quinta-feira, 19 de abril de 2012

Vamos salvar o Mangue de Pedra de Búzi​os!


Foto extraída do grupo Mangue de Pedra do Facebook - Christian Mehdi


Convocação da ONG Ativa Búzios

Amigos,

Não podemos mais aceitar a lerdeza com que a 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva tem levado o caso do Mangue de Pedra. Várias entidades e cidadãos estiveram no local, ontem, constatando crimes ambientais, como supressão da vegetação, roubo de pedras, além de crimes urbanísticos, como construções e marcação de dezenas de unidades, quando nossa legislação urbanística admite apenas 8 unidades, no local.

Enquanto isso, o Ministério Público parece brincar com a importância do assunto. O Inquérito Civil que tramita na Tutela Coletiva está fartamente instruído, com provas importantes de que o licenciamento emitido pela Prefeitura de Búzios, mais especificamente, na Secretaria de Planejamento, é irregular.
Temos que dar um basta e exigir que o MP ingresse imediatamente com Ação Civil Pública, pedindo o cancelamento das licenças e a interrupção imediata das obras.

A ONG ATIVA BÚZIOS convida a todos para ir a Cabo Frio, amanhã.

Além disso, a ONG ATIVA BÚZIOS também ingressará na Corregedoria, contra a omissão dos Promotores de Justiça, em relação a crimes urbanísticos e ambientais.

Vamos reunir o maior número de pessoas.

Todos ao MP de Cabo Frio.
Amanhã, quinta-feira, dia 19/04, às 13:30 horas, concentração no Pórtico de Búzios. De lá partiremos para o MP de Cabo Frio.

Mônica Werkhauser
Presidente da ONG ATIVA BÚZIOS


Situação atual do Mangue:
(Notícia no Facebook) 

Anna Roberta Mehdi. Em 13/4/2012.

“Um grupo de sete pessoas visitou o Mangue de Pedra na Praia da Gorda. Reparamos logo na chegada que a praia estava diferente. Costumamos freqüentar esta praia tanto na maré baixa como na maré alta.
Mas, desta vez, a praia estava realmente diferente. Observamos o rastro de uma retroescavadeira na areia em toda a extensão da praia. A vegetação litorânea estava mais seca, como se tivesse sido queimada.
Na faixa litorânea, havia várias touceiras de cactus antigos cortados e arrancados na areia. E reparamos a ausência dos seixos brancos rolados,ou melhor, quartzos brancos rolados. Chegamos na preamar, ou seja, no nível máximo da maré cheia. Sexta feira 13/04/2012 às 11.54h, nível da maré 1.2.
E saímos ao entardecer do dia 13/4 às 18h, na baixa mar, maré vazante. Os quartzos não apareceram. Somente alguns poucos espalhados pelo caminho da retroescavadeira. Será que é uma tentativa de descaracterizar o mangue ? Os quartzos brancos rolados são uma das características mais notáveis do Mangue de Pedra. O barulho das ondas do mar que batem nos quartzos é uma das marcas desta praia.
Nós, como cidadãos, exigimos saber o que está acontecendo com os quartzos brancos do Mangue de Pedra. Nós, como cidadãos, não queremos nem retroescavadeiras, nem tratores, circulando pelo frágil bioma do raro Mangue de Pedra”.

Ver:











10)           ”Basta!”

11)           ”O Mangue de Pedra é nosso! 2”

Nenhum comentário:

Postar um comentário