domingo, 11 de março de 2018

Mudinho da Rasa - Escultor de Búzios

Banner exposição


Na sexta-feira (9) última, às 18h30, foi inaugurada no Espaço Cultural Zanine a exposição "Mudinho da Rasa, escultor de Búzios". A exposição ficará em cartaz de 09/03 a 08/04.
"Nascido e criado na Rasa, Manoel Antonio da Costa, mais conhecido como Mudinho, foi um dos artistas populares de maior destaque dos anos 1970. Superou a surdez se expressando através de originais esculturas em madeira que colhia dos troncos abandonados de barcos velhos nas praias, transformando-os em arte de santos, totens e animais" (Fonte: Prefeitura de  "buzios")


Mudinho, pequena biografia

Mudinho, análise da obra

Esculturas, foto 1


Meu Comentário: 
Está de parabéns a Coordenadora de Cultura de Búzios Srª Monica Werkhauser pela realização da exposição do escultor de Búzios Mudinho (Manoel Antônio da Costa).
Digo isso porque Mudinho, (e principalmente sua obra), é pouco conhecido em Búzios, apesar de ter sido considerado nos anos 70 o maior artista popular do Rio de Janeiro. Muitas de suas esculturas podem ser encontradas na Europa. Segundo Alfredo José Altamirano, em artigo no jornal O Fala Sério (14/06/2008), Mudinho conheceu o sucesso em vida, e "acabou se tornando um artista respeitado e com presença cativa nas mais expressivas exposições individuais e coletivas realizadas no Rio de Janeiro. Suas obras podem ser comparadas com o destacado Aleijadinho de Minas Gerais que esculpiu em pedra sabão destacadas obras de santos e Cristo, em Ouro Preto". A Prefeitura de Búzios, através do prefeito Mirinho Braga, o homenageou dando a uma das escolas que construiu na Rasa o seu nome. Mudinho morreu em casa, vítima de infarto do miocárdio, aos 83 anos, no dia 6 de setembro de 1987. A lamentar, o fato do Espaço Zanine ficar fechado aos domingos. #pobrecidaderica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário