sábado, 13 de junho de 2015

Cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça

Na sexta-feira, em viagem pro Rio pra cuidar de minha mãe idosa, recebo, por telefone, de um amigo, a notícia de que eu e meu blog ipbuzios foram objeto de matéria de página inteira na última edição do PH. Confesso que fiquei preocupado, pois como diz o ditado popular cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça.

Surpreendentemente, o texto era suave, educado até. Bem diferente daquele publicado em 2011, quando o inocente útil Mauro Acerola, então presidente do PT, publicou uma nota no jornal em que se referia a mim - sem me citar nominalmente- como uma pessoa sem índole. Borgerth aproveitou a deixa e tratou de incluir meu nome completo no texto alheio. Já tinham me avisado. Eu era o alvo da vez para o jornal-míssil. Resultado: processei os dois, gerando,  no final do processo, retratacão no jornal. 

No texto atual, Eduardo Borgerth,  reconhece "qualidades e capacidade" neste blogueiro que vos escreve. Apesar de afirmar inicialmente que eu não sou um ser "inferior", "perseguidor", "ressentido", rancoroso", movido a ódio, mais adiante esquece o que foi dito, e afirma categoricamente que eu fiquei muito ressentido com ele (Borgerth) por não ter intercedido junto a Mirinho para que fosse indicado Secretário de Educação de Buzios em 2008. E levanta a hipótese de que eu teria articulado um encontro com ele (Borgerth) em minha casa na Marina com esse propósito. Puro veneno de cobra. De jararaca.

Neste ponto, ficou clara para mim a razão principal da página inteira do jornal dedicada a mim e ao meu blog. Pretendia-se me desconstruir moralmente. Como se quisesse demonstrar que somos todos iguais nesta terra de armação que a cidade se transformou. Luiz seria tão incoerente, oportunista e antiético quanto todos os que militam na política da cidade. Levianamente, chega a levantar a hipótese de que eu , "suposto autor"do blog, teria escrito a matéria a respeito do PH por "pressão de agentes ocultos". Pura projeção do senhor Borgerth que ficou muito incomodado quando me referia a Ruy Borba como "ex" dono do PH. A psicanálise trata disso. A coisa o incomodava tanto que chegou a me passar um Whatsapp pedindo que eliminasse as aspas. 

Vamos aos fatos. Em primeiro lugar, realmente houve o encontro em minha casa. Mas não foi eu quem convidou. Se o tivesse feito, minha esposa teria participado. Todos que me conhecem sabem que não sou dado a reuniões políticas em minha casa. Poupo minha esposa desse incômodo. Aprendi a lição: pessoas venenosas como Borgerth devem ser gravadas para serem desmascaradas quando mentirem desavergonhadamente como fez agora, tornando público um encontro privado. 

Em segundo lugar, nunca pretendi o cargo de secretário de educação. Todos sabem que gostaria de ver no cargo a minha amiga e professora Cristina Pimentel, apesar de saber que em todos os desgovernos que tivemos, de Mirinho, de Toninho, e o de André, seria muito difícil emplacar o nome de uma pessoa como ela, capaz, integra e independente. Na reunião me referi a essa situação. 

Em terceiro lugar,  não tenho projeto nenhum para o setor, como afirma Borgerth.

Em quarto lugar, não poderia pretender o cargo porque, diferentemente do PH, e seus editores, não apoiei Mirinho em 2008. Eu, e meu partido, estávamos engajados na construção de uma terceira via, sem Mirinho e Toninho. Meu partido tinha candidato próprio e programa de "gestão compartilhada" que previa a escolha do secretariado pelas entidades civis. Permaneci na campanha do candidato Silvano, apesar da traição às deliberações do partido  por parte do grupo Latour-Acerola que apoiou a reeleição de Toninho. Como poderia então pleitear o cargo? 

Em quinto lugar, não existe texto nenhum em que eu teria modificado minha avaliação do governo Mirinho por ressentimento, por não ter sido escolhido por ele para o cargo. Em textos anteriores, inclusive um  publicado no PH, bem antes, em 2005, com grande repercussão nas hostes políticas da cidade, em que fiz um estudo comparativo das gestões de Mirinho e Toninho, concluía que eram farinhas do mesmo saco. Ambos adotavam o mesmo modelo político- administrativo, com pequenas diferenças. Apenas de grau.

