sexta-feira, 25 de abril de 2014

Educação em Búzios: Ditadura a nível Municipal e Estadual

Fachada da escola, foto ueesrj.wordpress

Se não bastasse a gestão ditatorial do senhor Claudio Mendonça a frente da Secretaria Municipal de Educação de Búzios agora temos também outra ditadura a nível estadual. Recebi por e-mail o manifesto abaixo:

À comunidade buziana e à Secretaria Estadual de Educação

Nós, professores, funcionários e alunos do Colégio Estadual João de Oliveira Botas (CEJOB), vimos por meio deste manifesto expressar nossa opinião a respeito da sucessão da direção de nossa escola. 

No início do mês de abril fomos surpreendidos com a notícia de que a atual diretora, que estava em licença, seria substituída por uma outra agente externa, de fora da comunidade escolar. Em nenhum momento fomos consultados e nem mesmo informados oficialmente do fato.

Diante do quadro, destacamos nossa opinião ao Coordenador Pedagógico professor Luciano Sant' Anna, atual Coordenador das Baixadas Litorâneas e a SEEDUC. Enfatizamos que o(a) diretor(a) do Botas deveria ser da comunidade escolar, que possui funcionários capacitados, inclusive com experiência de direção, e que conhecessem a realidade do colégio, dos alunos e da cidade. Propiciando assim uma gestão mais humana e eficiente. O coordenador, por outro lado, nos informou, subitamente, que outra professora assumirá a gestão da escola. Sem mais nem menos, negligenciando nossa reivindicação que visa apenas ao bem do CEJOB.

O CEJOB é o único colégio estadual de nosso município. Foi fundado na década de 1950 e cumpriu um papel fundamental na cidade, alfabetizando a comunidade caiçara e promovendo o desenvolvimento de Búzios, desde antes da emancipação. Não aceitaremos que o colégio seja alvo de indicações externas que rejeitam a opinião da comunidade escolar.

Neste ano de 2014 relembramos os 50 anos do Golpe Militar no Brasil. Em 1985, após muitas mobilizações, reconquistamos a democracia. Muitos morreram para que hoje tivéssemos liberdade. Por isso, não admitiremos tal postura ditatorial.

Diante desse quadro, todos os profissionais se colocam à disposição para assumir a direção do colégio, para que possamos ter um(a) diretor(a) da comunidade atuando com liderança para conduzir e desenvolver uma educação de mais qualidade em nossa cidade, já que a atual direção não atingiu as metas propostas pela GiDE.

Comunidade Escolar do CEJOB


DEPOIS DE VÁRIAS TENTATIVAS INFRUTÍFERAS, COMO PODE SER VISTO ABAIXO.

AO SR. PROFESSOR LUCIANO DE SANT’ ANNA DOS SANTOS DIRETOR REGIONAL PEDAGÓGICO.

            Os Servidores do Colégio Estadual João de Oliveira (UA 180005) abaixo relacionados, vêm através deste, manifestar a preocupação relacionada ao fato deste Estabelecimento de Ensino estar apenas sob a gestão da Diretora Geral Matilde Maria Correia Neta Goulart, que possui matrícula na rede municipal de Búzios com carga horária  a cumprir em determinados horários e ainda teve que cancelar sua licença médica para assinar documentos do Colégio que poderia ser assinado por um Diretor Adjunto. A Função de Diretor Adjunto continua vaga desde 31 de janeiro 2014, além disso, a Função de Orientador Educacional ainda não foi preenchida.

            Por esse motivo solicitamos a presença URGENTE dos Diretores da Regional BAIXADAS LITORÂNEAS, a fim de encontrarmos uma solução Participativa e Democrática nesta Comunidade.

            Aproveitamos para informar que existem professores concursados com ensino superior completo, que não estão respondendo e nem foram apenados em inquérito administrativo, são servidores ativos da carreira do magistério da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro – SEEDUC  há mais de 3 (três) anos e ainda têm 03 (três) anos em períodos contínuos computados em funções efetivas existentes na Unidade Escolar, definidas na Resolução n° 4.778, de 20 de março de 2012, interessados em trabalhar nas funções supracitadas.
Resposta do SR. PROFESSOR LUCIANO DE SANT’ ANNA
Prezados, boa noite!

Agradeço o contato e informo que temos acompanhado a situação do CE João de Oliveira Botas, em contato direto e constante com a Professora Matilde.

No dia 08/04/14 estive na Escola para conversar com a Professora Matilde, ocasião em que comunicamos que a Professora Nilza Macedo, atualmente Diretora do CE Almirante Frederico Villar, passará a compor a equipe de Direção do CE João de Oliveira Botas, assim que sua dispensa for publicada em D.O., o que deve ocorrer na próxima semana.

Esclareço que a Professora Nilza está deixando a Direção do CE Almirante Frederico Villar tendo em vista que outra colega nossa, aprovada em processo seletivo interno, escolheu a Unidade Escolar para atuar na Direção.

Devido a experiência da Professora Nilza, a mesma passará a atuar na equipe de Direção do CE João de Oliveira Botas, contribuindo para o sucesso da Escola.

De acordo com o texto recebido relembro que, desde 2011, já foram realizados processos seletivos para funções estratégicas nas Unidades Escolares (Diretor, Diretor Adjunto, Coordenador Pedagógico, Orientador Educacional e outras funções) com inscrições abertas a todos os interessados. Espero que, em breve, possamos contar com a participação dos Professores da Unidade Escolar interessados em assumir as funções. Esclareço que também sou Professor concursado e estou na Diretoria Regional oriundo de processo seletivo realizado em 2011.

De oportuno, informo que reconheço a atuação da Professora Matilde frente à Direção do CE João de Oliveira Botas, seu esforço e dedicação, mesmo diante dos problemas que tem tido, sejam de ordem pessoal ou profissional. Por isso, a mesma permanecerá na equipe da Direção do CE João de Oliveira Botas.

Conto com a compreensão de todos, reiterando minha disposição.

Atenciosamente,

Luciano de Sant Anna dos Santos
Diretor Regional Pedagógico
Regional Baixadas Litorâneas


Comentários no Facebook:





Nenhum comentário:

Postar um comentário