sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Pelo Parque Natural do Mangue de Pedra 1


Foto do grande Bebeto Karolla

Leia o texto e imprima o abaixo-assinado. Defenda nossas riquezas naturais.

O MANGUE DE PEDRA, na Praia Gorda, no bairro da Rasa, em Búzios, é mais um patrimônio natural ameaçado pela ganância de especuladores imobiliários e pela omissão do governo, os quais não estão nem um pouco preocupados com sua importância para a cidade e as futuras gerações.
O CIDADÃO DE BÚZIOS NÃO QUER CONSTRUÇÕES, no local, porque haverá destruição desse ecossistema, que garante a sobrevivência de espécies ameaçadas, já que o mangue é o berçário de renovação da vida do mar. O solo permite que exista um inusitado aquífero, além de abrigar uma vegetação tão antiga que é considerada “Mãe da Vegetação do Planeta”. Essas características são de grande importância científica, sendo ponto de parada obrigatória em todas as excursões científicas na área, tendo importância para a educação ambiental.  A Ponta do Pai Vitório / Praia Gorda é tida como sendo área de desembarque de negros africanos no século XIX (antes mesmo da abolição da escravatura). Na região existe uma comunidade quilombola que vem resgatando parte de sua história, inclusive o jongo. Entre as lendas e mitos associados às feições geológicas da região, deve-se resgatar a crença local de que o espelho de falha da Ilha Feia se formou por ação de um raio que “danificou toda a ilha”. Tem importância turística – um local tão especial e bonito como a Praia Gorda e seu Mangue de Pedras certamente encanta a todos os que conhecem sua história.
O POVO DE BÚZIOS, PORTANTO, ATRAVÉS DE SUAS ENTIDADES, PEDE APOIO A TODOS: moradores, turistas e visitantes, PARA TRANSFORMAR A ÁREA EM UM PARQUE NATURAL, afastando qualquer possibilidade de construção no local. Além disso, conclama o Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, a apoiar esse movimento.
Assine o abaixo-assinado e preserve Búzios para as futuras gerações.

ONG ATIVA BÚZIOS – AMOCA – SOMUNEAR –
MOVIMENTO VIVA BÚZIOS – QUILOMBOLAS DA RASA


PELO PARQUE NATURAL DO MANGUE DE PEDRAS!!!
Nós, abaixo-assinados, dirigimo-nos ao Senhor Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, para solicitar que o Mangue de Pedras e seu entorno, no bairro da Rasa, Município de Armação dos Búzios, sejam transformados em Parque Natural.

NOME Legível (letra de imprensa)
ASSINATURA
DOCUMENTO























































































*Esta página contém 29 linhas para assinaturas


Comentários no Facebook: 





    • Maria Cristina G Pimentel Luiz, valeu. Essa foto é comovente. Pena que quem licenciou e quem quer construir não tenham o mangue, no coração, mas apenas um monte de pedra.
      há 26 minutos · 

    • Maria Do Horto Moriconi Essa foi forte. Mas na foto com a Dona Eva, parecia tudo tão meigo. Toda a patota. Sempre lembro da mão que balança o berço... ê filme de terror!

Ver:











10)           ”Basta!”

11)           ”O Mangue de Pedra é nosso! 2”

Nenhum comentário:

Postar um comentário