Jornal A RAZA 6 abril 2012 |
O jornal Folha dos Lagos (FL) trouxe reportagens sobre o governo de Búzios, nos dias 3, 4, 5 e 6 deste mês, com o título "Mirinho Braga - o Balanço da contagem regressiva" (título sugestivo!) onde o prefeito faz uma série de afirmativas mentirosas que discutiremos aqui. Também vamos analisar as mentiras faladas na entrevista que ele deu para o jornal A Raza, no dia 6/4/2012. Para efeito de localização das citações transcritas enumerei os jornais da seguinte forma:
1) Folha dos Lagos, dia 3/4/12
2) Folha dos Lagos, dia 4/4/12
3) Folha dos Lagos, dia 5/4/12
4) Folha dos Lagos, dia 6/4/12
5) Jornal A Raza, dia 6/4/12
I) Mirinho e equipe estão "apenas preocupados em trabalhar em benefício da cidade" (1).
Na verdade, prefeito, o senhor e sua equipe estão apenas preocupados em se manterem no poder. Para isso, o senhor vem demonstrando que vale tudo. Não foi assim em 2008, quando o senhor não poderia ser candidato e para ser, teve que lotear a prefeitura, abrindo mão até de parcelas significativas de poder?
II) "A população de Búzios é bem politizada"... (Nosso povo) sabe avaliar o que temos de bom e de ruim na política local" (1)
Uma população em que a maioria não tem o ensino fundamental completo, ganha menos de 3 salários mínimo, e está desempregada ou sub-empregada, não pode ser politizada. Se fosse não teria eleito dois governos tão ruins como o atual (seu governo) e o do Toninho Branco. Por sinal, governantes que são farinha do mesmo saco: o PDT de Zézinho Bonifácio de Cabo Frio.
III) "Exijo dos meus secretários muito empenho para oferecer educação de qualidade; saúde de qualidade, obras de infraestrutura e também promover cada vez mais o nosso turismo" (1)
Se o senhor exige, eles não cumprem, porque não temos educação de qualidade. O município, milionário como o nosso, não pode ficar em 46º lugar no estado no IDEB do MEC. A saúde é um caos. Basta ver o índice do SUS. Em qualquer avaliação séria, Búzios fica muito mal.
Depois de 12 anos de governo, não incluíndo o período como administrador de Cabo Frio em Búzios, durante o governo Zézinho Bonifácio, o prefeito Mirinho Braga não resolveu um único problema estrutural de Búzios: saneamento, educação, saúde, emprego e renda, violência e mobilidade urbana.
IV) Na câmara são os 5 vereadores da base que "realmente se preocupam em trabalhar pela sociedade buziana" (1).
Não seriam estes os vereadores da bancada da terceirização a que se referiu o seu Chefe de Gabinete de Planejamento e Orçamento (GPO) em 2009 em seu ex-jornal? Se são, eles trabalham pelo governo a base de contratos. É isso, prefeito?
V) "Quando retornei para este terceiro mandato, a prefeitura devia muito. Dívida com a companhia de energia elétrica, água e telefone. Devíamos também a muitos fornecedores e uma dívida absurda com o INSS. Negociamos todas, parcelamos os débitos e conseguimos colocar a casa em ordem" (1).
"Encontramos uma cidade destruída tanto moralmente quanto no aspecto financeiro". Mas decidimos planejar e recuperar as finanças. Conseguimos, a cidade recuperou o prestígio e nossa saúde financeira está muito bem" (4).
"Duas principais dificuldades: o aspecto financeiro e os maus costumes que indivíduos da gestão passada semearam em nossa cidade" (4).
Faço minhas as palavras do atual Chefe do GPO, Ruy Borba, que assinava o texto abaixo com o pseudônimo Thiago Ferreira. Lembra-se, prefeito? O senhor tentou até proibir na justiça que ele o usasse em sua coluna Observatório.
"Utilizavam-se bens públicos como se estes estivessem na extensão dos próprios quintais. Zelava-se o mobiliário público como se fosse descartável". "O descaso a desídia, a falta de zelo, descobertos pela equipe do atual governo, quando assumiu a prefeitura, mostra bem a dimensão da compreensão do conceito de "Res Publica" na cidade". "Falta de espírito republicano. Falta de respeito à coisa pública" (Thiago Ferreira, JPH, 5/1/05).
Ver:
"As mentiras do prefeito 8"
Ver:
"As mentiras do prefeito 8"
Concordo e admiro sua capacidade de análise... obrigada.
Uma pena não existir mais inferno para que a gente os mande para lá!
Por pensar desta forma, confio que ao lerem sua postagem, poderá começar a contagem regressiva... é só esperar... uns antes... outros depois... quem sabe acordam desse sonho ruim... poderão ver que somos todos iguais, mesmo que não pareça... num dado momento, um pequeno fato, sei lá.... e puf...acaba. Curiosidade minha.. qual será o fato???
Seu papel é esmiuçar, denunciar.. meu papel é cutucar, divulgar, o deles é acordar e cumprir com sua obrigação! Então, mãos à obra...