sexta-feira, 12 de junho de 2015

A questão da segurança pública em Búzios

É muito comum se jogar toda responsabilidade pelos problemas de segurança pública nas costas do governo estadual. As polícias civil e militar sempre são os alvos principais das críticas quando, por qualquer motivo, crescem o número de ocorrências de determinado tipo de crime. Assaltos, por exemplo.

Mesmo sem querer retirar dessas instituições responsabilidades pela política de segurança posta em prática no município, muitos dos comentários feitos aqui no blog, após as postagens sobre a tentativa de assalto na casa do meu amigo José Carlos Alcântara, vêm de encontro à minha posição crítica em relação à omissão do governo municipal em relação ao problema. Afinal, ninguém mora na Federação ou no Estado, mas no Município. E quem é responsável em última instância pelo Município é o Prefeito.

Muitos prefeitos lavam as mãos em relação à questão da Segurança, assim como o fazem em relação ao Saneamento. Neste caso, terceiriza-se a prestação do serviço e a responsabilidade passa a não ser mais da Prefeitura, mas do Estado e da empresa terceirizada. Da mesma forma, no caso da segurança pública, toda responsabilidade é jogada nas costas do Estado, como se a Prefeitura não tivesse nada a ver com isso.

Nada mais enganoso. Tanto isso é verdade que durante as campanhas eleitorais os prefeitos apresentam propostas para o setor visando tranquilizar a população e, dessa forma, amealhar votos. Muitas dessas promessas se tivessem sido realizadas muito provavelmente teriam reduzido substancialmente o número das ocorrências policiais de hoje. 

Ninguém precisa ser especialista em segurança para reconhecer que a "implantação de Pólos de Segurança e Atendimento Turístico com a construção de dois pórticos nas divisas com Cabo Frio, munidas de câmeras e uma central informatizada", ajudariam muito o trabalho das duas polícias. Ajudariam mais ainda se fossem "estabelecidas parcerias da Guarda Municipal com a Polícia Militar para ampliar o policiamento da cidade de Búzios e oferecer treinamento a moradores e comerciantes sobre técnicas de segurança". Estas propostas foram apresentadas no Plano de Governo do candidato vitorioso, Toninho Branco, em 2004, e no Programa de Governo da coligação Resgata Búzios que elegeu Mirinho Braga quatro anos depois, mas nunca realizadas até aos dias de hoje. Assim como não se promoveu, como prometido, o "aparelhamento e capacitação da Guarda Municipal" e muito menos a "instalação do Conselho Municipal de Segurança". 

A omissão de nossos desgovernos municipais anteriores, e do desgoverno atual, em relação á questão da segurança pública tem muito a ver com os problemas que enfrentamos hoje.

2.972

Comentários no Facebook:

  • Sergio Murad Infelizmente nossa BUZIOS estå abandonada em termos de segurança.os assaltos são constantes.seja na praia do canto .seja em Geribá. Não existe um projeto de segurança. Deveria existir câmeras de segurança espalhada pela cidade toda; dinheiro tem é só querer.um policiamento ostensivo que não Tem .o 190 sempre ocupado .enfim estamos a Deus dará.
   
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário