quarta-feira, 16 de abril de 2014

O jornal mais lido de Búzios

Na edição desta semana (edição nº 1565) o jornal Primeira Hora (JPH), rebatendo post publicado aqui no blog (ver "Folha de Búzios é disparado o melhor jornal de Búzios") , traz matéria em que afirma que é o jornal mais lido de Búzios tanto na forma impressa quanto na Internet. Não quero polemizar com o proprietário do referido jornal mas não posso passar por mentiroso. Também algumas coisas precisam ser reveladas para que as pessoas possam avaliar o tipo de jornalismo que se pratica por nossas bandas. Vamos lá.

O dono do jornal garante que o JPH é o jornal (em papel) mais lido de Búzios com base em uma pesquisa do IBOPE- INTELIGÊNCIA... de 2012!!!. Vejam abaixo, a página publicada em encarte na edição anterior (edição nº 1564) com a tal pesquisa.

JPH publica pesquisa IBOPE de 2012

A vontade de iludir a população de Búzios é tão grande que esqueceram de alterar a data no encarte publicitário. O encarte publicado em 4/4/2014, junto com a edição nº 1564 do jornal, veio com data de 12/12/2013!!!  

JPH republica pesquisa de 2012 de 12/12/2013 em  edição de 4/4/2014



Reparem que no meu post não havia questionado o número de leitores na forma impressa. Feitos estes esclarecimentos, cabe ao jornal providenciar nova pesquisa porque o quadro pode ter mudado muito. 

No campo da Internet, o dono do jornal garante que o JPH "é o que tem o maior tempo de permanência dos leitores em seu site" mas não cita os tempos dos concorrentes. Como pode fazer tal afirmação? Afirma também que o jornal tem 4.276 visitas diárias por IP. Os dois dados teriam sido fornecidos pela empresa LOCAWEB. Mas não revela que a LOCAWEB não é um site de avaliação de sites e blogs mas um servidor responsável pela hospedagem do site do jornal! Ou seja, esses dados não são públicos e, portanto, não podem ser confirmados! Logo, pode ser apresentado qualquer número! 

Se o dono do JPH não gostou dos dados extraídos do site ALEXA que revelam que o jornal Folha de Búzios está muito melhor colocado do que o JPH tanto a nível mundial quanto local, apresento outra pesquisa (site: http://www.worthofweb.com/calculatorinformando o número de visitantes diários de cada site. Com a vantagem de serem dados públicos e poderem ser confirmados pelos links abaixo.

Número de visitantes diários:

JORNAL PRIMEIRA HORA - 462 visitantes/ dia  

JORNAL FOLHA DE BÚZIOS - 2.203 visitantes/dia

Comentários no Facebook:


Academico para sua informação aqui está a pesquisa que apresenta a sociedade,,,, .que o senhor pensa a respeito de esta informação publica

Nenhum comentário:

Postar um comentário