sábado, 15 de outubro de 2011

Coitada de ti, Búzios 2

Sobra para o vereador Messias quando o secretário passa a rediscutir o PD. Segundo ele, a elaboração do PD se deu afetada por outras intenções, por interesses de mercado, de grupos imobiliários,  que negociaram com os vereadores as taxas de ocupação. No afã de atingir o vereador Genilson, Ruy acerta, de lambuja, o vereador Messias, pois o PD foi aprovado por unanimidade. Genilson sozinho não podia incluir determinadas taxas de ocupação. Para Ruy, foi negociado o costão de Ferradura (canto direito)  de 3 para 7,5% e o Loteamento da ECIA, 10% de um lado para inviabilizar qualquer empreendimento  e 70% do outro lado da rua. Votando no plano diretor como um todo, o vereador Messias também votou favoravelmente à estas taxas. Quem garante que ele também não as negociou?
Apesar do despreparo dos vereadores no questionamento das possíveis irregularidades existentes na secretaria de planejamento, Joãozinho e Genilson  acertaram na mosca na crítica à  inoperância do secretário. Apesar de tentar negar inicialmente, o secretário reconheceu depois que os projetos de Lei do Parcelamento do Solo e do Código de Obras ainda não estão prontos.  Depois de 34 meses de gestão o secretário faz-nada diz que o primeiro está “praticamente pronto” e “estamos avançando” no segundo. Apesar de reconhecer a necessidade de se rever o PD, até agora apenas foi criada uma comissão de revisão das leis urbanísticas presidida pelo arquiteto Chico Sales. Promete ao vereador Evandro que vai criar a Comissão de Inserção Urbanística , prevista pelo PD. Joga a culpa pela inexistência da comissão nos vereadores que revogaram a Lei 708,  apesar de revogada há mais de dois anos!  O mesmo se pode dizer do projeto de mobilidade urbana e o projeto do concurso público.Promete que estes projetos estarão prontos ainda neste governo. Fica difícil de acreditar porque o secretário é de uma inoperância crônica.
Dá pena vê-lo justificando sua inação. Primeiro vem com umas contas ridículas de que em 100 unidades de tempo, 80 devem ser dedicadas ao planejamento e 20 à ação. Depois afirma que é “um servidor das outras secretarias, estas sim é que têm a finalidade de executar o serviço. Eu não faço serviço para a comunidade diretamente”. Na verdade, a única coisa que o secretário faz-nada faz é o orçamento. E ainda reclama que tem que ralar muito para fazê-lo.
Como o secretário não constrói nada, vamos ver se, pelo menos, ele destrói alguma coisa. O senhor Ruy Borba prometeu demolir todas as obras que estejam fora dos padrões urbanísticos da cidade. Demolições prometidas: 1) o Fórum; 2) a boate Pachá (obra de 3 andares do Nani); 3)o puxadinho do condomínio Lake Graden; 4) o terceiro andar da obra na Marina.
Para finalizar, fica aqui o alerta de que o populismo pedetista possa contaminar a revisão do Plano Diretor caso seja feita mesmo por este governo. O secretário deixou claro que o governo quer se “desviar dos padrões  urbanísticos de grandes lotes que fazem com que a população seja excluída”. Novos Altos da Boa Vista vêm por aí! Aguardem.

Comentários:


Flor disse...
 
Quando todo mundo está devendo é bem dificil melhorar qualquer coisa. Melhor seria nem tentar. Dar uma limpa geral no executivo e legislativo seria uma bênção!! Depois disso as coisas iriam para o lugar. Com tanta gente querendo se dar bem é impossível!!

Um comentário:

  1. Quando todo mundo está devendo é bem dificil melhorar qualquer coisa.
    Melhor seria nem tentar.
    Dar uma limpa geral no executivo e legislativo seria uma bênção!!
    Depois disso as coisas iriam para o lugar.
    Com tanta gente querendo se dar bem é impossível!!

    ResponderExcluir