segunda-feira, 20 de setembro de 2010

De que planeta o Sr. veio, prefeito? I

Dizem que o poder corrompe as pessoas. Dizem também que ele inebria a alma de quem o detém. Embriagados pelas benesses do poder, as pessoas ficam incapacitadas de ver a realidade tal como ela é. Fechados intramuros, comportam-se como se tivessem acabado de vir de um outro planeta, tão absurda é a avaliação que fazem da realidade terrena em que seus eleitores vivem. Como verdadeiros extra-terrestres, fazem afirmações sem o mínimo sentido e gratuitas, já que não demonstram a mínima preocupação em prová-las.

Na entrevista que deu ao Jornal Primeira Hora (por que só a este jornal? por que não uma coletiva?), de 17/09/2010, o prefeito Mirinho assim se comportou. Parecia que ele aterissou por aqui para dar a entrevista e, logo depois, partiu de volta para o seu planeta particular onde vive em uma redoma, rodeado de bajuladores vinte e quatro horas por dia,  que passam o dia inteiro pintando um cenário róseo da cidade.

O prefeito falou de quase tudo. Falou de contas públicas, obras, licitação de transporte público, saúde, moralidade, cidadania, eleição para presidente da câmara e reeleição. Como a entrevista é muito grande, vamos dividi-la em três partes, onde abordaremos os assuntos por tópicos.

1) A questão da imprensa buziana.
O prefeito falou até da imprensa buziana. Eu como blogueiro me sinto um pouco "imprensa" e, confesso, não gostei nem um pouco como o prefeito a desrespeitou quando disse que se quisesse "teríamos toda a crítica positiva em jornais da cidade", bastando apenas "comprar espaço em jornais ou comprar jornalistas". Isso é o mesmo que considerar toda imprensa de Búzios venal. E o entrevistador não fez nenhum reparo à afirmação! Lamentável.

2) A questão da herança maldita.
É incrível. Mesmo passados quase dois anos, o governo continua usando o velho argumento da herança maldita para justificar o que não foi feito. Esquece que foi ele quem começou o endividamento da cidade. Em 2004, não passou o governo ao seu sucessor legitamente eleito (uma vergonha em uma cidade civilizada), mas passou para ele um caixa com insuficiência de R$ 4.465.776,00 e um déficit orçamentário de R$ 14.440.455,57. O primeiro valor foi apontado como uma das irregularidades e o segundo valor com uma das impropriedades das contas de gestão de 2004 de Mirinho. Estes dados foram retirados dos site do TCE-RJ, que emitiu parecer prévio contrário à aprovação das contas, fato confirmado depois pela Câmara de Vereadores de Búzios.

Realmente, o governo anterior foi desastroso para a cidade. Mas tem muita gente boa que considera este governo tão ruim, e até mesmo pior que o anterior. Para ficar sabendo disso, o prefeito precisa se desvencilhar dos puxa-sacos, sair às ruas, andar de van, conversar com as pessoas no mercado. Como é prefeito de uma cidade internacional, com intensa vida noturna, poderia também sair à noite com a família. Só assim tomaria um banho de realidade. Depois desse banho, poderia aterissar na cidade.

3) A questão das contas públicas.
O governo se vangloria de ter colocado as contas em dia. Por isso, pode fazer convênios com o estado e o governo federal. O prefeito chega a afirmar que a existência de parcerias com o estado, por si só, é prova de "credibilidade e seriedade". O atual governo poderia ser um pouco mais humilde e reconhecer que um dos poucos méritos do governo anterior foi justamente começar parcerias com o governo estadual e federal, coisa que a administração pública de 1997 a 2004- gestão anterior do prefeito atual- nem chegou perto. Nessa época, o governo municipal se comportava como um governo de uma cidade do interior, fechado às influências externas e, o que é fundamental, sem gente preparada para elaborar projetos. Hoje, a prefeitura se beneficia deste legado do governo anterior. Além disso, o estado está ensinando a prefeitura como conseguir recursos federais.

4) A questão do funcionalismo público.
O prefeito fala também em valorização do funcionalismo público com a elaboração do Plano de Carreira do Quadro Geral. Se pretende valorizá-los, por que então tentar dividir a categoria cooptando  guardas municipais, como fez? O que se quer é valorizar ou dividir a categoria? Pretende uma categoria dividida, para enfraquecê-la nas negociações salariais?

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sábado, 18 de setembro de 2010

Projeto de Lei Ficha Limpa VI

Recebi o e-mail abaixo do grupo avaaz. Por favor, teclem no link.

"Caros amigos,

O STF poderá liberar candidatos corruptos nas eleições! Políticos corruptos estão apelando para a legalidade da Ficha Limpa. Vamos deixar claro o que os brasileiros querem. Assine a petição, ela será entregue para o STF em alguns dias:

A Ficha Limpa corre sério risco. Candidatos corruptos, barrados das eleições de outubro, estão apelando para o Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a “constitucionalidade” da lei. Se eles ganharem todos os candidatos corruptos que conseguimos banir, serão liberados para disputar as eleições de outubro.
O STF está dividido, alguns juízes defendem a aplicação imediata da Ficha Limpa, mas os outros estão dizendo que a lei só deverá valer para 2012. Eles irão julgar a constitucionalidade da Ficha Limpa a qualquer momento. Nós precisamos agir rápido e deixar claro para os juízes do STF que a sociedade civil brasileira lutou arduamente para passar a Ficha Limpa e queremos que ela seja válida para as eleições de outubro!
Assine a petição ao STF pedindo a validação da lei Ficha Limpa. A petição será entregue diretamente ao Presidente do STF em alguns dias!

Graças à Ficha Limpa, mais de 242 candidatos notoriamente corruptos foram barrados das eleições de outubro. Esta lei simboliza uma melhoria imensa na qualidade dos nossos governantes. Porém, em uma medida desesperada para permanecer no poder, os candidatos banidos estão recorrendo ao STF para julgar a Ficha Limpa inconstitucional, a fim de concorrer nas eleições de outubro.
A Ficha Limpa é uma das leis mais democráticas do país, sendo introduzida e aprovada por um esforço da sociedade civil brasileira sem precedentes. Ela se tornou um símbolo de esperança por um governo livre da corrupção. Percorremos um longo caminho pressionando o Congresso, com telefonemas, e-mails e mobilização popular, agora precisamos nos certificar que o STF irá defender a vontade dos brasileiros e não dos corruptos. Assine a petição agora para garantir a validade da Ficha Limpa em outubro:

Obrigado por fazer parte deste incrível movimento contra a impunidade e por um governo sem corrupção.
Com esperança por uma eleição sem corruptos,
Graziela, Alice, Ricken, Paul, Milena, Iain, Mia, Alex and the whole Avaaz team

Ver: "Projeto de Lei Ficha Limpa I, II, III, IV e V"
Ver: "Projeto de Lei Ficha Limpa VII"

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O PIB de Búzios III

Veremos agora a nossa "indústria de transformação". Ela contribui com mais ou menos 0,4% do nosso PIB. Em 2006, totalizou R$ 2,003 milhões. O que produz nossa indústria? Os dados abaixo são do ano de 2004.

A principal produção é do setor "metalurgia". Contribuiu com 531 mil reais para o PIB de 2004. A seguir vem "vestuário" com 151 mil. Em terceiro lugar, temos "produção de madeira e mobiliário", com 91 mil. Em quarto, "produtos alimentares", com 66 mil. "Produção mineral não metálica" vem em quinto com 48 mil. E, em último, temos "produção gráfica".

Por que não partir das atividades produtivas existentes e tentar criar uma alternativa ao modelo vigente? 

Fonte: Estudos socioeconômicos dos municípios do Estado do Rio de janeiro 2008, TCE- RJ

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O PIB de Búzios II


Além dos setores "serviços", "aluguéis", "administração pública" e "construção civil", que vimos no artigo I sobre o PIB de Búzios, ele também é composto por outros setores econômicos, tais como "SIUP" (serviços industriais de utilidade pública), "comércio varejista", "comunicação", "instituição financeira", "transporte", "industria de transformação"e "agropecuária". 
"Apesar da pouca expressividade que a agropecuária tem no Estado do Rio de Janeiro , para muitos dos municípios das regiões Serrana, Centro-Sul, Norte e Noroeste Fluminense essa atividade adquire relevância, seja por sua representatividade econômica, seja pela utilização de mão-de-obra intensiva". Tais características justificam por si só a atenção governamental ao setor. Mas em Búzios, para o governo, só existe o turismo. Essa visão míope da economia buziana, não se justifica só por incompetência ou indolência. É também interesse em manter o povo em completa dependência dos favores do governo. O dia em que o povo for independente eles não se elegem nunca mais. 
Pesquisa da Pecuária Municipal – PPM, feita pelo IBGE, no ano de 2006, concluiu que tinhamos os rebanhos (Cabeças):
1)Bovino: 900
2)Equino: 150
3)Asinino: 12
4)Muar: 16
5)Suíno: 610
6)Caprino: 120
7)Ovino: 50
8)Galos, frangas, frangos e pintos: 1.000
9)Galinhas: 1.250
10)Codornas: 4.700
Vimos a pecuária. Veremos agora a produção agrícola. "Outra pesquisa do IBGE, consolidada na publicação Produção Agrícola Municipal – PAM, mensura as variáveis fundamentais que caracterizam a safra de mais de 60 produtos oriundos de lavouras temporárias e permanentes. Dentre eles, encontram-se aqueles de grande importância econômica, muitos sendo commodities. Outros têm uma relevância maior sob o ponto de vista social, pois compõem a cesta básica do brasileiro ou movimentam economias locais, dando sustento a famílias de baixa renda". Mas o governo de Búzios não está nem aí para a agricultura familiar.
A PAM de 2006 nos informa que produzimos em Búzios:
1) Mandioca (Tonelada): 400
2) Banana (Tonelada): 195
3) Coco-da-baía (Mil frutos): 100
4) Limão (Tonelada): 64

Fonte: Estudos socioeconômicos dos municípios do Estado do Rio de janeiro 2008, TCE- RJ
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Comércio exterior de Búzios


Pouca gente sabe, mas existe um comércio exterior de Búzios. Vou apresentar a abaixo os valores do ano de 2007, como curiosidade. Acredito que o governo desconheça esses dados. Talvez ele seja útil para os nossos estudantes. É a pujança da economia buziana caminhando com as próprias pernas. A incompetência, talvez aliada a preguiça, faz o governo  só se preocupar com uma única atividade econômica em Búzios: o turismo.  Basta mandar o secretário de turismo ficar viajando por  aí e esperar de braços cruzados pelos resultados.Vamos à nossa balança comercial.
Exportou-se, em 2007, de acordo com a SECEX (Secretaria do Comécio Exterior, Ministério da Fazenda)  US$ 128.525 e importou-se US$ 150.673. A composição da pauta de exportações foi a seguinte:
a) bens de consumo - US$ FOB 122.014
b) bens intermediários - US$ FOB 7.511
Observação 1: todos os valores numéricos citados abaixo equivalem ao US$ FOB.
Os principais produtos exportados foram:
1 MAIÔS E BIQUINIS,DE BANHO,DE MALHA DE FIBRAS SINTÉTICAS - 47.589
2 MAIÔS E BIQUINIS,DE BANHO,EXCETO DE MALHA - 45.681
3 CALÇADOS P/ESPORTES,ETC.DE MAT.TEXT.SOLA BORRACHA/PLÁST -  26.825
4 ARDÓSIA NATURAL TRABALHADA E OBRAS DE ARDÓSIA NAT/AGLOM - 7.511
5 SAIAS E SAIAS-CALÇAS,DE MALHA DE FIBRAS SINTÉTICAS - 1.189
6 SHORTS E SUNGAS,DE BANHO,EXCETO DE MALHA - 299
7 VESTIDOS DE MALHA DE ALGODÃO - 281
8 CALÇAS,ETC.DE MALHA DE ALGODÃO,DE USO FEMININO - 102
9 SAIAS E SAIAS-CALÇAS,DE MALHA DE OUTS.MATERIAS TÊXTEIS - 48 
Os principais países para onde Búzios exporta são:
1)-  ESPANHA - 37.844
2) -  ISRAEL - 34.173
3) -  PORTUGAL - 17.187
4) -  CHILE - 12.817
5) -  ESTADOS UNIDOS - 10.442
6) -  FRANÇA - 5.123
7) -  JAPÃO - 3.137
8) -  SUÉCIA - 2.445
9) -  MÉXICO - 2.238
10) -  AUSTRÁLIA - 1.824 
Por outro lado, a composição das importações foi a seguinte:
a) bens de capital -  US$ 83.275 (55,3%)
b) bens intermediários - US$ 13.868 (9,2%)
c)bens de consumo - US$ 53.530 (35,5) 
Os principais produtos da pauta de importações são:
1 OUTRAS UNIDADES DE MEMÓRIA 40.910
2 TAXÍMETROS,TOTALIZADORES DE CAMINHO PERCORRIDO,ETC. 20.496
3 OUTROS APAR.D/GRAVAÇÃO E DE REPRODUÇÃO DE SOM 12.108
4 SÊMEN DE BOVINO 11.693
5 INSTRUMENTOS,APARS.E MODELOS P/DEMONSTRAÇÃO ENSINO,ETC. 8.400
6 LANTERNAS MANUAIS 7.884
7 BOLSAS DE OUTRAS MATERIAS 7.064
8 ABAJURES DE CABECEIRA OU DE ESCRITÓRIO,ETC.ELÉTRICOS 5.645
9 INDICADORES/APONTADORES,P/MÁQUINAS AUTOMAT.PROC.DADOS 5.024
10 OUTROS PROJETORES DE IMAGENS FIXAS 4.642 
Os países de onde Búzios importa são:
1 CHINA 65.470
2 HONG KONG 49.356
3 SUÉCIA 11.693
4 ARGENTINA 8.400
5 ESTADOS UNIDOS 5.298
6 ESLOVACA, REPÚBLICA 4.925
7 TAIWAN (FORMOSA) 3.615
8 DINAMARCA 1.916
Observação 2: atentaram para a importação de 11,6 mil dólares de sêmen bovino. É o ítem 4 da pauta de importações. E o governo teima em não reconhecer a atividade agropecuária em Búzios. Para ele só existe o turismo.  
Fonte: Estudos socioeconômicos dos municípios do Estado do Rio de janeiro 2008, TCE- RJ.
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quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O PIB de Búzios I

O Produto Interno Bruto (PIB) de Búzios, na última medida feita pelo IBGE em 2007, é igual a R$ 1,16 bilhões. Encontram-se valores diferentes dependendo dos critérios de cálculo. A Fundação CIDE, por exemplo, em suas medições, desconta a produção de petróleo e gás, ou seja, não leva em conta a atividade econômica da "indústria extrativa" petrolífera em nossa costa. Em 2007, essa indústria contribuiu com R$ 843.808.000 (73,8%) para o PIB de nosso município. 

Dividindo-se o PIB pela população da cidade nesse ano, temos a renda per capita de R$ 47.471,00 em 2007. Essa renda é a 5ª renda per capita do Estado do Rio de Janeiro. Antes, sem o petróleo e o gás, ficávamos em 18º.

A principal atividade econômica de nossa cidade, sem considerar petróleo e gás, como não poderia deixar de ser, é a prestação de "Serviços". Correspondeu, em 2005, a 33,9% de toda riqueza gerada em nosso município. Desde 1997, os "Serviços" vêm crescendo a taxas altíssimas (27% ou mais), exceto nos anos de 2001 - que decresceu 6%- e de 2004- que praticamente não sofreu variação em relação ao ano anterior. O setor "Serviços" contribuiu com 14,990 milhões de reais para o PIB de Búzios em 1997. Dez anos depois, saltou para 102,582 milhões (2006).

O segundo setor mais importante da economia buziana já foi a "Construção Civil". Nos anos iniciais de existência autonoma- de 1997 a 1999- chegou a ocupar a primeira posição. Hoje, disputa o terceiro lugar com o setor "Administração Pública". Em segundo lugar, em 2006, temos "Aluguéis".

A "Construção Civil", nesses 10 anos, teve altos e baixos. Muito mais baixos que altos. Por causa das moratórias decretadas em 2003 e 2005, quando se discutia o Plano Diretor da cidade, diminuiu muito a participação do setor na economia. Estranhamente cresceu muito em 2004  e 2005- mesmo com moratória em vigor-, para tomar um tombo de 81%  em 2006. Neste ano, representou um pouco mais de 10% do PIB.

"Aluguéis" somaram 34,800 (13,1% do PIB) milhões de reais ao produto buziano. A contribuição dos "Aluguéis" ao nosso produto interno vem em crescimento constante desde 1997, mas a participação no total vem diminuindo. Caiu de 20% em 1997 para 13,1% em 2006.

A "Administração Pública" que participava com 4% (3,3 milhões de reais) do PIB em 1997, chega a 2006 com 12% (31,7 milhões). Um aumento de 840%. Também veio em um crescimento constante. Só teve uma queda de 26% em 2003 e de 15% em 2005, para voltar a subir em 2006, fechando em R$ 31,7 milhões. 

