quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Invasão de flanelinhas no Centro da Cidade

Desde o dia (14/01/2010) em que o juiz RAFAEL REZENDE DAS CHAGAS concedeu liminar  em ação do Ministério Público Estadual paralisando a prestação do serviço de exploração de estacionamento, nossa cidade foi invadida por flanelinhas. Ainda tem inocente útil que critica a atuação do MP. Ha, se não fosse ele em nossa cidade! Tem razão o meu amigo Sandro Peixoto quando diz que a demora em contratar-se uma nova empresa para a exploração do serviço "tem cheiro de maracutaia" no ar (O Perú Molhado, 04/09/2010). Tudo ficaria para quando o verão chegar, quando a empresa amiga abocanharia apenas o filet mignom. Nesse ínterim, "a cidade e os turistas que se ferrem". E bota se ferrar nisso. Tem flanelinha muito agressivo no Centro da Cidade.

Em sua decisão, o nosso juiz ressaltou que "tentar justificar a celebração de contrato para prestação de serviço público, sem o devido procedimento licitatório, com o argumento de que a cidade poderia ser invadida por flanelinhas, caracteriza outra confissão de incompetência e mesmo de improbidade administrativa, ante à inércia dos órgãos municipais diante de um ilícito afeto è ordem urbana".

"Se há a chamada invasão de ´flanelinhas´, cabe ao Poder Público Municipal, através da Secretaria de Ordem Pública ou outra com atribuição para tanto, e ao Poder Público Estadual, através das Polícias Civil e Militar, coibirem tal prática, e não simplesmente contratar a prestação de serviço público sem licitação". Cabe a estas autoridades tomarem todas as providências para coibir a prática ilegal dos flanelinhas, "sob pena de responsabilidade administrativa e penal".

Mas parece que nossos governantes não estão nem aí para as leis e decisões judiciais. Nada foi feito e os flanelinhas deitam e rolam em nossas ruas. Eta governozinho ruim. Não consegue nem administrar estacionamento! 

ALÔ JUSTIÇA! O PREFEITO, A SECRETARIA DE ORDEM PÚBLICA, A POLÍCIA CIVIL E A POLÍCIA MILITAR NÃO ESTÃO FAZENDO NADA! NÃO ESTÃO CUMPRINDO DETERMINAÇÃO JUDICIAL! ELES PRECISAM SER RESPONSABILIZADOS ADMINISTRATIVAMENTE E PENALMENTE! 

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Tribuna Livre

Post 042 do blig
Data da publicação: 05/05/2010 12:51

O blog foi citado ontem na Tribuna Livre da câmara dos vereadores pelo meu amigo vereador Lorram. Agradecimentos pelos elogios. É muito bom saber que o blog está sendo lido pelos vereadores. Pretendemos criar aqui um espaço para a discussão da cidade, como está assinalado no cabeçalho. Qualquer iniciativa do Poder Público (aí incluído os vereadores) que for boa para a cidade e seu povo será elogiada. Atitudes não republicanas, defesa de interesses pessoais ou de grupos minoritários serão sempre criticadas.

Aproveito o ensejo para fazer um elogio tardio ao vereador Lorram. Tardio porque na época o blog não existia. Me refiro à sua participação em todo o processo de criação do Conselho do Meio Ambiente. O vereador Lorram defendeu que houvesse uma ampla participação popular, principalmente das entidades localizadas na parte continental do município. Não só defendeu como também participou de várias reuniões preparatórias com a sempre esquecida sociedade civil do Além Pórtico. Sou testemunha disso.

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terça-feira, 7 de setembro de 2010

Pardais em Búzios

Post 033 do blig
Data da publicação: 29/04/2010 19:15

A prefeitura de Búzios, segundo o Código Nacional de Trânsito, não pode sair espalhando pardais pela cidade a seu bel prazer ou de acordo com seus interesses de caixa. Um estudo técnico precisa ser feito e colocado à disposição da população no órgão responsável pelo trânsito na cidade (no caso, a Secretaria de Ordem Pública). Estive lá e falei com o coordenador de trânsito e transporte, Sr. Macedo, que me prometeu o estudo para a semana que vem. Disse-me ele que faltavam algumas assinaturas no documento. Por que não publicá-lo no Diário Oficial? Os aparelhos de medição (as câmeras) precisam passar por aferição técnica do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM). Passaram? As placas verticais de advertência quanto à velocidade permitida devem ficar a uma distância mínima de 100 metros do local onde está instalado o sensor de solo. Não é o que acontece próximo da entrada do Alto de Búzios no sentido Entrada da Tartaruga-Trevo da Barbuda. A placa indicativa de limite de velocidade está próxima aos sensores de solo que cortam a pista nos dois sentidos. Mais a frente, aparecem novos sensores somente deste lado. Ou seja, a pista neste sentido tem dois pontos de fiscalização sem que a população seja avisada.

É um absurdo um prefeito, que tanto defendeu em campanha a participação popular, em nenhum momento ter ouvido a população sobre a questão. Por que 40 km/h e não 30, 20 ou 10 km/h? Por que naqueles lugares e não em outros, como hospital, policlínica e escolas? Por falar em promessas de campanha, cadê o “Orçamento Participativo”, a “Escola em Horário Integral”, o “Balcão de Empregos”, o “Plano de Cargo e Salários do Funcionalismo”, as ”Ciclovias”, a “Nova Rodoviária”, a “Licitação do Transporte Coletivo”, “Creches”, “a “Escola Técnica Municipal”, o “Centro de Convenções”, o “Centro Municipal de Cultura” e o “Ginásio Municipal Poliesportivo”? Já se passaram quase 18 meses de seu governo. Daqui a pouco estamos na metade de sua gestão e, aí prefeito, não vai dar tempo para nada.

Comentários (1):

1. 30/04/2010 às 12:11
Julio Medeiros disse:

Segundo reportagem recente do JPH, as multas chegaram ao numero de 1.700 se não me engano nos meses de Fevereiro e Março, com valores que vão de $ 53,20, $85,13, 127,69 e 191,54, sendo que a cada multa aplicada, a empresa responsável fica com $38.00.

Senhores! Façam suas apostas.

Ainda sobre os pardais

Post 048 do blig
Data de publicação: 11/05/2010 17:55

Como prometido, voltei na quarta-feira (dia 7 de maio) à Secretaria de Ordem Pública para pegar o estudo técnico que justifica a instalação dos pardais eletrônicos em nossa cidade. O Coordenador de Trânsito e Transporte, Sr Antonio Carlos Macedo, não cumpriu o prometido e ainda foi grosseiro comigo, mesmo diante de testemunha. O que pensam as nossas autoridades quando investidas de cargos públicos? Pensam que podem tratar a população do jeito que bem entendem? O Coordenador não sabe que está ali naquela função para servir? E que é por isso que ele é chamado de Servidor Público.

A reação do coordenador me faz acreditar que não existe estudo técnico nenhum. Se isso for verdadeiro, talvez nenhuma das multas aplicadas tenha validade.

A resolução 214 do Conselho Nacional de Trânsito, de 13 de novembro de 2006, no seu artigo 3°, parágrafo 5°, estabelece que os estudos técnicos devem:

I) “estar disponíveis ao público na sede do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via”.

II) “ser encaminhados às Juntas Administrativas de Recursos de Infrações – JARI dos respectivos órgãos ou entidades, quando por elas solicitados”.

III) “ser encaminhados aos Conselhos Estaduais de Trânsito”.

IV) “ser encaminhados ao DENATRAN”.

Os estudos são imprescindíveis até mesmo para determinar a necessidade da instalação dos pardais. No governo anterior, estavam previstos pardais na Avenida J.B.R.Dantas próximo ao número 4331 e ao Condomínio Portal da Ferradura. Este governo, que já pegou a licitação pronta do governo anterior, resolveu mudar os pardais para os locais atuais, por que?

Estarei esta semana dando entrada no protocolo da prefeitura para ver se consigo o tal estudo técnico. E desde já aviso aos companheiros da JARI para requisitarem um para deixar à disposição da população multada.

Meu comentário atual:

O coordenador de trânsito e transporte, Coronel Macedo, assim como outros coronéis, foram demitidos logo após o primeiro turno das eleições de outubro de 2010.
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Condomínio de casas geminadas sendo construído ao arrepio da Lei

Em 14 de julho deste ano a obra (ver foto abaixo, tirada no dia 27/8/2010), na Avenida J.B.R.Dantas, em frente ao shopping 5000, é embargada. A coordenadora da unidade de urbanismo do Gabinete de Planejamento, Orçamento e Gestão (POG), Virgínia Hatsumi, disse que "o condomínio estava sendo construído sem a devida licença, tendo sido, inclusive, multado por, no mínimo, quatro vezes"... "Falamos para paralisar a obra, mas parece que o empresário José Egidio (dono do empreendimento) não quer"..."Caso o embargo não seja respeitado, o jurídico será acionado. Outra ordem de embargo foi dada, na mesma quarta-feira"(14/07) (JPH, 15/07/2010). A obra também não tem placa de construção. Perguntado pela placa, o responsável pela obra disse que ela estava sendo confeccionada. 

O chefe do POG, Ruy Borba, informou que o projeto de construção não está de acordo com as leis municipais. "O fato do condomínio ser de casas geminadas, o que foi abolido pela câmara municipal, inviabiliza a execução do projeto"... "Direito de protocolo eu não reconheço". Caso a construção não seja paralisada de imediato, "medidas mais drásticas seriam tomadas, como a apreensão de equipamentos" (JPH, 15/07/2010). 

O projeto prevê a construção de 30 casas geminadas com 4 suítes/dormitórios cada. E prossegue a todo vapor.

Existe governo neste município, Mirinho Braga? Existe governo neste município, Ruy Borba? O poder de polícia do executivo existe para casos como esses. Ou será que o empresário tem amigos influentes no governo? E vocês, senhores vereadores, vão deixar por isso mesmo? Vocês derrubam uma lei por ser prejudicial à cidade (por contrariar o Plano Diretor) e bem pertinho de vocês a lei é solenemente ignorada pelo empresário. Aonde essa cidade vai parar?
















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A questão dos royalties do petróleo I

Percorrendo os blogs da região fiquei sabendo do interessante estudo dos economistas Carlos Roberto A. Queiroz e Fernando Antonio S. Postali entitulado "Royalties e arrecadação municipal: apontando ineficiências do sistema de divisão das rendas do petróleo no Brasil" que foi publicado no Boletim Informação FIPE, número 359, de agosto de 2010. Os autores concluiram que "o recebimento de royalties, pelas regras vigentes, torna ineficiente a arrecadação própria dos municípios beneficiários".

No estudo, os economistas mostraram que a aprovação da Lei do Petróleo - Lei 9478/97 - aumentou substancialmente os recursos do petróleo transferidos a estados e municipios. Também ampliou a margem para a sua aplicação. Pela lei anterior (Lei 7527/86), os recursos do petróleo só podiam ser gastos em energia, meio ambiente, saneamento e rodovias. Um parecer do TCE-RJ estabeleceu alguns limites atuais: esses recursos não podem ser utilizados para gastos em folha de pagamento e serviços da dívida. Importante ressaltar que a aplicação desses recursos fica ao bel prazer do prefeito porque não há controle social algum. 

A ineficiência maior, segundo o estudo, está na arrecadação do IPTU, porque este é um tributo cuja cobrança é mais sensível ao esforço fiscalizador das prefeituras, expresso pelo "monitoramento, pela definição de alíquotas e de faixas de isenção". O outro imposto municipal - o ISS - sofre um "efeito negativo menor" sobre sua arrecadação pelos recursos do petróleo porque é mais dependente do nível de atividades. 

Em Búzios, todo mês cai no colo do nosso prefeito mais de 5 milhões de reais de royalties. Ele não precisa fazer nada para conseguir isso. Não precisa nem ser um bom administrador. Se for um mau administrador sua boa vida estará garantida com esses recursos. 

Além de ser um convite à ineficiência da máquina de arrecadação de impostos municipais, a existência dos recursos dos royalties é um convite ao desperdício. Nossos prefeitos não resolveram nenhum problema estrutural da nossa cidade. Desde que o município existe, eles já tiveram nas mãos quase 1 bilhão de reais. Só de royalties foram aproximadamente 400 milhões. Qual a infra-estrutura que foi construída com esses recursos? Quanto foi investido em saneamento básico? Por que adotar um sistema de tratamento (a tempo seco) mais barato que já foi abandonado há muito tempo pelos países desenvolvidos? Por que não se investiu um pouco desses recursos para se fazer a coleta seletiva e reciclagem do lixo? Por que não se criou um mini distrito industrial compatível com nossa vocação (nova matriz econômica para quando os royalties acabarem)? Por que o orçamento da secretaria de meio ambiente corresponde a 0,001% do orçamento total? Por que não se construíram o Mercado Municipal do Produtor Rural, o Entreposto Pesqueiro e o Hotel Escola, visando aumentar a oferta de trabalho e renda na cidade?  

Diante de tantos recursos com tão pouco feito, só existem duas respostas possíveis: improbidade administrativa e/ou incompetência. Gastou-se muito com obras desnecessárias (ver os recentes puxadinhos das secretarias que o prefeito está espalhando pela cidade). Fez-se uma verdadeira farra com esses recursos terceirizando serviços para empresas de financiadores da campanha eleitoral e alugando imóveis e carros de parentes e correligionários. Gastou-se, desde a emancipação, quase 500 milhões de reais com folha de pagamento para perpetuar os currais eleitorais dos prefeitos.

Ver: "A questão dos royalties do petróleo II"

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segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Por do sol em Manguinhos I

Post 023 do blig
Data da publicação: 19/04/2010 11:16


Ver: "Por do sol em Manguinhos III"
Ver: ”Por do sol em Manguinhos IV” 

023-182

Praia Brava vista do Mirante de João Fernandes

Post 022 do blig
Data da publicação: 19/04/2010 10:47



Ver: "Praia de Geribá (Canto Esquerdo)"
Ver: "Praia de João Fernandinho"
Ver: "Praia de José Gonçalves"
Ver: "Praia de João Fernandes"
Ver: "Praia da Baía Formosa"
Ver: "Praia da Tartaruga III"
Ver: "Praia da Ferradurinha"
Ver: "Praia da Tartaruga II"
Ver: "Praia da Tartaruga I"
Ver: "Praia da Ferradura"
Ver: "Praia da Azedinha"
Ver: "Praia dos Ossos"
Ver: "Praia da Marina"
Ver: "Praia do Forno"
Ver: "Praia da Azeda"
Ver: "Praia da Foca"
Ver: "Praia Brava"
Ver: "Praia Rasa"


Comentários (1):

1. 24/04/2010 às 10:47
j mathiel disse:

LINDO…PENA QUE NÃO APAREÇA A OLHO DE BOI…
022-181

Praia dos Ossos

Post 021 do blig
Data da publicação: 18/04/2010  23:50




021-180

sábado, 4 de setembro de 2010

Respeito às Minorias

Post 020 do blig
Data de publicação: 17/04/2010 20:11

Na última edição de “O Perú Molhado”, meu amigo botafoguense Sandro Peixoto, ao brincar com a torcida do flamengo, cometeu uma falha (acredito que não tenha sido um ato falho) que nos tempos atuais pode ser considerada grave. Disse que o time do flamengo é o único do Brasil que tem uma torcida organizada gay, a Flagay. Em seguida, afirmou que enquanto os torcedores “normais” do flamengo “desejam ver craques como Ronaldinho Gaúcho vestindo a camisa rubro-negra, a flagay sonha com a contratação do inglês David Beckham”. O que é isso companheiro? Quer dizer que ser gay é ser anormal? O que prova que ser hétero é que é ser normal? Vão chover protestos, merecidos, na redação do jornal.

Comentários (3):

1. 18/04/2010 às 7:46
j mathiel disse:

COMPANHEIRO, BASTARIA QUE AS PESSOAS RESPETASSEM A CONSTITUIÇÃO, ONDE REZA QUE TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI…

2. 20/04/2010 às 15:50
Assis disse:

Por companheiro, vc pegou pesado com o nosso grande jornalista Sandro, maais abaixo no texto ele coloca um adeno, “se é que existe tocedor normal” um abraço, não guei p/ vc.

3. 24/04/2010 às 10:37
j mathiel disse:

NADA PESSOAL

Meu comentário atual:

Não houve nenhum protesto, nem mesmo uma cartinha para o jornal. Até as minorias estão letárgicas.

020-179

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Índice de qualidade de vida

Post 019 do blig
Data da publicação: 16/04/2010 00:05

A FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) criou o IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal – para retratar alguns aspectos da qualidade de vida dos moradores de um município. Basicamente, o índice se compõe de variáveis que tratam do acesso e da qualidade da educação, da atenção básica da saúde e da capacidade de gerar emprego e renda. O levantamento é baseado em informações oficiais de três ministérios repassadas pelas prefeituras. Foram pesquisados os 5.560 municípios brasileiros. O IFDM é anual, diferentemente do IDH-M que é decenal (censo do IBGE), o que permite que se façam análises comparativas tanto absolutas como relativas. Apresentaremos abaixo o estudo de 2009 feito com base nos dados de 2006.

Nosso município apresenta IFDM igual a 0,6762. Este índice é considerado ”moderada qualidade de vida”. Está em 1459º no Brasil e 49º no estado do Rio de Janeiro.

O IDH-M do IBGE de 1991 era igual a 0,6890. Búzios estava em 1475º no Brasil e 40º no estado.

Em 2000, o IDH-M era 0,7910, o que colocava Búzios em 785º no país e 12º no estado.

Conclusão: Búzios teve uma grande melhoria na qualidade de vida de sua população,relativamente aos outros municípios, de 1991 até 2000. Nesse período, Búzios praticamente não recebia royalties. De 2000 até 2006, época em que mais recebeu royalties, regrediu, praticamente voltando à situação anterior. Isso prova, definitivamente, que os recursos dos royalties foram muito mal empregados em Búzios ou, pelo menos, que eles não foram utilizados para a melhoria da qualidade de vida da população.

Curiosidades:

Macaé tem o melhor IFDM do estado do Rio de Janeiro (57º no Brasil). É seguido pelos municípios de Niterói, Volta Redonda e Rio de Janeiro.

Da nossa Região Costa do Sol, Quissamã é o melhor colocado (15º no estado). Rio das Ostras vem em seguida (17º). Depois vem Araruama (20º), Saquarema (22º), São Pedro da Aldeia ( 28º), Cabo Frio (34º), Casemiro de Abreu (43º no estado). Todos estes municípios apresentam índices superiores ao de Búzios. Atrás de Búzios estão Maricá (55º no estado), Carapebus (66º), Arraial do Cabo (68º) e Iguaba Grande (80º).

Meu comentário atual:

Teremos um novo IDH-M do IBGE agora, em 2010. Acredito que ficará comprovado que retrocedemos nos quesitos educação, saúde e emprego. Vamos aguardar.
019-178