quinta-feira, 7 de julho de 2016

"Pássaros têm o direito fundamental de voar e não podem ser engaiolados"

Foto do site correiodobrasil


A corte de Nova Deli, na Índia, decidiu que pássaros têm direito de viver com dignidade fora de gaiolas, voando livremente.

Segundo a imprensa indiana, o juiz Manmohan Singh afirmou em sua decisão que comercializar pássaros em gaiolas é uma violação de seus direitos.

"Tenho clareza de que todos os pássaros no céu têm o direito fundamental de voar no céu e nenhum ser humano tem direito de detê-los em gaiolas, com fins comerciais ou quaisquer outros", afirmou o juiz.

A decisão da corte foi baseada em ação que a ONG People for Animals moveu contra Md Mohazzim, que foi flagrado com diversos pássaros engaiolados. Como defesa Md Mohazzim disse que era tutor e dono dos animais, mas a ONG dizia que ele comercializava os pássaros de forma ilegal.

Inicialmente o tribunal deu ganho de causa ao “dono” dos pássaros devolvendo tudo, mas a ONG recorreu a uma instância superior que tomou a decisão final baseada em uma antiga lei que já dava aos pássaros o direito a voar: “esta corte tem a opinião de que realizar o comércio de pássaros é uma violação aos seus direitos. Eles merecem compaixão. Ninguém está se importando se eles foram vítimas de crueldade ou não, apesar de uma lei que diz que as aves têm o direito fundamental de voar e não podem ser engaiolados, e terão de ser soltos no céu. Pássaros têm direitos fundamentais que incluem o direito de viver com dignidade e não podem ser submetidos à crueldade por ninguém, incluindo a reivindicação feita pelo respondente (Mohazzim)” 

A Índia é notória pela compaixão aos animais e convive com eles livremente nas ruas. Em 2013 a Índia baniu de seu país os shows de golfinhos por considerar que devido a inteligência desses animais eles são “pessoas não humanas”.

A produção de cosméticos testados em animais, o sacrifício de animais em rituais religiosos, o foie gras e as rinhas de cães também são proibidos no país, a fim de proteger os direitos básicos dos animais.


Meu comentário:

Aqui em Búzios conheço muitos que "curtem" aprisionar pássaros em gaiolas. Gostaria de vê-los experenciar pelo menos um dia em uma imensa gaiola pra ver se eles gostam. Em geral são pessoas da velha guarda e de baixa ou nenhuma escolaridade. Bem que um vereador buziano poderia criar uma Lei com esse objetivo. Que tal Gugu (ao meu modo de ver, o melhor vereador da atual legislatura)? Mesmo que a legislação pertinente possa ser da esfera federal,  a simples aprovação da Lei, com certeza, provocaria um bom debate nacional.

Comentários no Facebook:
Excelente!! Coração de.pedra e egoistas. Essa gente que prende os pássaros. Amo-os livre.É assim que deve ser.


Maria Elena Olivares
Maria Elena Olivares A coisa mais triste que tem , e ver um passaro engaiolado

Patricia Pardo
Patricia Pardo aqui na rua da Brava tem um monte de pasarinhos presos

  

Um comentário:

  1. A falta de humanidade é terrível, e o pior é que as autoridades constituídas não se comove com essa atitudes barbaras e cruéis.

    ResponderExcluir