Essa participação da administração pública constitui um desvio de finalidade. Aquela que deveria fomentar a economia para gerar emprego e renda na iniciativa privada, deturpando a verdadeira finalidade da administração pública, é hoje a segunda grande empregadora da cidade com 2.500 funcionários. Isso, sem considerar os terceirizados.

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terça-feira, 14 de setembro de 2010

Chat da prefeitura

Entrei no site da prefeitura (http://www.buzios.rj.gov.br/). A opção "chat" te dá três possibilidades de links: ISS digital, fiscalização de finanças e gerência de informática. Os dois primeiros, estranhamente para um chat, estavam offline. Me dirigi ao suporte - o único online- e perguntei porque os dois chats estavam offline. Recebi a informação para aguardar um minuto que o atendente ia verificar. Fiquei 15 minutos esperando e nada. 

O chat é uma ferramenta muito boa de comunicação com a população. Mas se é para fazer que se faça direito. Um chat não pode ficar offline de jeito nenhum. Ainda mais em horário de expediente. Eram 12:12 h quando acessei.

O site não pode ficar desatualizado. O único conselho citado é o de meio ambiente. E os outros? 

O site tem também um espaço para divulgação de blogs. São citados os blogs do gabinete do prefeito, da Ana Tardelli, do Ricardo Noblat, da secretária Carolina Rodrigues, do Anderson Policarpo e do Carlinhos Gonçalves. O único blog que pode ser considerado público é o blog do gabinete do prefeito. Os outros são particulares, podendo inclusive ter cunho comercial com a postagem de anúncios, como é o caso do blog do Noblat. O blog do Carlinhos é um blog claramente da campanha do Jânio Mendes. Indiretamente, divulgando o blog do Carlinhos, o governo está fazendo campanha para Jânio. É preciso muito cuidado com isso. 

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segunda-feira, 13 de setembro de 2010

As terceirizações em Búzios 4 - varrição e capina

No B. O. nº 451, de 10/09/2010, mais uma prorrogação do contrato 53/2009 entre a Prefeitura e "Mega Engenharia Ltda" para o "serviço de varrição manual, capina/roçada manual e mecânica, catação e remoção de resíduos sólidos das ruas e avenidas setorização no município de Armação dos Búzios", ao custo de R$ 2.338.226,94, pelo prazo de 6 meses. Ou seja, R$ 389.704,49 por mês. 

É importante notar que a legalidade deste contrato está sendo questionada em Ação Civil Pública na Justiça do Trabalho (Processo nº 01423-2009-432-01-005). Segundo a juíza Núria, a licitação foi dirigida por "exigir empresa de engenharia". O correto seria permitir a disputa somente de empresas de "asseio e conservação, por ser categoria diferenciada com sindicato próprio". Assim como na contratação emergencial, na licitação houve novamente fracionamento, mas a mesma empresa - a MEGA- venceu em todos os lotes.

Registre-se que o objetivo social da "Mega Engenharia Ltda" não tem nada a ver com os serviços contratados. 

No processo administrativo não foram juntados:
1)a impugnação ao edital apresentada pela empresa "Cemax Administração e Serviços Ltda". Esta empresa "se insurgiu contra a restrição à competitividade consubstanciada na exigência do edital de que as licitantes fossem empresas de engenharia".
2)"despacho do secretário de planejamento dando razão à impugnante.
3)parecer do secretário de Serviços Públicos, contrário ao do planejamento.
4)despachos que se seguiram.
5)as alterações sugeridas pelo Planejamento.
6)manifestação final do presidente da Comissão de Licitação".

As controvérsias 1 e 6 colocam em cheque a lisura do procedimento licitatório. 

Na planilha da prefeitura, os tributos e encargos não foram discriminados. Estranhamente foi "previsto o pagamento de CPMF, tributo já extinto". 

O governo não está nem aí para a Justiça do Trabalho. Recorreu ao STF para que as suas terceirizações, se for o caso, sejam questionadas na Vara de Fazenda Pública. Enquanto isso, vai renovando, uma por uma, todas as terceirizações. Mas um dia a casa cai.



