segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Os partidos políticos de Búzios 1

Arte do blog da jornalista Giselda Campos 

No país temos 34 partidos legalizados. Esse número pode chegar brevemente a 36, pois mais dois partidos estão em formação (MOVIMENTO EM DEFESA DO CONSUMIDOR e PARTIDO DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL). Destes, nove inexistem em Búzios: PSTU, PCB, PCO, PPL, PEN, PROS, SD, NOVO e REDE.

Dos 25 partidos existentes em Búzios, 4 estão com seus órgãos partidários (Diretório ou Executiva Municipal) com data de validade vencida: PMDB, PMN, PRTB  e PSL.

Dos 20 partidos existentes, com órgão partidário constituído em Búzios, apenas cinco têm Diretórios Municipais: PDT, PC do B, PT, PSDB  e PSOL. Os outros quinze partidos possuem apenas Comissões Provisórias: PTB, DEM, PSB, PTC, PSC, PRP, PPS, PV, PT do B, PP, PHS, PSDC, PTN, PRB, PR e PSD.  Isto não se dá por acaso. Sabe-se que a situação de provisoriedade do órgão partidário é um modo utilizado pelos seus principais dirigentes municipais ou estaduais para manterem o partido sob controle. Os caciques indicam os nomes dos membros das Comissões Executivas Municipais Provisórias, que se perpetuam como tais. Muitos desses partidos, senão quase todos, neste momento pré-eleitoral, estão sendo "tomados" (e/ou comprados) no Rio de Janeiro por lideranças de Búzios.

Na verdade as legendas partidárias inexistem em Búzios. Nenhuma delas reúne-se periodicamente como estabelece todo e qualquer estatuto partidário. Muitos, senão todos, nem mesmo reunião de Executiva fazem, aí incluindo o meu partido, o PSOL. São chamados de partidos cartoriais justamente por isso. Só mostram alguma vida orgânica nos períodos eleitorais, ou seja, só existem de quatro em quatro anos.  

Neste quadro, não se pode falar em democracia interna. Apenas agora, por exigência da legislação eleitoral, veremos publicações de editais de convocação para reuniões deliberativas. Antes, fora do período eleitoral, os caciques partidários de Búzios excluíam e acrescentavam nomes aos Diretórios e Comissões Provisórias, e decidiam o que bem quisessem,  sem a menor cerimônia, dispensando a convocação de filiados por meio de editais publicados na imprensa local, como exige a legislação. Alguns dirigentes têm a cara de pau de dizer que convocam pelas redes sociais, como Facebook.

Se não bastasse isso, também não organizam debates com o objetivo de ampliar a formação política de seus militantes e também não participam das lutas sociais em Búzios. Motivos pra isso não faltam. Ou seja, são completamente inoperantes.  

Como não se reúnem, não precisam de sede partidária. É por isso  que em geral o endereço (telefone e e-mail)  do partido coincide com o endereço (telefone e e-mail) do presidente-cacique do partido, mesmo para os partidos com Diretório constituído, imagine para os com Comissão Provisória. Senão vejamos:

5) PC do B
Presidente: Carlos Augusto do Monte Pires
Endereço da sede do PC do B:
RUA SAPOTO, N° 15, JOSÉ GONÇALVES
Telefone: (22)99966-1632
E-mail: pires_65@yahoo.com


1) PDT
Presidente: JOEL ANTONIO DE FARIAS
Endereço da sede do PDT:
ESTRADA DA USINA VELHA, AREA 26 C, CASA 13, CENTRO
Telefone: (22)98809-4312, (22)98809-4312
E-mail: ja.farias.contabilidade@gmail.com 

2) PT
Presidente: JEAN CARLOS TEIXEIRA DA COSTA
Endereço da sede do PT:
RUA CRISANTEMOS,216, RASA
Telefone: (22)99903-4189 

3) PSDB
Presidente: JOSÉ RICARDO HOWAT RODRIGUES
Endereço da sede do PSDB:
RUA DO MARISCO, Nº 56, CEM BRAÇAS
Telefone: (22)2623-2902, (22)99976-9894 
E-mail: ricardohowat@terra.com.br   

4) PSOL
Presidente: ANA ELIZABETH PEREZ BAPTISTA PRATA
Endereço da sede do PSOL:
RUA 7 QUADRA O LOTE 283, RASA
Telefone: (22)2623-8759. (22)99610-7384 
E-mail: psolbuzios@gmail.com

5) PC do B
Presidente: Carlos Augusto do Monte Pires
Endereço da sede do PC do B:
RUA SAPOTO, N° 15, JOSÉ GONÇALVES
Telefone: (22)99966-1632
E-mail: pires_65@yahoo.com

Fonte: TSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário