sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Comentando a entrevista do vereador Lorram ao Jornal de Sábado

Vereador Lorram, foto jornaldesabado

Lendo a entrevista do vereador Lorram no Jornal de Sábado (ver "jornaldesabado") fiquei com a impressão que ele não consegue conviver com um mínimo de oposição na cidade. Falas do tipo "estou lá para somar" (repetida 4 vezes), "temos que dar as mãos", "a cidade precisa estar unida", etc, passa a ideia autoritária de que devemos abrir mão das nossas convicções e cerrar fileiras, como ele, junto ao prefeito André Granado. O vereador defende um pensamento único no município? Parece que Política para ele, só deve ser feita no período eleitoral, de 4 em 4 anos. Entre as eleições, todos deveriam "estar apoiando e ajudando" o prefeito para ele melhorar cada vez mais a cidade. 

Vindo de um vereador é um contra-senso. Um membro de uma casa eminentemente política deveria saber que suas falas por unidade com o prefeito também são políticas. Muito políticas. Propõe que vereadores abram mão de seus questionamentos em prol de um suposto bem para a cidade. E que bem seria esse? O bem da cidade ou o bem do grupo do prefeito? 

Seria muito bom para a cidade que o prefeito cumprisse o programa de governo defendido nas eleições? Aí, os que votaram nele, poderiam apoiá-lo para que o program fosse cumprido. Melhor ainda que governasse sem que cometesse malfeitos como apontados pela justiça buziana. Mas basta dar uma olhada nas inúmeras condenações sofridas pelo prefeito por dano ao erário na Vara de Fazenda Pública de Búzios para ver que as coisa não são bem assim. Algumas dessas condenações
remontam ao governo anterior de Toninho Branco. O processo dos 13 milhões foi muito reverberado no palanque em que o vereador estava nas eleições de 2008. Condenações confirmadas posteriormente em segunda instância, que tornam o prefeito um político ficha-suja, que só conseguiu disputar as eleições com uma liminar debaixo do braço. O processo segue. Outros também prosseguem na Vara ... Criminal! 

Como se unir com o prefeito nessas condições? Como esquecer os processos e as 21 licitações fraudadas? Ou não houve fraude vereador? Antes, o senhor dizia que o pessoal da CPI do BO fazia política, que tudo era invenção do Felipe Lopes e Gugu. Depois, acreditando que a CPI não ia dar em nada, declarou da Tribuna que assinaria a CPI das Licitações assim que a CPI do BO fosse concluída. Lembra vereador? Está registrado aqui no blog ("ipbuzios"). Acontece que as "invencionices" do Felipe-Gugu viraram inquérito no MP-RJ e processo administrativo no TCE-RJ e judicial no TJ-RJ. Como cerrar fileiras com um governo desses, vereador?

Mas, apesar de tudo, dá para compreender o vereador Lorram. Ele não sabe ser oposição. Lorram é o anti-anarquista buziano: tem governo, ele tá dentro. Nunca foi oposição na vida. Mas, por pouco tempo viveu situação semelhante, quando foi minoria na Câmara, durante a presidência de Joãozinho na Câmara (2011-2012). Nessa condição, Lorram, junto com Felipe, Messias e Leandro , foram forçados a fugir do plenário, meio envergonhados, para não deixarem reabrir o processo de julgamento das contas de 2004 de Mirinho, como pretendia o G-5 de então. Ainda bem que as coisas duraram poucos meses, com o providencial retorno da vereadora Joice à bancada de apoio de Mirinho.   

Mas, o povo buziano perdoou as fugidas dos edis, talvez reverenciando a fidelidade. Lorram aumentou seus votos em relação à 2008, pulando de 668 para 851 votos em 2012. Ao contrário, Joice, que também se reelegeu, perdeu alguns votos, talvez punida pela traição, passando de 579 para 537 votos em 2012. Em 2008, Lorram foi eleito como vereador da bancada de apoio ao prefeito eleito Mirinho. Já em 2012 foi eleito como vereador de oposição, tendo em vista a derrota do seu candidato a prefeito. Mas, como não consegue ser oposição, quase que imediatamente após o pleito, bandeou-se para o lado do Prefeito André Granado, passando a fazer parte de sua bancada de apoio parlamentar. Tudo indica que essa movimentação para os braços do prefeito André não foi muito bem vista pela população buziana. Apesar da "votação expressiva" obtida pelo vereador, como ele mesmo afirma na entrevista, Lorram perdeu 285 votos nas eleições do ano passado em comparação a 2012. Em Búzios, 285 votos são votos pra caramba. Acredito que o recado dado não tenha sido compreendido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário