segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Transparência Já!

Pesquisando sites de Câmara de Vereadores dos municípios do nosso Estado, logo no primeiro- o site da Câmara de Vereadores de Angra dos Reis- descobri que eles estão anos-luz à nossa frente. Facilmente encontrei a janela "contas públicas" (a Prefeitura também tem o dela) onde somos informados a respeito de todos os empenhos feitos pela Mesa Diretora no corrente ano. Em outra janela- das "licitações"- ficamos a par das contratações de serviços e obras pela Câmara.

A importantíssima janela "Boletim Oficial" nos remete para o BO da Prefeitura. Como aqui em Búzios o governo municipal não disponibiliza o BO online, sugiro que a nossa Câmara de Vereadores o faça. Assim que recebesse o BO, um funcionário poderia fotografá-lo todo e colocá-lo no site da Casa. Servicinho de nada, que qualquer um faz. E funcionário na Câmara não falta.

Outra coisa também muito importante, é ter acesso online às Leis (de todos os tipos e requerimentos também) da nossa cidade. Lá em Angra, eles facilitaram mais ainda, criando mecanismos de pesquisa por assunto. Neste caso, dá trabalho e muito trabalho. Com mais de 100 funcionários comissionados, não vão faltar braços pra tarefa. 

Fica aqui a sugestão do blog para nossos vereadores. Se o que aqui foi proposto fosse implementado, a Câmara de Vereadores de Búzios mostraria que não é- o que todo mundo acha- a Casa do Amém. Uma espécie de sucursal do Poder Executivo. Quem sabe um jovem vereador de primeiro mandato não toma para si a tarefa. Se não radicalizar na juventude, imagina o que não fará na velhice.


Página inicial do site da Câmara Municipal de Angra dos Reis

Em destaque as janelas Contas Públicas e Boletim Oficial
Mecanismo de Busca facilita pesquisa de Leis por assunto




domingo, 29 de setembro de 2013

Vamos salvar o Peró da especulação imobiliária 1

Manifestantes e secretáriode meio ambiente de Búzios na entrada do Peró  
Vegetação destruída por incêndio muito provavelmente criminoso
Obras a todo vapor
Dunas aplainadas
OAB de Cabo Frio presente na luta

Tem certas coisas que só acontecem na Região dos Lagos. Em atitude muito suspeita, há quatro dias de terminar seu mandato, ex-prefeito de Cabo Frio autoriza obra no Peró. Uma obra de tamanho vulto deveria, no mínimo, passar pelo crivo da nova administração. Novo Prefeito cassa a licença de obra por não estar de acordo com o projeto original, liberando-a logo em seguida, após se reunir com os empresários responsáveis por ela. Longe de mim suspeitar do Prefeito Alair Corrêa, mas este tipo de procedimento é muito comum por estas bandas: morde e assopra, facilidades e dificuldades. Até mesmo o insuspeito blogueiro mestre Chicão postou em seu blog: "- Se a obra embargada por Alair for liberada pelo prefeito depois, saberemos que houve algum acerto nada republicano por baixo dos panos" ( ver em "josefranciscoartigos").

Usar o argumento de que "é preciso ocupar pra não favelizar" é fazer o jogo da especulação imobiliária. Como raposas elas não estão nem aí para a Cidade, geração de emprego, etc. Elas só estão afim de comer os ovos da galinha de ovos de ouro. Depois que destroem um paraíso, saem em busca de outro. É a sua sina, determinada pelo lucro. Sabemos muito bem que eles vivem rondando as portas das Prefeituras e das Câmaras de Vereadores de nossa querida Região dos Lagos. Vejam o exemplo do Breezes em Búzios. Agora me digam quantos buzianos trabalham lá? Com quem estão os melhores empregos? É público que muitos buzianos que trabalhavam lá abandonaram a empresa devido aos salários de fome que eles pagam. Já imaginaram a Azeda ocupada?

Vejam o que diz o porta-voz da especulação imobiliária de Búzios:

Marcelo Lartigue parabens aqualusa, parabens gabriel, já é hora de invadir tucuns! quero ver essa praia favelizada como o bairro do peró ao lado. o turismo não é nossa praia, o club med é ruim para o desenvolvimento da região toda, melhor invadir logo. aí vinha bem um morro do alemão, dou forza aqualusa! vamos socializar as invasões na rasa (alguem se importa no TEU grupo com isso) e levar tambem a peró.... estou com vocês (ver "facebook") 

O que temos que fazer é cobrar dos Prefeitos da Região que cuidem muito bem de nosso patrimônio ambiental raríssimo. Quem ama, cuida. Se não o fazem, que sejam responsabilizados. Onde está escrito que os Prefeitos podem deixar favelizar! Criar Parques Naturais abertos a visitação pública, gerando empregos e renda. E principalmente, preservando esse patrimônio raríssimo para o deleite de nossos filhos e netos. 

Outra coisa: não me importo se as pessoas que estão lutando atualmente pelo defesa do Peró antes não o faziam por participar de governo A ou B. Levando ao absurdo esse raciocínio, toda luta de Dom Helder Câmara não deveria ser considerada porque na juventude ele foi integralista. Um absurdo! Sejam bem vindos ao movimento!

Observação: quem quiser participar desta luta acessem o grupo do Facebook "Vamos salvar o Peró da especulação imobiliária". Veja o link:

https://www.facebook.com/groups/522768567799056/?fref=ts

Comentários no Facebook:


Comentários no Google+:





Jose Moura

Compartilhada publicamente  -  15:51
é bom salientar que nesta foto estão várias pessoas que apoiaram Janio e Marquinho, este último o grande responsável pelo empreendimento, pois deu todas as autorizações, juntamente com o governador que eles (Janio e e MM)  tanto babam o ovo


Quanto custa um show do Diogo Nogueira?

Boletim Oficial de Búzios, nº 542, de 27/07/2012

Diogo Nogueira fez show em Búzios cobrando 65 mil reais. Na edição de 24/11/2012 o jornal Primeira Hora, em matéria assinada pelo repórter Bruno Almeida, levantava suspeitas de ter havido superfaturamento por parte da secretaria de turismo de Búzios. Ver post "Todos em maus lençois".

O show aconteceu em Búzios em julho de 2012 no evento "MPB em Búzios - 2012". No ano seguinte, em janeiro, Diogo Nogueira fez show em Casimiro de Abreu durante as festividades do "Projeto Verão 2013". Sempre fiquei curioso em comparar os cachês pagos em cada município. Agora é possível. Com o Portal da Transparência instalado no site da Prefeitura de Casimiro de Abreu não foi muito difícil saber. Reparem que a empresa contratada pelos dois municípios é a mesma: "Música e Mídia Promoções e Eventos Ltda". 

" Portal da Transparencia Casimiro de Abreu"

Qual não foi o meu susto quando vi o valor do cachê em Casimiro de Abreu! Cento e sessenta e oito mil reais! Quase três vezes mais o valor pago em Búzios. Mesmo não tendo a menor simpatia pelo modo como Mirinho faz política, como todos sabem, não poderia, por honestidade intelectual, deixar de publicar o resultado da pesquisa. Resta agora torcer para que estas informações cheguem a algum morador de Casimiro de Abreu! 

Observação: acredito que a transparência obrigatória por Lei vai acabar dificultando muito a prática da corrupção. Imagine o dia em que todos os municípios tiverem Portais da Transparência dignos desse nome. Vai ser muito difícil acontecer disparidades como esta. Viva a Transparência!

Comentários no Facebook:


  • Isac Tillinger Luiz: na verdade este show custava 95.000 reais, pois era o show completo com bailarinos e back vocal. O valor de 65.000 foi por mim negociado a pedido de Mirinho em vista da minha relação com a familia Nogueira, de quem sou amigo há muitos anos. Assim como todos os demais shows do MPB 2012. Uma pena que sua publicação não tenha sido na epoca em que o jornal PRIMEIRA HORA caluniou dizendo que os shows estão superfaturados. Valeu. Seu blog cada dia se torna mais informativos. e com imparcialidade.
    há 5 horas · Curtir · 1
  • Marcos Oliveira Me desculpe me meter nessa conversa, mas R$65 mil já é muito dinheiro para se gastar em festa, não? O que se faz com R$65 mil em escolas e hospitais? Muita coisa...
    há 2 horas · Curtir · 4
  • Cláudio Adão Moraes Andrade Meu Deus!! Tonto, zonzo, perplexo viro Bozo... Todos iguais... "Na verdade todos temos culpa", "todos iguais"...
  • Leandro Lima 65 mil reais em um show que na verdade era 95 mil e o big super alguma coisa, vem aqui ironiza falando e normal! putz em uma cidade que deixa tanto a desejar e todas as áreas . Felizmente ainda podemos contar com algumas pessoas que seja lado A ou B ainda tem coragem de colocar a cara e divulgar números e acordos.
  • Luiz Carlos Gomes Paula, tens razão, mas infelizmente eles não informam isso no Portal da Transparência.
  • Maria Do Horto Moriconi A questão seria qual a necessidade ou alcance de tais shows? Discutir preços de eventos que podem não ser prioridades incomoda muito... Moratória em todas as iniciativas que despendam valores acima de "x" seria uma boa proposta. Há que organizar tudo primeiro e saber o que a população realmente quer e está disposta a permitir gastar. Esses valores doem na alma de quem está ou desempregado ou nunca terá acesso a tantos zeros... Magoei.. É impossível não ficar aborrecida com despesas desse nível quando tudo mais está um caos... Sugiro unir os município da região em eventos coletivos, maravilhosos, mais baratos. Tem pontos que tem quilometragens iguais entre várias cidades.... fica a dica, não suporto mais tantos zeros... chamo de "perderam a noção"..

  • Monica Werkhauser para que cutucar algo de 2012 , já aconteceu , já foi pago, deveriamos ter feito na época, é só ligar para o artista e ver o preço
    há 21 horas · Curtir · 1
  • Alexandre Verdade E esse ano só o Bolshoi custou quase 200 aos cofres públicos, sem contar meio milhão com o carnaval e + 200 no búzios louve!! Viva a receita e no hospital continuamos sem remédios!!
    há 21 horas via celular · Curtir · 4
  • Jose Figueiredo Sena Sena Eu tenho a plena certeza se o Prefeito André ficar sabendo destas pequetitas coisinhas que esta acontecendo aqui na nossa terrinha cabeças vai rolar .
  • Eduardo Bitencourt Como assim? Dr Andre agora é igual o Lula? Não sabe de nada? huahuahua
    há 18 horas · Curtir · 3
  • Alexandre Verdade E ainda tem gente que acredita que o André não sabe de nada, só rindo, essa farra só vai acabar quando quem estar por trás do governo sair, o povo da baixada!!
    há 16 horas via celular · Curtir · 3
  • Jose Figueiredo Sena Sena Eu acredito e tenho a plena certeza se o Prefeito André , começar a usar aquela mascara na parte de traz da cabeça que é usada pelos guardadores dos parques onde vive os animais ferozes no continente " AFRICANO " , muitas feras que estão ai solta vai começar a ficar mais quietinhas no seus devidos cantinhos, deu pra tu entender , Ou Alexandre ?
  • Alexandre Verdade Não entendi absolutamente nada José Sena, explique melhor
    há 12 horas via celular · Curtir · 2
  • Ulisses Martins Lamentável! Mais um golpe na população , o show desse camarada não passa de 30 mil... e tome pão e circo superfaturado! Vamos lá: Búzios Love, Blshoi, Feiras e eventos, Viagens com comitiva pra la e pra ca, visitinha a Sardenha, precisa mais?! E ainda temos de aturar esses baba ovo dando uma de leão de chácara... Alexandre: O José Sena esta te ameaçando ou é impressão minha?! Cada um levando seu dinheirinho pra fingir que está tudo bem... É o tipo de gente que suja a fonte onde bebe água... Triste.

  • Jose Figueiredo Sena Sena Ou Alexandre Verdade, as feras que estão levando o nosso" dimdim " esta fora ou dentro do Governo, pra quem sabe ler um pingo é letra , agora" ká pra nóis " tem gente que escuta o "galo" cantar e fica tentando encontrar o terreiro. ( Obs: Eu ainda sou do tempo que respeitar a inteligência das pessoas é fundamental )
    há 3 horas · Curtir · 1
  • Alexandre Verdade Exatamente, sempre foi assim, os que são de fora que vem e corroem tudo, Ulisses não entendi como ameaça pelo simples fato de não ter nada a temer, nem motivos pra ser ameaçado, consciência completamente tranquila...
  • Edmilson Satyro Vereadores junto com executivo formam Audiências Públicas P/ FALAREM DE ORÇAMENTOS DO MUNICÍPIO E LICITAÇÕES e não convidam a sociedade civil. 

    E AINDA DIZ QUE NÃO TEM RABO PRESO. VALEU HEIN ........
Meu comentário:

Isac, não publiquei nada à época simplesmente porque não existia o portal da transparência em Casimiro de Abreu e o show de lá só foi realizado em janeiro deste ano. Informei o ano errado no blog. Não foi em 2012, mas 2013. Já fiz a correção.  Grande abraço. Obrigado pelos elogios.

Comentários no Google+:





Jose Moura

Compartilhada publicamente  -  06:29