terça-feira, 15 de novembro de 2011

Análise da conjuntura política de Búzios 1

A partir da análise de todas as pesquisas eleitorais que chegaram em minhas mãos até agora posso inferir que teremos, em 2012, mais uma eleição plebiscitária em Búzios. De todas as eleições passadas, a única que não foi plebiscitária foi a primeira, em 1996. Nela, três candidatos disputaram, voto a voto, a eleição, terminando com votações muito próximas um dos outros: Mirinho- o vencedor- obteve 2.344 votos (34,61% do total); Toninho veio em segundo com 2.219 (32.76%); e, em terceiro, Clemente, com 1.694 (25,01%). Nas eleições seguintes, em 2000, a disputa, já plebiscitária, se limitou a dois nomes: Mirinho (51,96%) e Toninho (45,39%). O mesmo aconteceu em 2004 com a disputa entre Toninho (52,63%) e Alice (33,15%) e, em 2008, com Mirinho (59%) e Toninho (36%).

Muitos afirmam que o primeiro governo Mirinho (1997-2000) foi melhor que o segundo (2001-2004). O “plebiscito” de 2000 teria decidido pela continuidade do seu bom governo. A aprovação dessa boa gestão explicaria o fato de Mirinho ter aumentado a diferença de votos em relação ao seu principal contendor, Toninho. Apesar de não ter disputado a eleição de 2004, sua candidata Maria Alice teria perdido a eleição, entre outros motivos, porque haveria uma grande insatisfação provocada pelo desgaste de oito anos de sua administração. Toninho ganhou a eleição desse ano com praticamente o mesmo percentual (52%) que perdera a eleição anterior, de 2000.

Toninho fez uma administração (2005-2008) tão desastrosa que muitos analistas dizem que foi ele quem elegeu Mirinho.  Os seus índices de rejeição chegaram a beirar 70%. É interessante notar que a votação de Toninho (36%) ficou muito próxima da obtida por Alice (33%) em 2004. Esta seria a votação da máquina. 

Mirinho repete agora as pegadas de Toninho em 2008. Candidato inelegível, com contas rejeitadas pelo TCE e confirmadas pela câmara de vereadores, teve, além dos gastos normais de campanha, que gastar uma fortuna com advogados para viabilizar sua candidatura judicialmente. O loteamento da prefeitura a que se viu obrigado a fazer para cobrir esses custos não lhe permitiu governar. Faz um governo tão desastroso ou mais que o governo anterior de Toninho. Seus índices de rejeição por isso também beiram os 70%. Não tem governo que se reeleja nestas condições.

Se concordamos que teremos mais um “plebiscito” em 2012, a grande questão é descobrir quem irá disputá-lo com o atual prefeito. O plebiscito parece confirmar-se pois, de mais de dez possíveis candidatos que se apresentaram no início deste ano, praticamente, só restam agora três ou quatro. São eles: Chiquinho da Educação, Evandro e João Carrilho (Observação 1).
É importante ficar claro que estou fazendo uma análise da conjuntura política buziana. Nenhum dos candidatos acima é o meu candidato, muito menos o atual prefeito. Meu partido- o PSOL- ainda não decidiu se lança candidato próprio ou só candidatos na proporcional. Se lançar candidato a prefeito nossa candidata será Beth Prata.
Voltando aos candidatos. A candidatura de João Carrilho parece não decolar. Ele estaria na faixa de 4% de intenção de votos. João não se movimenta, pouco aparece. Diferentemente, Evandro está bem nas pesquisas mas precisa ter chances reais de ganhar para ter o apoio decisivo de Garotinho. Acredito que na hora do vamos ver, Garotinho irá investir em colégios eleitorais maiores. Búzios tem menos de 20 mil eleitores. Vai lhe faltar gás para  a candidatura. Já Chiquinho tem combustível de sobra: experiência administrativa e eleitoral, recursos, e apoio do deputado Paulo Melo. É um marqueteiro de primeira, profissional da política. Acredito que ele hoje é visto pelo povo de Búzios como a única alternativa viável para derrotar Mirinho.

Acredito que 2012 vá repetir 2008. O desgoverno Mirinho vai eleger Chiquinho, assim como foi eleito pelo desgoverno Toninho. Talvez até com margem maior (70 a 30%). Como em toda eleição plebiscitária qualquer outro candidato terá votação pífia. O povo procura não dispersar o voto para não correr o risco de ver o prefeito reeleito. Também, por ter baixo nível de consciência política, não quer votar em quem vai perder. Será o “efeito manada” derrotando mais um desgoverno.

Observação 1: para mim Toninho Branco desistiu de ser candidato a partir do momento que fez acordo com Chiquinho.
Observação 2: todo esse quadro muda se a Lei da Ficha Limpa valer em 2012.

739 

Comentários:         


Flor disse...
 
A lei da ficha limpa vai valer sim!!!!!! Não queremos mais esse tipo de coisa. O povo vai acordar. Temos uma quantidade enorme de pessoas que não querem sujar seus nomes. Se sairem os candidatos "sujos" eles aparecem. Eu acredito nisto.
Cristina Pimentel disse...
 
Infelizmente, com este esquema eleitoral: ou você se vende, ou é rico, não haverá como, mais uma vez, um bom candidato para representar uma alternativa. E que fique claro, quem é Toninho??? Um cara completamente do mau, que só governou para roubar, impedido judicialmente de se candidatar. Só penso que quem tem o apoio deste energúmeno, perde pontos. Tomara que o Chiquinho rejeite o apoio deste bosta n´água.
                   

2 comentários:

  1. A lei da ficha limpa vai valer sim!!!!!!
    Não queremos mais esse tipo de coisa.
    O povo vai acordar.
    Temos uma quantidade enorme de pessoas que não querem sujar seus nomes.
    Se sairem os candidatos "sujos" eles aparecem.
    Eu acredito nisto.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, com este esquema eleitoral: ou você se vende, ou é rico, não haverá como, mais uma vez, um bom candidato para representar uma alternativa.
    E que fique claro, quem é Toninho??? Um cara completamente do mau, que só governou para roubar, impedido judicialmente de se candidatar. Só penso que quem tem o apoio deste energúmeno, perde pontos. Tomara que o Chiquinho rejeite o apoio deste bosta n´água.

    ResponderExcluir