quinta-feira, 8 de setembro de 2016

E aí candidatos o que tens a dizer destes desempenhos medíocres?

A meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais (AI) do Ensino Fundamental (1º ao 5º) para 2015 foi alcançada por 74,7% das redes municipais. O resultado demonstra o esforço dos municípios, que respondem por 82,5% das matrículas nesse nível de ensino na rede pública.

As metas não foram cumpridas nos anos finais (AF) do Ensino Fundamental (6º ao 9º), apesar do índice ter evoluído. O indicador relaciona o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala, obtidas pela Prova Brasil/Saeb, com dados do fluxo escolar, via Censo Escolar do Ensino Básico.

"Há evolução, mas em um nível aquém do que os estudantes brasileiros conseguem e merecem. Precisamos de uma reforma no Ensino Médio e de uma maior articulação das redes municipais e estaduais de ensino", defende Maria Inês Fini, presidente do Inep.

O índice nos anos iniciais do Ensino Fundamental vem evoluindo progressivamente desde que o Ideb começou a ser calculado, em 2005, permitindo o monitoramento das escolas e das redes de ensino. O Ideb passou de 3,8, em 2005; para 5,5, em 2015, superando as metas estipuladas. Este ano, apenas três estados não alcançaram as metas: Amapá, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Os anos finais do Ensino Fundamental também melhoraram no índice, passando de 4,2, em 2013; para 4,5, em 2015; embora não tenham alcançado a meta para este ano, de 4,7. Nesse nível de ensino as responsabilidades estão divididas: a rede estadual responde por 43,6% dos alunos e a rede municipal, por 41,7%. Cinco estados superaram a meta: Goiás, Ceará, Mato Grosso, Amazonas e Pernambuco.

Entre os municípios da Região dos Lagos (e Rio das Ostras) o município que apresenta o melhor desempenho nos anos iniciais (AI) do Ensino Fundamental (4ª e 5ª séries) é Rio das Ostras com nota 6,1, superior à meta de 5,5. Nenhum outro município da região conseguiu alcançar a meta. Por que candidatos?

Vejam o desempenho de cada município nos Anos iniciais do Ensino Fundamental:
1º) Rio das Ostras - 6,1 (meta: 5,5)
2º) Iguaba Grande - 5,8 (meta: 5,4)
3º) Armação dos Búzios - 5,3 (meta: 5,2), mas inferior a 2013: 5.5
4º) Araruama - 4.9 (meta: 5,3)
      Cabo Frio - 4,9 (meta:5,3)
6º) São Pedro da Aldeia - 4,7 (meta: 5,1) 
7º) Arraial do Cabo - 4,6 (meta: 5,3)

Os senhores candidatos a prefeito dos municípios da Região dos Lagos poderiam visitar, acompanhados de seus futuros secretários de educação, a escola Emílio Sendim, localizada no município de Sobral (CE) e verificar porque esta escola teve nota 9,8 no IDEB de 2015. Que tal humildemente aprender com eles? Os municípios são pobres, logo eles não devem gastar muito com a Educação. Devem ter alguma coisa mágica como "vontade de fazer", que parece faltar por aqui! Se não quiserem ir muito longe poderiam vistar o município Comendador Levy Gasparian (RJ) para saber porque uma cidade tão pobre consegue obter a nota 6,5, muito superior às notas de cidades tão ricas como as nossas. 

Outras escolas destaques:
Ensino Fundamental – Anos Iniciais/Rede Municipal
Emilio Sendim - Sobral/CE - 9,8
Francisco Severo de Araujo (EEF)- Massapê/CE - 9,6
Francisco Rufino (EEF) - Novo Oriente/CE - 9,5
Escola Municipal Adolpho Bartsch - Joinville/SC - 8,9
Álvaro de Almeida Professor (EMEF) - Valparaíso/SP - 8,6

No anos finais do ensino fundamental (8ª e 9ª séries) o único município que alcançou a meta nacional foi mais uma vez Rio das Ostras, com 4,7 cravados. Mas a meta municipal de 5,2 não foi atingida. nenhum outro município alcançou a meta municipal. 

Vejam o desempenho de cada município nos Anos Finais do Ensino Fundamental:
1º) Rio das Ostras - 4,7 (meta: 5,2)
2º) Armação dos Búzios - 4,4 (meta: 4,5)
3º) São Pedro da Aldeia - 4,0 (meta: 4,8) 
4º) Cabo Frio - 3,9 (meta:5,1)
5º) Iguaba Grande - 3,7 (meta: 4,7)
      Araruama - 3,7 (meta: 5,0)
      Arraial do Cabo - 4,6 (meta: 5,0)

Da mesma forma os senhores candidatos a prefeito dos municípios da Região dos Lagos poderiam visitar, acompanhados de seus futuros secretários de educação, a escola Coração de Jesus (EMEIF), localizada no município de Coreaú (CE) e verificar porque esta escola teve nota 7,4 no IDEB de 2015. Ou, se preferirem não ir muito longe, poderiam visitar o município de Santo Antonio de Pádua (RJ) para saber porque um cidade tão pobre tem desempenho de 5,3, superior ao nosso! 

Outras escolas destaque:
Ensino Fundamental – Anos Finais/Rede Municipal
Coração de Jesus (EMEIF) - Coreaú/CE - 7,4
Antônio de Paula Pessoa Figueiredo (EEF) - Massapê/CE - 7,3
Escola Municipal Pastor Hans Muller - Joinville/SC - 7,2
Santa Cruz (EMEF) - Farroupilha/RS - 7,2
Professora Maria Glaucineide Firmiano da Silva (EEIF) - Pentecoste/CE - 7,0
Francisco Alvares Florence (EMEF) - Novo Horizonte/SP - 7,0

Fonte: MEC / IDEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário