quinta-feira, 12 de abril de 2012

As mentiras do prefeito 2

Foto do Jornal A Raza 6/4/2012
"Os recursos provenientes dos royalties do petróleo representam cerca de 37% do nosso orçamento anual. Estamos trabalhando para encurtar cada vez mais essa dependência de recursos externos, para que num futuro próximo possamos viver somente de turismo" (1). 

"Os nossos esforços têm que estar voltados para os recursos próprios. O petróleo um dia acaba. O administrador visionário (não é o seu caso, né prefeito?) tem que pensar em outras formas de arrecadar. No caso de Búzios, temos que investir em turismo, nossa fonte inesgotável de recursos" (2). 

Informação errada dada pelo prefeito. Em 2011, os recursos dos royalties representaram 26,7% das receitas orçamentárias e não 37% como afirmou. Na verdade, a receita dos royalties sofre variações ano a ano, dependendo de uma série de fatores, entre eles o preço e o volume de produção. Já representou mais de 50% do total das receitas em 2005, 2006 e 2008. Em 2009, chegou a 38,9. Em 2010, 39,9. (Fontes: TCE-RJ e BOs do município). 

Mais importante é a afirmação de que o nosso prefeito está trabalhando para "viver somente do turismo". Em um município do tamanho de Búzios, com uma população de mais de 27.000 pessoas, isso é impossível. Na verdade, essa opção significa preguiça de procurar construir um modelo alternativo de desenvolvimento econômico. Com a fartura dos royalties do petróleo, caindo no colo do prefeito, sem que ele precise fazer nada, mais de 5 milhões de reais por mês, fica fácil para o prefeito esperar sentado o turismo sustentar todo mundo em Búzios. Hoje, está cada vez mais claro que é preciso buscar modelos econômicos alternativos, para romper com este modelo de desenvolvimento insustentável baseado nos royalties-construção civil- turismo predatório. Quase todos os municípios da nossa Região buscaram alternativas, menos Búzios. Rio das Ostras criou a Zona Especial de Negócios (ZEN); Cabo Frio, a moda praia; São Pedro da Aldeia, o Pólo de Distribuição; e Saquarema, construiu recentemente um Distrito Industrial. Nosso Plano Diretor sugere que se busque atrair para nosso município empresas não poluentes ligadas às atividades náuticas. Que tal um Pólo de Cinema como o que Bo Montenegro tentou fazer aqui mas que não teve apoio das autoridades? 

"Isso faz parte da credibilidade que o povo de Búzios deposita no governo. A inadimplência chegou a números muito elevados no período 2004 a 2008 mas agora o povo sabe que temos zelo com o dinheiro público. sabe que vamos investir na saúde e, principalmente, na educação" (2). 

O prefeito mente. Se pegarmos as receitas do IPTU, ano a ano, vamos verificar que ela vem crescendo desde 2004. Fica praticamente igual em 2009 e 2010, anos da terceira gestão Mirinho. No afã de criticar Toninho Branco, Mirinho esquece que no ano de 2004 citado, ele era o prefeito. Em 2004 a inadimplência era muito elevada, prefeito?

Em relação ao zelo com o dinheiro público não acredito muito nele não. 

"A prefeitura é o maior empregador da cidade. Uma grande empresa que funciona bem e paga bem aos seus funcionários. E se funciona bem é porque obedece os limites estabelecidos pela Lei. Estamos sempre respeitando estes limites e ao mesmo tempo oferecendo o melhor salário possível ao servidor" (2).

Mentira. O maior empregador da cidade é o setor de Serviços com 5.498 empregos formais em 31/12/2010 (Fonte: Caged, MTE). Em segundo lugar vem Administração Pública com 2.077. Em terceiro, Comércio com 1.970. Temos ainda 201 empregos na Construção Civil, 104 na Indústria de Transformação e 16 esquecidos na Agropecuária.   

Considerar a prefeitura como uma grande empresa foi um grande ato falho. Grandes negócios são feitos em grandes empresas. Grandes fortunas também, não é prefeito? Se as finanças estão uma maravilha porque o senhor, prefeito, não deu nenhum aumento aos servidores. E por que não cumpriu o acordo de dar  parceladamente a reposição das perdas salariais desde a emancipação que já passam de 30%.

Índice:
1) Folha dos Lagos, dia 3/4/12
2) Folha dos Lagos, dia 4/4/12
3) Folha dos Lagos, dia 5/4/12
4) Folha dos Lagos, dia 6/4/12
5) Jornal A Raza,     dia 6/4/12

Ver:

"As mentiras do prefeito 8"


Comentários:

  1. Uhm... se for real a lenda do pinóquio... o entrevistador já vê na hora. A entrevista deverá ser em lúgar aberto, se não pode haver algum acidente.
    Completamente sem noção ou sem respeito ao jornalismo e à informação. Qualquer número, tô nem aí! Como dizem... desrespeitoso como sempre..
    Vou colocar na internet a parte da juiza... vai ser divertido. Mas tem uma justificativa... o super secretário estava entrando, assim tudo podia ser surreal..depois foram para a praia cientes da missão cumprida. Afinal a cidade estava lotada...



    • Maria Do Horto Moriconi Devidamente comentado... cara de pau o seu prefeito, ehm???????????

    • Maria Do Horto Moriconi Melhor parte ...juíza titular da 2ª vara do trabalho de Cabo Frio, Núria de Andrade Peris, "disse" nos autos da Ação Civil Pública 01423-2009-432-01-00-5 em relação a contratação da empresa Lagoconst Construções Ltda para realizar o serviço...Ver mais

    • Maria Do Horto Moriconi Graças a quem???? Ao super secretário.. e tem gente que não dá o menor valor, né!?!?

    • Regina Marques Vergonhoso...me senti envergonhada pelo Prefeito!Como pode falar tanta asneira?? Qual a idéia que ele faz do povo buziano? Ele pensa que somos um bando de ignorantes?

    • Maria Do Horto Moriconi Sim. As vezes com razão.. Vai falar na rua.. e vê os fanáticos recitando frases prontas. Eles se autoconvenceram de que é verdade! Primeiro eu achava que era de sacanagem, mas hoje já sei que é lavagem cerebral... conto pessoalmente na primeira oportunidade.. o tema mais estranho foi Ampla e cidade inteligente...

    • Maria Cristina G Pimentel Que nada, é emprego e voto. Par e passo. Tudo dominado!! Quando um prefeito não cumpre nem 5% do que prometeu, o negócio é distribuir emprego. O cão lambe a mão de quem o alimenta e ponto final. Estou farta!!!

Um comentário:

  1. Uhm... se for real a lenda do pinóquio... o entrevistador já vê na hora. A entrevista deverá ser em lúgar aberto, se não pode haver algum acidente.
    Completamente sem noção ou sem respeito ao jornalismo e à informação. Qualquer número, tô nem aí! Como dizem... desrespeitoso como sempre..
    Vou colocar na internet a parte da juiza... vai ser divertido. Mas tem uma justificativa... o super secretário estava entrando, assim tudo podia ser surreal..depois foram para a praia cientes da missão cumprida. Afinal a cidade estava lotada...

    ResponderExcluir