"A Justiça Federal concedeu liminar determinando o bloqueio e o sequestro dos bens do ex-prefeito de Duque de Caxias (RJ), José Camilo Zito dos Santos Filho, e de 24 acusados de envolvimento em um esquema de corrupção que teria desviado mais de R$ 700 milhoes da saúde no município".
Em Búzios, também tivemos o ex-prefeito Toninho Branco (2005-2008) e mais 9 acusados de envolvimento em um suposto esquema de corrupção que teria desviado dinheiro da saúde do município. Calcula-se que o desvio na Cidade teria chegado a R$ 13 milhões.
Em Caxias, "estariam envolvidas duas organizações da sociedade civil de interesse público (Oscip), a AssociaçãoMarca e o IGEPP (ou Instituto Informare), acusadas de participar do esquemafraudulento".
Em Búzios, três organizações são acusadas: Instituto Mens Sana de Gestão e Suporte Institucional, Instituto Nacional de Desenvolvimento de Políticas Públicas (INPP) e a Organização Nacional de Estudos e Projetos (ONEP).
De acordo com as ações movidas pelo MPF e MPRJ em Caxias e pelo MPE em Búzios, baseado em Tomada de Contas Especial do TCE-RJ, "os convêniosfirmados com as entidades foram superfaturados, sem qualquer mecanismo decontrole e fiscalização dos serviços prestados e dos recursos pagos, além denão ter havido processos seletivos regulares".
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/
Não há apenas semelhanças no modus operandi na Saúde municipal. Há semelhanças também nas práticas políticas. O PSDB de Caxias nao estava muito distante ideologicamente do PDT de Buzios, tanto que nao teve dificuldade em indicar o vice de Mirinho. Para mostrar que as afinidades políticas eram grandes, Zito chegou a prestigiar Mirinho comparecendo à Convenção do PSDB de Búzios. Veja abaixo a foto da Convenção.
Convenção do PSDB, JPH, 8/4/2008 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário