Publicidade 1

Publicidade 1

publicidade 2

publicidade 2

terça-feira, 16 de abril de 2013

Dizer o quê?

Hoje acompanhei a minha segunda licitação na vida. Pensei que a primeira fosse inesquecível. Ledo engano.  A segunda a superou, e como! Claro que tive que tomar algumas providências. Tive sorte por ter sido  privilegiado pelos deuses com algumas "informaçõezinhas" básicas. Em primeiro lugar, nunca tive um edital em minhas mãos. Desta vez, ele caiu em minhas mãos de forma digital, por banda larga. Pelo espaço, como queira. Que maravilha. Serviço quase completo. Precisei de pouca coisa pra saber de tudo. Apenas uma pequena pesquisa em boletins oficiais (BOs) anteriores, me deu o quadro geral, que postei em "Como é bom um paraíso terceirizado".

Sabendo de tudo isso, resolvi dar uma de jornalista investigativo,  imitando Jânio de Freitas da Folha de São Paulo, que publicava anúncios no próprio jornal antecipando resultados de licitações dirigidas do governo federal. Fui até Cabo Frio e com R$ 4,00 publiquei no jornal Folha dos Lagos um anúncio classificado cifrado sobre o resultado da licitação para "contratação de empresa especializada em tecnologia da informação para licença de uso de sistemas integrados (software) de gestão pública" de Búzios (Ver foto do anúncio).

Jornal Folha dos Lagos, 16/04/2013, página 7

 Confesso que o erro de português do anúncio não foi meu.

Às 14:00 horas de hoje, estava a postos para acompanhar a licitação e confirmar meu anúncio classificado. Qual não foi meu espanto, ao não ver entre as empresas participantes do pregão a tal da Feire que me garantiram, via banda larga, que ia ganhar a licitação. A ganhadora foi uma tal de "Mobilização Pública" com R$ 108.000,00 mensais, já incluídos os custos com a implantação do sistema. As duas empresas que cuidavam do TI  (saúde e fazenda) no governo Mirinho consumiam 64 mil reais, sem contar os custos de implantação. Contando com eles, não chegavam a 80 mil reais. Ainda deve-se aguardar os aditivos de praxe, mais ou menos 25% de acréscimo. Vamos gastar mais de 50% do que gastávamos.

Quando sai da licitação, tudo se esclareceu ao conversar com uma outra pessoa que estava acompanhando a licitação comigo. Ele, que acompanhava a licitação a serviço de uma outra empresa preterida no processo via edital também dirigido, me informou que havia nome fantasia e nome real das empresas participantes. O nome "Mobilização Popular" talvez fosse o nome real da empresa que adotava o nome-fantasia "Freire informática". Toda charada foi solucionada com uma simples visita ao site da empresa-fantasia. Ver abaixo:

"Somos a FREIRE INFORMÁTICA. E assim como você, estamos de olho no futuro. Para isso, desenvolvemos sistemas da mais alta tecnologia, que têm como objetivo facilitar cada vez mais a sua administração.

A palavra de ordem é Modernização Pública.



Observação 1:

Mais uma vez a pregoeira, de Araruama, Graciana, não me forneceu a ata da licitação, apesar de me identificar como membro da ONG Ativa Búzios, entidade que faz acompanhamento, há mais de 10 anos, do uso do dinheiro público em Búzios. Diga-se de passagem, os governos anteriores dos INHOS sempre forneceram as atas pedidas pela entidade. Ao outro assistente da licitação foi negado o direito de manifestar-se durante o pregão. A ditadorazinha-pregoeira teve comportamento bem de acordo com o resultado da licitação.

Observação 2:

Este relato será enviado para a Procuradoria Municipal de Búzios, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e Controladoria Geral da União. E, ia me esquecendo, para todos os vereadores de Búzios. 

Comentários:
  1. Oi Luiz, parabéns!!

    Para colaborar: a razão social da empresa que detém esse domínio é Freire Informática Ltda.

    Não sei como é o processo licitatório mas se ela ganhou mesmo, é o nome acima que deve aparecer numa possível contratação. Ah, o CNPJ dela, caso queira consultar na receita, é 01.210.562/0001-22

  2. Trabalho completo! BARBA, CABELO E BIGODE! mandou muito bem. Parabéns, cidadão Luiz!

  3. já passa o contato da empresa aqui no Rio pra facilitar a vida de todo mundo (ofícios):
    Freire Rio
    Rua Passos da Pátria, nº 105 - salas 501,503,505 e 507 (Office Mont Blanc), Bairro 25 de Agosto, Duque de Caxias/ RJ
    Telefone: (21) 3167-4046 / 3167-4075 / 3167-4076 e 3167-4077

  4. Parabéns nobre Luiz, pelo excelente trabalho. É uma lastima observar que o carro forte da então campanha, denominado de " MUDANÇA ", tá longe de ocorrer, os vícios continuam, e em alguns aspectos como este até pior, haja vista o fato de quase dobrar o valor pago. Conheço servidor Buziano ou até mesmo contratado ainda atuando na administração, que faz estes tipos de trabalho perfeitamente. Não haveria ônus a mais para a municipalidade, mas fazer o que se tem-se que justificar uma boa lavanderia d
    e roupas! Rsrs... .
    Este governo ainda acredito, vai superar os outros 2 mole mole, em estilo mais ditatorial do que nunca! Quero saber quando o MP vai resolver fechar as portas da Prefeitura e fazer uma varredura. Em 100 dias de governo, e já tantos indicios suspeitos nos atos licitatórios geral!
    É a Onda do 20, VinTe Fu fu ... .

    Comentários no Facebook:

    Andre Coutinho Acertou você e o Jornal O Peru Molhado




    Meu comentário:

    André, não só eu e o Perú Molhado. O vereador Henrique Gomes me disse ontem que também fez um discurso na quinta-feira passada (dia 11) antecipando a  vitória da Freire Informática. Tá gravado!


    A "transpárência" em Búzios está meio ofuscada...


    Muitas vezes a transparência não é transparente, ela simplesmente não existe.


    Não se trata de ter votado ou não no atual Prefeito. Tal forma de agir, em licitações, é a mais pura tradução da traição, pois, certamente, a imensa maioria que depositou nas urnas o seu voto, para impedir que o "inho" ganhasse, esperava um pouco mais. Isto é vil, porque mina a esperança em dias melhores. O atual Prefeito comprometeu-se a fazer tudo diferente, dos anteriores, e está muito pior, porque nem as atas entrega. Seu relacionamento é obscuro. Vamos lutar até o fim, pois o dinheiro do povo de Búzios está sendo jogado na lata do lixo, com farta distribuição de emprego público e licitações super faturadas (basta ver a de aluguel de carros), dirigidas. Vamos mobilizar o povo de Búzios, para dar um basta nisso, pois, se este governo está assim, nos 4 primeiros meses, imagina daqui a 6 meses, daqui a 1 ano, daqui a 4 anos???? Vamos à luta, minha gente.