sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mudanças na Câmara de Vereadores de Búzios

Sai o Controlador Interno Joel Antônio de Farias nomeado pelo Ato da Mesa nº 3, de 09/01/2013, e exonerado pelo Ato nº 198, de 14/11/2013.

Entra Vladimir Sant'Ana de Farias (Zidane) nomeado pelo Ato nº 202, de 25/11/2013. Zidane ocupara anteriormente o cargo de Diretor de Departamento de Administração e Contabilidade da Câmara Municipal de Armação dos Búzios. (Boletim Oficial, 612, de 28/11/2013).

Observação:

Participe da Enquete da CPI dos Bos respondendo no quadro situado no canto superior direito do blog.
Grato.


Enquete: a CPI dos BOs vai terminar em Pizza?

Foto da capa do site da Câmara de Vereadores de Armação dos Búzios

O blog promove mais uma enquete. O assunto do momento é a CPI dos BOs que está rolando na Câmara de Vereadores. Rolando e enrolando. A comissão não se reúne. Nenhuma reunião pública. Ninguém fica sabendo de nada. Já tem mais de dois meses que foi "instaurada". É uma CPI que precisa de outra CPI- uma CPI popular- pra investigá-la, porque já existem fortes indícios de que vai terminar em uma enorme pizza!

Participe respondendo à enquete situada no canto direito superior do blog. O resultado da enquete será enviado, antes do recesso (dia 21/12), não só para os membros da CPI, mas para todos os vereadores, para que saibam o que o povo de Búzios está achando do comportamento deles no Legislativo.

Grato pela participação.

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Valeu Madiba!

Mandela, foto do blog descortinamental

 1918- 2013 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O homem perde mais uma ... adivinha quem?

PROCESSO          :             
RHC 36651          UF: RJ   REGISTRO: 2013/0093295-9
NÚMERO ÚNICO             : 0058757-65-2012.8.19.0000     
                              
RECURSO EM HABEAS CORPUS                VOLUMES: 1      APENSOS: 0
AUTUAÇÃO       :              10/04/2013
RECORRENTE     :              RUY FERREIRA BORBA FILHO
RECORRIDO       :              MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RELATOR(A)       :              Min. LAURITA VAZ - QUINTA TURMA
ASSUNTO           :              DIREITO PENAL - Crimes Previstos na Legislação Extravagante - Crimes da Lei de licitações
LOCALIZAÇÃO   :              Entrada em COORDENADORIA DA QUINTA TURMA em 21/11/2013
TIPO      :              Processo Eletrônico

    NÚMEROS DE ORIGEM
    PARTES E ADVOGADOS
    PETIÇÕES
    FASES
    DECISÕES

04/12/2013         -             15:05     -             MANDADO DE INTIMAÇÃO Nº. 003872-2013-CORD5T (ACÓRDÃOS) COM CIENTE DO REPRESENTANTE DO(A) MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ARQUIVADO NESTA COORDENADORIA

04/12/2013         -             11:45     -             PETIÇÃO Nº 431861/2013 (CIÊNCIA PELO MPF) JUNTADA

03/12/2013         -             12:53     -             PETIÇÃO 431861/2013 (CIÊNCIA PELO MPF) RECEBIDA NA COORDENADORIA DA QUINTA TURMA

02/12/2013         -             16:02     -             PETIÇÃO Nº 431861/2013 CIEMPF - CIÊNCIA PELO MPF PROTOCOLADA EM 02/12/2013. (código da fase no CNJ: 118)

28/11/2013         -             15:10     -             CÓPIA DOS AUTOS EM ARQUIVO DIGITAL ENTREGUE AO(À) MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (REPRESENTANTE: DIRCEU LUSTOSA RODRIGUES)

26/11/2013         -             16:01     -             CÓPIA DOS AUTOS EM ARQUIVO DIGITAL ENTREGUE AO(À) MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (REPRESENTANTE: JOSÉ CLEVERSON SANTOS FRAGA)

25/11/2013         -             07:04     -             ACÓRDÃO PUBLICADO NO DJE

RECURSO EM HABEAS CORPUS Nº 36.651 - RJ (2013/0093295-9)  RELATORA : MINISTRA LAURITA VAZ RECORRENTE : RUY FERREIRA BORBA FILHO ADVOGADOS : RAPHAEL MATTOS    ARY BERGHER E OUTRO(S)   MARCELA PERILLO BAPTISTA RECORRIDO : MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO EMENTA

RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS. PROCESSUAL PENAL. FRAUDE OU FRUSTRAÇÃO AO CARÁTER COMPETITIVO DE PROCEDIMENTO LICITATÓRIO. ARGUIÇÃO DE INÉPCIA DA PEÇA ACUSATÓRIA E DE AUSÊNCIA DE JUSTA CAUSA. DENÚNCIA GERAL. POSSIBILIDADE. INÉPCIA NÃO CONFIGURADA. LASTRO MÍNIMO PROBATÓRIO COMPROVADO. TRANCAMENTO DA AÇÃO PENAL. DESCABIMENTO. PRECEDENTES. RECURSO DESPROVIDO. 1. A teor do entendimento desta Corte, é possível o oferecimento de denúncia geral quando uma mesma conduta é imputada a todos os acusados e, apesar da aparente unidade de desígnios, não há como pormenorizar a atuação de cada um dos agentes na prática delitiva. No caso, a denúncia não é inepta, mas apenas possui caráter geral, e tampouco prescinde de um lastro mínimo probatório capaz de justificar o processo criminal. Precedentes. 2. A denúncia descreve a conduta delituosa em tese praticada pelo acusado (determinação de abertura dos envelopes mesmo diante de flagrante ilegalidade), relatando, em linhas gerais, os elementos indispensáveis para a demonstração da existência dos crimes, nomeadamente o modus operandi do delito (alteração repentina de cláusula significativa do edital, a cinco dias do certame, com o fim de impossibilitar a concorrência) e a vantagem indevida supostamente visada pelos agentes (emissão de empenho no valor total de R$ 2.338.226,94 à empresa beneficiada), bem assim os indícios suficientes para a deflagração da persecução penal. 3. Nos crimes de autoria coletiva, é prescindível a descrição minuciosa e individualizada da ação de cada acusado, bastando a narrativa das condutas delituosas e da suposta autoria, com elementos suficientes para garantir o direito à ampla defesa e ao contraditório, como verificado na hipótese. 4. Não se pode, pois, de antemão, retirar do Estado o direito e o dever de investigar e processar, quando há elementos mínimos necessários para a persecução criminal. 5. Recurso desprovido.

ACÓRDÃO
Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da QUINTA TURMA do Superior Tribunal de Justiça, na conformidade dos votos e das notas taquigráficas a seguir, por unanimidade, negar provimento ao recurso. Os Srs. Ministros Jorge Mussi, Marco Aurélio Bellizze, Moura Ribeiro e Regina Helena Costa votaram com a Sra. 
Documento: 32395573 - EMENTA / ACORDÃO - Site certificado - DJe: 25/11/2013 Página  1 de 2
Ministra Relatora. Brasília (DF), 12 de novembro de 2013 (Data do Julgamento)
MINISTRA LAURITA VAZ  Relator

22/11/2013         -             18:54     -             ACÓRDÃO DISPONIBILIZADO NO DJE EM 22/11/2013

22/11/2013         -             07:38     -             ACÓRDÃO AGUARDANDO PUBLICAÇÃO - PREVISTA PARA O DIA: 25/11/2013

21/11/2013         -             15:51     -             PROCESSO RECEBIDO NA COORDENADORIA DA QUINTA TURMA

12/11/2013         -             16:00     -             RESULTADO DE JULGAMENTO FINAL: "A TURMA, POR UNANIMIDADE, NEGOU PROVIMENTO AO RECURSO."

29/04/2013         -             18:12     -             CONCLUSÃO AO(À) MINISTRO(A) RELATOR(A)

29/04/2013         -             12:06     -             PETIÇÃO Nº 129035/2013 (PARECER DO MPF) JUNTADA

29/04/2013         -             12:06     -             PROCESSO RECEBIDO DO MPF

29/04/2013         -             10:54     -             PETIÇÃO 129035/2013 (PARECER DO MPF) RECEBIDA NA COORDENADORIA DA QUINTA TURMA

26/04/2013         -             15:39     -             PETIÇÃO Nº 129035/2013 PARMPF - PARECER DO MPF PROTOCOLADA EM 26/04/2013. (código da fase no CNJ: 118)

15/04/2013         -             13:56     -             VISTA AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

15/04/2013         -             09:00     -             PROCESSO DISTRIBUÍDO AUTOMATICAMENTE EM 15/04/2013 - MINISTRA LAURITA VAZ - QUINTA TURMA

05/04/2013         -             12:56     -             PROCESSO REMETIDO À COORDENADORIA DE AUTUAÇÃO DE PROCESSOS RECURSAIS.

05/04/2013         -             12:54     -             CERTIDÃO: CERTIFICO QUE OS PRESENTES AUTOS FORAM FORMADOS POR ARQUIVOS RECEBIDOS NESTA SEÇÃO EM MÍDIA CD-R, ENCAMINHADA PELO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO - TJRJ, MANTENDO-SE A ORDEM DOS ARQUIVOS RECEBIDOS.

05/04/2013         -             12:30     -             AUTOS FÍSICOS REMETIDOS AO TRIBUNAL DE ORIGEM APÓS A SUA DIGITALIZAÇÃO, PASSANDO O RECURSO EM HABEAS CORPUS A TRAMITAR, A PARTIR DESTA DATA, DE FORMA ELETRÔNICA.


05/04/2013         -             07:53     -             PROCESSO RECEBIDO DA SEÇÃO DE REGISTRO DE PROCESSOS



Pobres e miseráveis da Região dos Lagos

Antigo lixão de Baía Formosa, foto de marcostristao2

Tendo em vista que o Programa Bolsa Família (PBF) completou 10 anos de existência com 13,8 milhões de famílias beneficiárias e orçamento de 23 bilhões de reais, resolvi pesquisar o atual estágio do programa na nossa Região dos Lagos, incluindo, como sempre faço, o município de  Rio das Ostras para efeitos comparativos.

Como não poderia deixar de ser o município da Região dos Lagos que tinha menos miseráveis ("extrema pobreza" para o IBGE: aqueles que vivem com 1/4 do salário mínimo) em 2010 foi Rio das Ostras. Da sua população total, 6,27% (6.580 pessoas) viviam com até 1/4 do salário mínimo. 

Rio das Ostras também foi o município da Região que mais reduziu a porcentagem de miseráveis na década passada (2000-2010): 13,66% miseráveis em 2000 e 6,27% em 2010. Uma redução de 54%.

Rio das Ostras também foi o município que tinha menos pobres. Viviam em situação de pobreza (aqueles que vivem com menos de 1/2 salário mínimo, segundo o IBGE), em 2010,  19,07% de sua população (20.014 pessoas). Destas, apenas 71%, 14.269 pessoas (equivalente a 4.197 famílias) recebiam do PBF, consumindo R$ 3.278.136,00 dos recursos do Governo Federal. Hoje, 5.349 famílias estão contempladas.

Registre-se que Rio das Ostras é o único município entre os analisados que possui Orçamento Participativo e políticas públicas de trabalho e renda sólidas e estruturadas como  a Zona Especial de Negócios (ZEN).
   
O segundo município que possuía menos miseráveis foi Arraial do Cabo com 8,30% (2.292 pessoas). Na década, reduziu a porcentagem de miseráveis em 31%. Eram 11,98% em 2000. Viviam em situação de pobreza 25,37% (7.010 pessoas) da sua população. Recebiam o Bolsa Família em 2010 76% dos pobres, correspondentes a  5.392 pessoas (1.634 famílias ) consumindo R$ 1.482.541,00. Este ano o número de famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família aumentou para 1.860.    

Em terceiro lugar, temos Armação dos Búzios com 8,98% (2.450 pessoas) se sua população vivendo em condições miseráveis. Em 2000, eram 12,60%. Uma redução de 29%. Viviam em situação de pobreza 6.204 pessoas (22,75% da população) com 96% delas (5.953 pessoas, 1804 famílias) atendidas, consumindo R$ 1.529.338,00. Em 2013, o número de famílias que recebem o Programa Bolsa Família diminuiu para 1.752. Uma redução de 52 famílias. Abriram mão por já poderem caminhar com as próprias pernas, sem ajuda do Estado ou foram cortadas por fraude? A secretaria de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda poderia nos esclarecer. Um vereador já denunciou da Tribuna que até mesmo alguns funcionários públicos comissionados recebiam Bolsa Família no governo Toninho.        

São Pedro da Aldeia vem em quarto lugar com 9,62% (8.433 miseráveis). Em 10 anos o município conseguiu reduzir a proporção de miseráveis em 47%. Em 2000, São Pedro tinha 17,83% de sua população constituídas de pessoas consideradas extremamente pobres pelo IBGE. Já os pobres eram 28,86% de sua população (25.291 pessoas). Noventa por cento (22.998 pessoas, 6.571 famílias) deles atendidos pelo PBF. Gasto do PBF: R$ 5.986.947,00.  Hoje, 7.014 famílias são atendidas.  

Iguaba Grande vem a seguir com 10,01 % (2.286 pessoas). Foi o município que menos reduziu a miséria na década passada. Apenas 27%. Em 2000, o município tinha 13,54% de sua população considerada miseráveis. Dos 6.497 pobres (28,46% da população) apenas 76% (4.960 pessoas, 1.550 famílias) participavam do PBF, com gasto de R$ 1.222.597,00. Hoje, 2.010 famílias (6.432 pessoas) são atendidas. 

Cabo Frio é o penúltimo colocado neste estudo. Sua proporção de miseráveis é a segunda maior, 10,18%, que correspondem a 18.860 pessoas. Em 2000, Cabo Frio tinha 19,87% de miseráveis. Na década, conseguiu uma redução de 49%. Em 2010, tinha 27,51% (50.985 pessoas) de sua população vivendo em situação de pobreza. Destes, 85% (43.747 pessoas, 12.867 famílias) estavam no PBF, consumindo R$ 11.386.497,00 dos recursos federais. Como ocorreu em Búzios, houve uma redução no número de famílias atendidas pelo PBF de 2010 para 2013. Em 2010, eram 12.867 famílias. Em 2013, eram 12.741. Redução de 126. As razões para o fato devem ser pesquisadas.    

Em último lugar, com a maior porcentagem de miseráveis, temos Araruama com 12,80% (14.256 pessoas). Na década conseguiu reduzir a proporção de miseráveis em 32%. Em 2000, tinha 17.926 miseráveis que correspondia a 21,79% de sua população. Em 2010, tinha 39.012 pobres (35,2%), dos quais apenas 70% (27.645 pessoas, 8.131 famílias) eram atendidos pelo PBF. Gastos: R$ 8.235.866,00. Em 2013, o número de famílias atendidas passou para 10.507 ( 35.723 pessoas).

   

Restaurante Buzin de Búzios é assaltado e bandido leva R$ 35 mil

"Assaltante entrou armado e encapuzado e fez funcionários reféns.

Bandido fugiu; polícia faz buscas na cidade e região. 


Um homem levou R$ 35 mil durante assalto em um restaurante de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (2). Segundo a polícia, o bandido estava armado e encapuzado e rendeu o gerente e o sub-gerente do restaurante Buzin, que funciona no Centro. Segundo testemunhas, na ação o assaltante jogou um dos gerentes no chão e obrigou o outro a deitar, os atingindo na cabeça com coronhadas. Os dois funcionários do restaurante foram presos no banheiro enquanto o assalto acontecia. O homem fugiu. A polícia faz buscas na cidade e região".



terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Vereador Henrique Gomes garante que CPI dos BOs não vai terminar em pizza

Veja o link: http://youtu.be/952zIGy2IgQ

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Banco Itaú responde ao blog



O Banco Itaú respondeu à minha postagem pelo Twitter. Com certeza, se a Prefeitura de Búzios fizesse o mesmo com as críticas dirigidas a ela nas redes sociais, o governo André estaria bem melhor. Por que o Itaú responde? Porque para o banco qualquer cliente é importante e sua administração sabe que uma crítica não respondida prejudica muito a imagem da empresa.   Por que então a Prefeitura não responde? Simplesmente porque não governam para a maioria da população, não estão nem aí para a população de Búzios. Não temos nem menos uma ouvidoria, Orçamento Participativo, apesar da presença do PT no governo nem pensar. A proposta orçamentária do governo que está na Câmara de Vereadores foi elaborada não sabe por quem?

