terça-feira, 6 de março de 2018

AUDIÊNCIA PÚBLICA LOTA CÂMARA DE VEREADORES DE BÚZIOS PARA DISCUTIR OFERTA DE ENSINO MÉDIO EM BÚZIOS

Mesa da Audiência Pública, com o Deputado Flávio Serafini presidindo


Plenário lotado

Cartaz explica atitude do prefeito

A Audiência Pública aconteceu nesta segunda-feira (05) às 17:30 horas. Presentes os deputados estaduais Flavio Serafim- que presidiu os trabalhos- e Jânio Mendes, a Defensora Pública estadual Eufrásia Maria de Souza, representantes da Secretaria Estadual de Educação, vereadores de Búzios (Presente: Gladys, Cacalho, Josué, Dida, Miguel Pereira, Lorram e Joice; Ausentes: Niltinho e Nobre) SEPE Lagos, UMEAB, AERJ, estudantes da ocupação, professores, mães e pais de alunos.
O Deputado Serafini leu Nota Pública do MP em que o órgão informa que medidas estão sendo tomadas face ao não cumprimento da decisão judicial do Juízo de Búzios. O Deputado Jânio sugeriu, e sua proposta foi acolhida, que os vereadores aprovassem um Decreto Legislativo revogando Portaria do prefeito que extinguia turmas e turnos do ensino médio no Colégio Paulo Freire e INEFI. Como a pauta de hoje (6) já estava fechada. O Presidente Cacalho resolveu pautar para a sessão de quinta-feira (8) a medida. O Deputado também sugeriu aos representantes da secretaria estadual de educação que se pensasse na construção de uma escola estadual de ensino médio na Rasa para o ano que vem.
O Colégio Paulo Freire está ocupado desde a manhã da segunda-feira (26) em protesto contra o fechamento de turmas e turnos do ensino médio municipal por parte do governo municipal.
A lamentar ,o fato do Executivo não ter enviado nenhum representante, mostrando claramente que o governo municipal não está nem um pouco preocupado com a situação do alunato.
Todos os presentes à mesa fizeram uso da palavra. Emocionante o discurso da faxineira da Escola Nicomedes e estudante do EJA noturno que implorou pela reabertura de sua turma, também fechada pelo governo municipal. Foi aplaudida de pé por todos os presentes. Os vereadores Lorram e Joice, por suas defesas da atitude do prefeito, receberam estrondosas vaias. Já Gladys e Cacalho foram muito aplaudidos. Foi também franqueada a palavra a pessoas presentes ao plenário.
Dos vereadores presentes, apenas Gladys, Cacalho e Dida haviam assinado o Documento de apoio ao Ensino Médio Municipal elaborado na primeira Audiência. Niltinho, que também assinara, não estava presente. Josué, Miguel, Joice e Lorram declararam que também assinariam o documento que repudia as medidas do Prefeito quanto ao ensino médio municipal. 
Após o termino da Audiência, o deputado e a defensora pública se dirigiram ao Colégio Paulo Freire ocupado, para verificarem in loco a situação atual da escola. Ambos estranharam a presença de guardas municipais armados (armas não letais) em frente ao portão de entrada do Colégio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário