vereador Genilson, começa a ler o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) sobre as contas de gestão de 2004 do prefeito Mirinho. Por ironia do destino, foi o próprio atual líder do do governo Mirinho, vereador Messias, que conseguiu que a justiça decidisse por um novo julgamento das contas sob o argumento que o atual prefeito não teria tido direito de defesa no julgamento de 2006, quando seis (2/3)  vereadores acompanharam o parecer prévio do TCE-RJ reprovando as contas do prefeito, tornando-o inelegível. Messias e os vereadores Alexandre e Henrique votaram contra o parecer e perderam. Como têm coisas que só acontecem em Búzios, em uma outra legislatura, o vereador Messias resolve aprovar um decreto legislativo  que revoga a resolução que reprovara as contas do prefeito e que estabelece que as contas deverão ser julgadas novamente. Juiz João Carlos, de Búzios, concede liminar suspendendo os efeitos do decreto. Vereador Messias, presidente da Câmara na ocasião, recorre ao TJ-RJ e consegue liminar do Desembargador Abicair voltando a valer o decreto legislativo. Ou seja, enquanto o pleno do TJ não julga o mérito da ação as contas terão que passar por um novo julgamento. Registre-se que o juiz João Carlos e o desembargador Abicair estão sob investigação do CNJ. É, têm coisas que só acontecem em Búzios. 

De tudo isso fica uma grande questão: por que os vereadores de situação não votam as contas? Será que é por que admiram a história política do prefeito? Não deve ser por isso porque alguns deles já fizeram críticas pesadíssimas à forma de atuação política do prefeito. Teve até vereadora que passou para a oposição falando horrores do prefeito. Afinidades ideológicas também não são porque nenhum vereador da base do governo defende ou defendeu qualquer ideologia. Infelizmente, nunca tivemos um vereador de "opinião" em Búzios! Alguns deles defendem uma coisinha aqui outra acolá, mas só defesas pontuais. Nenhum deles tem um projeto abrangente de cidade. Nem mesmo a "ideia" de cidade contida no Plano Diretor eles defendem. Então o que move os vereadores a atuarem unidos na defesa de um governo tão rejeitado pela população, se queimando politicamente nesses três meses?
Relendo jornais antigos encontrei a resposta. Os vereadores da bancada de apoio do governo fariam parte, ao mesmo tempo, de uma outra bancada, a "bancada da terceirização". Quem criou esse conceito foi Eduardo Borgerth ou o secretário Ruy Borba. Não se sabe bem quem foi porque, apesar de Ruy afirmar que não é mais o dono do jornal, às vezes parece que a coluna Observatório ainda continua sendo redigida por ele, tal a semelhança das formas da escrita de ambos, até mesmo nos erros de português do Ruy. Mas vamos ao conceito.

Na coluna Observatório de 25/04/2009 Eduardo ou Ruy escreveu:     

"Rola pelas esquinas da Cidade que a ‘bancada’ da terceirização se reuniu em torno do prefeito para protestar contra uma matéria que foi veiculada no PH sobre os vários tipos de ‘golpes’ que empresas terceirizadas pouco idôneas dão nos governos... Aqui no nosso jornalzinho quase diário não entendemos porque alguns dos terceirizados de Búzios vestiram a carapuça. O PH abre espaço para que qualquer terceirizado venha á público abrir suas respectivas planilhas de custos".

Daí se depreende que a bancada da terceirização é formada por vereadores, necessariamente vereadores de situação, que usam seu mandato para defender os interesses das empresas terceirizadas. Pelo que se sabe nenhum terceirizado procurou o jornal para mostrar as sua planilhas de custos. Vestiram a carapuça justamente por isso, por serem inidôneas e aplicarem vários tipos de golpes no governo municipal. Estes são os terceirizados que os vereadores da bancada da terceirização defendem.



Comentários:


  1. A cidade transformou-se, apesar de não ser de índole agrícola, mas turística, na maior produtora de "Laranjas" da região!!!
    É triste, mas é a realidade....

    Meu comentário:

    É Miguel o PH cita inclusive as áreas de interesse: estacionamento, limpeza de praias, rodando legal, fiscalização eletrônica, aluguéis de imóveis, aluguéis de carros, etc
    Grato pela visita.

Um comentário:

  1. A cidade transformou-se, apesar de não ser de índole agrícola, mas turística, na maior produtora de "Laranjas" da região!!!
    É triste, mas é a realidade....

    ResponderExcluir