Enfim, para a minoria para a qual governam e com a qual verdadeiramente se preocupam, o contato é direto via telefone ou pessoal mesmo!



Ver: http://www.ipbuzios.blogspot.com.br/2013/11/banco-itau-de-buzios-impede-acesso-de.html#axzz2mKRkyKpB

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  • fato! esse final de semana ficou com a porta fecha!!!! absurdo!!!!

Denise Morand

 comentou em uma postagem do Blogger.
Compartilhada publicamente  -  17:58
 
Tudo falsidade do Banco Itau! No domingo passado, dia 24/11 eu tinha que transferir um dinheiro para meu filho e a porta já estava emperrada. Ligue,i fiz a reclamação, anotei o nº do protocolo e a moça disse que ia encaminhar a reclamação para a empresa de segurança. Não adianta se "interessar" e não fazer NADA para corrigir o problema!

Quanto custa um Festival de Cinema?

Governo Mirinho Braga (2009-2012)


Extrato do contrato 18º Festival, BO 560, de 7/12/2012

Govenro André (2013-2016)


Extrato do contrato do 19º Festival, BO 612, de 28/11/2013

O Festival em 2012 recebeu patrocínio da Prefeitura no valor de R$ 75.000,00. Um ano depois, R$ 393.000,00. Um aumento de 524%! Qual a explicação, Doutor?

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segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Mais uma pizza?

A "CPI do BO" criada em 24 de setembro de 2013 pelo Ato nº 04 do presidente da Câmara de Vereadores de Búzios Leandro Pereira dos Santos até hoje não fez uma única reunião pública (republicana). Já se passaram mais de dois meses e ninguém sabe o que foi apurado até o presente momento pela CPI criada para "investigar possíveis irregularidades na edição do Boletim Oficial". Como o prazo não pode ser superior a 180 dias (artigo 48 da Lei Orgânica Municipal), como, em geral, as CPIs que foram constituídas em Búzios o foram por 90 dias prorrogáveis por mais 90 dias, e como o recesso se aproxima, corremos o risco de termos mais uma CPI que não vai dar nada, ou melhor, em pizza. Talvez nem ao menos ficaremos informados do que aconteceu!

As CPIs em Búzios merecem um estudo especial. Tivemos até hoje mais de uma dezena delas e nenhuma deu em nada.

Em postagem de 14/06/2011 (ver link abaixo)  escrevi que a “tão falada CPI do PARAFUSO, cantada em verso e prosa pelo vereador Messias como a única CPI que funcionou de verdade em Búzios- apesar dele ter participado de outras (estas seriam de "mentira"?)- não teve relatório final. Só com relatório final votado e aprovado pelo plenário da Câmara (Artigo 59 da Lei Orgânica Municipal) é que ele (o relatório) pode ser aceito pelo TCE-RJ como DENÚNCIA. Algo muito estranho deve ter acontecido na fase final da CPI. O presidente dela, vereador Flávio Machado, parece que, para se livrar da batata quente que estava em suas mãos, enviou seu "relato" para o Tribunal. Como não era uma "denúncia", o TCE  o aceitou como uma "comunicação" de um cidadão qualquer. Daí que teve que recomeçar tudo do zero”.

Fui informado por uma leitora membro do Conselho Municipal de Saúde de Búzios que “na época da CPI do parafuso, foi explicado no Conselho de Saúde, que era um parafuso especial para uma máquina importante do Hospital. Deve ter ata sobre isto. Seguindo o modelo da Globo, falaram muito no parafuso para disfarçar o desaparecimento de um caminhão de remédios e mais outras barbaridades como essa. ..enquanto isso... alguns iam ficando famosos por ajudarem doentes doando remédios. Esses crimes ainda vão dar o que falar” (Flor). 

Ver: "CPIs em Armação dos Búzios"

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