sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Pesquisa eleitoral 1

Tive acesso, hoje, a pesquisa 0123/2010 do Iguape. O Instituto não informa os dias em que foram feitas as entrevistas. Só fala que a pesquisa foi feita em dezembro deste ano. Foram entrevistadas 400 pessoas, sendo 200 do sexo masculino e 200 do sexo feminino, todos com mais de 16 anos de idade, ou seja, eleitores da cidade. A margem de erro é de 4,9%. A pesquisa faz algumas revelações preocupantes: 
1) A população de Búzios ainda está presa à dicotomia Mirinho-Toninho. 
Se as eleições para prefeito fossem hoje, 7,8% votariam em Mirinho. Em segundo lugar, ficaria Toninho, com 6,3%  dos votos. Este é o resultado da pesquisa espontânea.
Na pesquisa estimulada, permanecem os dois disputando os primeiros lugares: Mirinho com 16,8% e Toninho com 9,8%. A diferença é que Evandro, que tinha apenas 2,0% na espontânea, nesta modalidade, encosta no segundo colocado com 9,3%. 
2) Na pesquisa, além dos dois inhos, foram colocados os nomes de vereadores (Evandro, Joyce, Genilson), de empreiteiro (João Carrilho), de ex-vereadora (Maria Alice), de ex-secretários (Dr. André, Otavinho, Salviano e Ruy Borba), do grande especulador imobiliário (Clemente) e Valdívia. A pesquisa confirma que Salviano (1 indicação), Clemente (2), Ruy Borba (2), Alexandre (4) e Otavinho (5) não têm votos.  
Se considerarmos os secretários atuais e os ex-secretários, os vereadores atuais e os ex-vereadores, como vinculados, de alguma forma, aos dois inhos, os únicos nomes que poderiam representar verdadeiramente a terceira via seria o especulador imobiliário Clemente e o desconhecido Valdívia. Não temos ainda um nome comprometido verdadeiramente com as lutas das entidades civis e das camadas populares de Búzios.

3) O principal problema da cidade é saúde pública. Recebeu 157 indicações (39,3%). Seguem-se em ordem decrescente: saneamento básico com 56 (14,0%); transporte coletivo com 45 (11,3%); e oportunidades de emprego com 29 (7,3%).
274 

Nenhum comentário:

Postar um comentário