quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Búzios Real

Post 037 do blig
Data da publicação: 01/05/2010 18:56


Vamos inaugurar esta coluna falando um pouco sobre Búzios. Queremos falar daquilo que Búzios é de verdade, não daquilo que vivem afirmando repetidamente que Búzios é. Repetem tanto que a afirmação passa a ter status de verdade. Que Búzios ainda é um paraíso, isso é verdade. Mas também é verdade que os dois governantes que tivemos( eles são muito parecidos administrativamente) contribuíram, e muito, com suas incompetências para estragá-lo. Búzios ainda é um paraíso, apesar de seus governantes, muito em razão da luta de sua sociedade civil organizada. Se não fosse ela, Búzios já teria virado um inferno há muito tempo.

Vamos às mentiras que de tão repetidas viram verdades. Dizem por exemplo, que Búzios é uma das cidades que mais cresce populacionalmente no estado. Já teria mais de 30 mil habitantes. Isso serve para uma série de desculpas dos governantes de plantão. O hospital não consegue atender a todos, e bem, porque a população cresce muito . Ainda têm os moradores dos arredores que vêm para nossa cidade porque nosso atendimento é de “excelência”.

Nossas escolas não conseguem matricular todas as crianças perto de casa porque nossa população cresce assustadoramente. O prefeito anterior usou esse argumento para não instalar a UFF na cidade. Disse, na época, 2005, que a cidade já teria mais de 9000 alunos. O que não é verdade. Em 2008, fechamos com 7680 alunos, aí incluídos alunos da rede pública e privada.

Para desmentir a tal explosão populacional de Búzios, basta dar uma olhadinha nas pesquisas populacionais do IBGE. Na verdade, Búzios tem hoje 28.653 moradores. Seu crescimento populacional, ano a ano, gira em torno de menos de 4%. A cidade cresce mesmo, e muito, é nos anos eleitorais. Explodem eleitores na cidade. Em 2000 – ano eleitoral- a cidade cresceu 10,9 %, passando de 16.923 para 18204 moradores. Em 2004, 7,6%. Em 2008, 12,7%. Números assustadores. A justiça eleitoral precisa urgentemente resolver isso.

Outra mentira que se conta é que a maioria da população é de afro-descendentes. Estes seriam quase 70% da população. Os dados do IBGE desmentem isso. 55,5% da população é considerada branca. 42,9% são afro-descendentes, 0,4% amarelos e 0,6% sem declaração.

Outra verdade muito difundida é que Búzios seria uma cidade de evangélicos. A Associação dos Pastores de Armação dos Búzios (APAB) afirmou que 65% da população buziana é evangélica. Na verdade, temos 42% de católicos, 32% de evangélicos, 21 % sem religião e 5% outras. É verdade que o censo é de 2000. Já são quase 10 anos. Muita coisa deve ter mudado. Entretanto temos que aguardar o censo deste ano para verificarmos quais as modificaçoes que ocorreram nesse quadro.

Búzios, como toda cidade de interior, gosta muito de uma fofoca. Mas fazer fofoca científica é impossível.

OBS: Este texto foi públicado no Jornal Interpress de Cabo Frio desta semana.

037-201

Nenhum comentário:

Postar um comentário