Resta explicar porque este blogueiro deixou de colaborar com o PH. Assim que ficou claro que o senhor Ruy  Borba não seria aproveitado no governo Toninho Branco, o jornal PH passou a bater diariamente no governo. Astuto, Ruy começou a se aproximar das principais lideranças da sociedade civil, também muito insatisfeitas com os rumos tomados pelo novo governo. Ruy oferecia visibilidade para estas lideranças em seu jornal e em um programa de rádio na 1.530 que repercutia as notícias impressas. Gabriel Gialluisi ganhou uma coluna diária no jornal. Cristina Pimentel, Denise Morand, eu e outros, colaborávamos esporadicamente publicando textos críticos em relação aos desmandos do governo Toninho Branco. A atuação da Ativa Búzios, ONG da qual participo, era elogiada nas páginas do jornal por seu editor, pelo trabalho de fiscalização das contas públicas. Ruy chegou a criar um Fórum próprio- o Fórum Intercomunitario- reunindo as entidades da periferia, para se contrapor ao FECAB. 

Mas, assim que assumiu o cargo tão almejado, Ruy, Borgerth e o PH mudaram de posição. Como o mais poderoso secretário de Mirinho, Ruy passou a perseguir a servidora pública Denise Morand, pessoa   que apontara, quando estava usando as entidades civis para se fortalecer politicamente, como sua candidata a prefeito em 2008. Gialluisi foi perseguido até a exaustão física  por sua atuação no Conselho de Meio Ambiente. Cristina Pimentel  foi processada criminalmente por declarações suas a respeito da atuação do Secretário Ruy Borba. Sem falar na invasão fascistóide do jornal Peru Molhado e a agressão física ao seu editor. O Fórum Intercomunitario foi desativado.

 Bem diferente do PH, meu "singelo" blog mantém uma coerência de princípios que o torna um dos blogs mais lidos e respeitados da Região dos Lagos. Hoje está mais claro do que nunca que o PH foi um instrumento- um míssil mesmo- para que um de seus editores alcançasse o Poder.

Tentou com Toninho e não conseguiu. Depois apoiou Mirinho, esquecendo tudo o que dissera dele e sua esposa em 2004, em troca da poderosa Chefia de Planejamento, Orçamento e Gestão. 

Hoje, com o processo de lavagem de dinheiro que o editor atual e o ex respondem na Justiça Federal, podemos avaliar com que intenção se buscou o Poder.  E também o possível prejuízo com o qual a população buziana arcará.. O MP suspeita que tenha sido desviado dos cofres da Prefeitura de Búzios aproximadamente 16 milhões de reais. 

Em 5 anos de existência, apesar da "indústria do dano moral" citada por Borgerth, o blog foi processado apenas uma vez no Juizado Especial. Por  um presidiário muito conhecido na cidade. Uma honra para o blog. Como na sua condição de presidiário não fazia juz  a esse tipo de Juizado, o processo foi arquivado. Sabe por que isso Borgerth? Porque o blog não publica denúncias sem apurar devidamente os fatos. Porque o blog tem por princípio não se imiscuir na vida privada de ninguém. 

Segundo Borgerth não é notícia publicar que o PH perdeu uma ação por dano moral. Agora pergunto: é notícia informar que a mãe de um secretario é possivelmente prostituta, que um vereador(a) tem possivelmente preferência por algemas no ato sexual,  que determinados jornalistas desafetos são possivelmente viciados em droga, que o Prefeito de Búzios possivelmente usa determinado tipo de cantada em suas conquistas, afora tudo o que foi dito da vida pessoal de promotores/promotoras, juízes/juízas e, até mesmo de Desembargadores? Qual o nome que se dá a esse tipo de imprensa? Imprensa marrom? Central de fofocas? Jornal de comadres? 

Para encerrar vou contar mais um historinha popular sobre cobras:

Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um vaga-lume. Ele fugia com medo da feroz predadora, mas a cobra não desistia. Um dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra: - Posso fazer três perguntas? - Podes. Não costumo abrir esse precedente, mas já que te vou comer, podes perguntar. - Pertenço à tua cadeia alimentar? - Não. - Fiz-te alguma coisa? - Não. - Então porque é que me queres comer? - PORQUE NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR!!! 

PS 1: era só o que faltava eu ter que pedir autorização ao PH para usar a minha própria imagem. Pelo amor de Deus!!!

PS 2: desculpe a formatação do texto. Ainda apanho pra postar via celular. 

PS 3: minha esposa pede para informar ao deselegante senhor Borgerth que a cor de nossa cachorrinha Nandinha nunca foi branca, mas abricot. Daí a aparência de pêlos encardidos.


2.974


HÁ CINCO ANOS NO BLOG - 13 de junho de 2010
“Secretária de saúde na câmara”



Comentários no Facebook:


Nenhum comentário:

Postar um comentário