terça-feira, 12 de abril de 2011

Transparência Já

Em uma reunião do PT o então deputado estadual Chico Alencar propôs que na campanha eleitoral de 2004 o partido colocasse todas as contas de campanha em tempo real na Internet. Presente à reunião, Delúbio, tesoureiro do partido, retrucou com uma frase que ficaria famosa: "Ô, Chico, transparência demais é burrice".   

Parece que o nosso prefeito é adepto da tese delubiana. Logo assim que o Boletim Oficial (BO) começou a ser impresso na gráfica oficial do Estado do Rio de Janeiro havia um link que permitia acessá-lo via Internet. Tempos depois esse link sumiu misteriosamente. Apesar de a prefeitura ter blog e site, nada de por neles formas de acessar o BO. Além disso, ele sai na sexta, mas só é encontrado na segunda. Mesmo assim quando se acha. O mais comum é tê-lo em mãos na terça, quatro dias depois. De vez em quando somos surpreendidos com a publicação de edital de licitação no jornal O POVO. Foi o caso da licitação para limpeza de estátuas e do estacionamento. É a tese delubiana levada ao extremo porque o jornal não circula em Búzios.

Na mesma linha de esconder informações importantes para o cidadão buziano configurou-se o portal Contas Públicas do governo. Ele sofreu modificações recentes na mesma direção defendida por Delúbio. Antes, as despesas, empenhos e pagamentos, vinham com algumas informações discriminando se era aluguel, obra, combustível, etc. Limitou-se também a abrangência temporal da pesquisa. Agora só são fornecidas informações de despesas ou receitas do ano corrente. Vê se pode?

Em 2008, Mirinho prometeu transparência e participação. Nem uma coisa nem outra. Enganou muita gente. A quem o prefeito enganador pensa que vai enganar em 2012?

Comentários:

Clovis Batebola disse...
Se não me engano, é lei a transparência diária em alguns municípios, de acordo com a número de habitantes.

Mas, eu lembro que Buzios fazia propaganda de sua transparência. De repente, a maré baixou.

Estranho

408

Um comentário:

  1. Se não me engano, é lei a transparência diária em alguns municípios, de acordo com a número de habitantes.

    Mas, eu lembro que Buzios fazia propaganda de sua transparência. De repente, a maré baixou.

    Estranho

    ResponderExcluir