domingo, 1 de outubro de 2017

Todo apoio ao povo catalão: Defender a democracia sempre valerá a pena

A Polícia Nacional espanhola impede que as pessoas entrem em um escola para votar em Barcelona
Fonte: CNN
O povo da Catalunha participa hoje (1º) do referendo da independência da Espanha, que o Tribunal Constitucional espanhol declarou ilegal. A policia nacional espanhola invadiu os locais de votação entrando em confronto com os eleitores. A CNN noticiou que "a polícia disparou balas de borracha em direção das pessoas que tentavam votar". Trinta e oito pessoas foram atendidas por serviços de emergência na parte da manhã, declararam as autoridades regionais. O presidente da província Catalã, Carles Puigdemont, condenou a "agressão indiscriminada" contra as pessoas que tentam votar pacificamente. Ele e outras autoridades catalães estão sendo impedidas de votar. Charles não pode votar em Girona, onde estava inscrito. Teve que votar em uma vila próxima. A ministra da Educação, Clara Ponsati i Obiols, foi removida com uso de força policial de sua mesa de votação.


Mapa da Catalunha, arte da CNN

O porta-voz do governo regional, Jordi Turull, disse em uma conferência de imprensa em Barcelona, ​​duas horas depois que a votação começou, apesar dos esforços do governo espanhol, que 73% dos locais de votação (4.666) funcionaram normalmente. Ele acusou Madrid de ser responsável por "uma violência estatal desconhecida da Espanha desde a época de Franco", referindo-se ao ex-ditador militar Francisco Franco, que governou o país com punho de ferro por 36 anos até 1975. Turull acrescentou que "a violação dos direitos fundamentais na Catalunha não é apenas um problema interno da Espanha, mas também um problema interno da UE, porque os catalães são cidadãos da UE". Quando perguntado por um repórter se tudo valeu a pena, respondeu: "Defender a democracia sempre valerá a pena".
O governo separatista da Catalunha permaneceu inflexível quanto ao prosseguimento da referendo sobre a independência. Muitas escolas escolhidas para a realização da votação foram ocupadas durante a noite na tentativa de mantê-las abertas no dia de hoje. Multidões protestaram em toda a região.
No início da votação, as autoridades espanholas recolheram as cédulas, as listas  de eleitores e o material da campanha. Milhares de policiais adicionais foram enviados para a região. Autoridades catalãs de alto escalão envolvidas na organização do referendo foram presas. E nos últimos dias, as autoridades espanholas bloquearam o uso de um aplicativo de localização de votação e apreenderam o software de contagem de votos.


Um homem coberto de sangue com a camisa rasgada é acompanhado por agentes da polícia, foto dailymail

Puigdemont, que convocou o referendo em junho, pediu aos eleitores que se dirijam aos locais de votação, apesar da oposição de Madri.
Os 5,3 milhões de eleitores do cadastro eleitoral foram convidados a responder sim ou não à pergunta: "Você quer que a Catalunha seja um estado independente, sob a forma de uma República?"
Os locais de votação devem fechar às 20 horas, hora local, de hoje. Os resultados são esperados em torno de 10 horas depois da votação.

Por que o referendo está ocorrendo?


A Catalunha, uma região rica no nordeste da Espanha, tem seu próprio governo regional - ou Generalitat - que já conta com independência considerável ​​em relação à administração da  saúde, educação e cobrança de impostos. Mas os nacionalistas catalães querem mais, argumentando que são uma nação separada com história , cultura e linguagem própria e que deveriam ter mais  independência fiscal. A região paga impostos a Madri e políticos pró-independência argumentam que as receitas tributárias são distribuídas de forma injusta em áreas mais ricas, demonstrando claramente que as receitas catalãs estão subsidiando outras partes da Espanha. 


Manifestantes fazem saudação fascista durante uma manifestação em Barcelona contra o referendo catalão no domingo, Os manifestantes fizeram uma saudação fascista durante uma manifestação em Barcelona por grupos de extrema direita contra o referendo catalão no domingo. CréditoPau Barrena / Agence France-Presse - Getty Images
Crédito
A campanha da Catalunha para a independência vem ganhando impulso desde 2010, quando a economia espanhola mergulhou em grande a crise financeira. Em 2014, foi realizada uma pesquisa simbólica na qual 80% dos eleitores apoiaram a separação completa.
A grande questão que está posta é esta: o que fará o governo catalão em caso de vitória do voto "sim".
Por Hilary Clarke, Laura Smith-Spark , Vasco Cotovio e Isa Soares , CNN

Fonte: "cnn"

Nenhum comentário:

Postar um comentário