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Excelência é o povo

Este texto foi publicado no Jornal O Perú Molhado de 27/02/2009. Bem no início da gestão da atual mesa diretora. Pela sua atualidade, republico-o aqui. Talvez tenha alguma utilidade para a nova mesa a ser eleita para o próximo biênio (2011-2012), quem sabe?

"A nova mesa diretora (Messias, Felipe, Joice e Lorram) da Câmara de Vereadores de Armação de Búzios já mostrou a que veio. Na sessão de quinta-feira (19/02/2009) entrou com projeto de resolução (n° 3/2009) dispondo sobre a concessão das famigeradas diárias para servidores e vereadores. Quem se lembra da farra das diárias não gostaria nem um pouco de vê-las ressuscitadas. Teremos vereador fiscalizando vereador sobre seus gastos e sabemos o que o corporativismo é capaz de fazer. E já fez. A 3ª legislatura (2005-2008) se pensou nisso, não teve coragem de reinstituí-la. Esta legislatura, a 4ª, aproveitando-se de uma situação momentânea de desmobilização natural quando assume um novo governo, principalmente quando nem transição houve, teve o descaramento de colocar em pauta uma questão que o avanço democrático da cidade já colocara na lata de lixo da história de Búzios. Na legislatura passada já retornaram com as férias de 55 dias, passando por cima da vontade de mais de 2000 buzianos que em abaixo-assinado elaborado pelo vereador Adilson da Rasa, pleiteavam que suas excelências tivessem de férias o mesmo número de dias que um trabalhador comum. Ou seja, 30 dias. Só falta agora voltar com a remuneração das sessões extraordinárias. Pior ainda: talvez algum vereador ache que nossa Câmara deva ficar igualzinha à dos Deputados e resolva acabar com o voto aberto. Seria muito retrocesso. Só precisaria de 6 votos do atraso. Quantos temos hoje no plenário?

Em vez de diárias, o que a Câmara precisa, além de suas atribuições constitucionais, é contribuir para a ampliação da participação democrática e a elevação do nível de consciência política do cidadão buziano. Algumas medidas simples contribuiriam em muito para isso:

1) Horário das sessões às 18:00 horas.

2) Criação de um site atualizado da Câmara, onde fosse possível acessar o banco de leis municipais e algum tipo de interatividade com a população. É uma vergonha uma Câmara de vereadores de uma cidade internacional como Búzios não ter um site ativo.

3) Transmissão online via internet pelo site da Câmara. Existe uma resolução (401) de autoria do vereador Alexandre Martins que torna obrigatória a transmissão do áudio das sessões pelo internet. Isso é lei desde 22/06/2006!

4) Transmissão radiofônica das sessões. Quem não pudesse ir à Câmara ouviria a sessão em casa.

5) Câmara itinerante de dois em dois meses. Isso já é lei desde 3/08/2004 (resolução 263). Vossas excelências criam leis para vós mesmos não cumprirem!!!

6) Construção da sede própria. É um absurdo continuarmos, depois de 12 anos de emancipação, pagando aluguel. São mais de R$ 150.000,00 por ano. Havia uma dotação de R$ 300.000,00 no orçamento até 2006, que a mesa diretora ( Genilson, Alexandre, Messias e Flavio) do biênio (2007-2008) retirou para criar quase 30 cargos, muitos deles ocupados por parentes seus.

7) Concurso público urgente, pois de 76 cargos a Câmara só tem 5 concursados. No orçamento da Câmara deste ano não se tem nenhuma previsão de concurso. Vamos continuar fazendo loteamento político da função pública, preenchendo estes cargos unicamente pela barganha política ou pela vassalagem?"

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sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cadê o Canil?

Em 2007, foram vacinados 4346 animais: 4.011 cães e 335 gatos. É muito animal! Mas essa é a população animal que tem dono. Quantos estão abandonados nas ruas? Considera-se que Búzios e Cabo Frio podem ser recordistas em quantidade de cachorros abandonados. Por que a prefeitura de Búzios não criou  ainda um depósito municipal de animais, coisa que existe em todas as cidades civilizadas do mundo?

Agora, como têm coisas que só acontecem em Búzios, o governo alugou um caminhão devidamente equipado para "serviços de apreensão de animais soltos no município de Armação dos Búzios" (B. O. 446, de 06/08/2010). São R$ 22.804,20, por 6 meses. O que dá R$ 3.800,70 por mês. Uma perguntinha simples: para onde vão esses animais se a cidade não tem canil?

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