Páginas

sábado, 22 de setembro de 2012

Pesquisa eleitoral registrada de Rio das Ostras


Sabino aparece com grande vantagem nas intenções de voto para prefeito do município de Rio das Ostras
21/09/2012
Introdução

​Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência entre os dias 11 e 12 de setembro no município de Rio das Ostras aponta grande vantagem do candidato Sabino (PSC), que tem 73% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Zezinho Salvador (PSDC) com 11%.

Os demais candidatos encontram-se em outro patamar de intenção de voto: Elisangela Broder (PTN) tem 2%, Dr. Castro (PR) atinge 1% e Lena (PSOL) não atinge 1% das intenções de voto.

Os eleitores que têm intenção de votar em branco ou anular o voto representam 3%, enquanto os indecisos ou que não respondem à pergunta somam 11%.

Período de campo: De 11 e 12 de setembro de 2012 
Tamanho da amostra: 406 eleitores 
Margem de erro: 5 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95% 
Solicitante: BRASILEIRA PRODUTORA DE VÍDEO, PUBLICIDADE E PROPAGANDA LTDA - ME 
Registro: Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo Nº 00092/ 2012 
Data de Publicação: 17/09/2012

Detalhes

Espontânea

​Quando perguntada a intenção de voto sem a apresentação dos nomes dos candidatos (pergunta espontânea), Sabino aparece com 62% das intenções de voto, Zezinho Salvador tem 7% e Elisangela Broder, 1%. Os demais candidatos não atingem 1% de intenção de voto espontânea. Os votos brancos e nulos somam 4% e os indecisos ou que não respondem são 24%.

Rejeição

Quando perguntado aos eleitores de Rio das Ostras em quais dos candidatos não votariam de jeito nenhum, as candidatas Elisangela Broder e Lena apresentam índices de rejeição de 18% e 17%, respectivamente. Os candidatos Dr. Castro e Zezinho Salvador aparecem ambos com 14% das menções. Já Sabino é o que tem a menor rejeição, 7%. Os eleitores que declaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos representam 10% dos entrevistados e outros 47% preferem não responder ou declaram não saber em quem votar. Na pergunta de rejeição, o IBOPE Inteligência dá aos entrevistados a opção de citar mais de um candidato.

Avaliação da administração municipal

A administração atual do Prefeito Carlos Augusto é avaliada de forma negativa (ruim/ péssima) por 39%, enquanto 34% a consideram regular e 25% a classificam positivamente (ótima/ boa).

No que diz respeito à forma como o Prefeito de Rio das Ostras vem administrando o município, 34% dos eleitores a aprovam e 54% a desaprovam. Outros 11% não sabem ou preferem não responder a pergunta.

Saúde (53%) e Abastecimento de água (43%) são consideradas pela maior parte dos entrevistados como as áreas mais problemáticas do município. Em seguida vem a rede de esgoto, com 34%, e segurança pública com 33%. Estes percentuais correspondem à soma das três áreas que o entrevistado poderia mencionar.

Avaliação das administrações estadual e federal

No que diz respeito à administração do Governador Sérgio Cabral, 38% do eleitorado de Rio das Ostras a classifica positivamente (ótima/ boa), enquanto outros 37% a consideram regular. Aqueles que avaliam a administração estadual de forma negativa (ruim/ péssima) somam 16%. Os entrevistados que não sabem avaliar ou que preferem não responder totalizam 9%.

A administração da Presidente Dilma Rousseff é avaliada positivamente (ótima ou boa) por 60% dos entrevistados. Aqueles que a avaliam como regular representam 30% dos entrevistados, enquanto outros 7% a avaliam de forma negativa (ruim ou péssima). Os eleitores que preferem não responder ou não sabem avaliar a administração federal somam 4%.

Fonte: IBOPE


Nenhum comentário:

Postar um comentário