quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Olha o que o governo pretende fazer com o seu dinheiro sem consultá-lo 2

Despesas previstas na Educação: 60,687 milhões de reais.

1) Contratação por tempo determinado: 11,187 milhões de reais.
No ensino fundamental: 7,985
No ensino médio: 0,492
No ensino infantil: 0,353
Na administração geral: 2,357

2) Construção e manutenção das unidades escolares: 7,400

Meu comentário: 


Calcula-se que seja necessário que se construa pelo menos uma escola por ano em Búzios. Como nenhuma foi construída em 2013, a dotação é mais do que suficiente para que sejam construídas duas este ano. E ainda sobram recursos para começar a construção de creches nos bairros. É bom lembrar que foi prometida em campanha eleitoral a construção de uma creche em cada bairro, para crianças a partir dos 4 meses de vida! E instalar duas creches em turnos que atendam famílias com jornada de trabalho em horário alternativo. Tem mais ainda. Também se prometeu a "criação de escolas de ensino médio nos diferentes bairros não atendidos por escolas estaduais". Mas talvez faltem recursos para outras promessas: 1) "criar Hotel-Escola Modelo pleno para a hospedagem de turistas, concomitante com o treinamento dos profissionais da área hoteleira"; 2) "criar centro Técnico Profissionalizante"; 3) "criação de um Centro Universitário, em regime de parceria"; 4) "construir o Centro Educacional de Excelência de Búzios que abrigará os alunos de performance diferenciada"; 5) reformar, adequar e equipar o Colégio João de Oliveira Botas, transformando-o em Centro de Oportunidades dotado de ginásio poliesportivo, pista de atletismo, piscina semiolímpica"; 6) "reformar todas as escolas municipais já existentes, humanizando-as e equipando-as para o ensino eficiente e moderno". Com o ano de 2014, já se vão dois anos de mandato. É bom que o Prefeito arregace as mangas e comece cumprir as suas promessas de campanha, pra depois não reclamar, ao ser chamado de estelionatário eleitoral. 

3) Obrigações patronais: 2,200
São as obrigações decorrentes das possíveis contratações por tempo determinado.

4) IDEB Mais -Oficineiros: 2,000

5) IDEB Mais - Aquisição de recursos didáticos e materiais multidisciplinares: 1,700.

Meu comentário:


O Prefeito André prometeu em campanha "adotar a obrigatoriedade de informação de IDEB disponível ao público, em todas as escolas, constando a nota, posição municipal, posição estadual, posição nacional, avanço planejado e o avanço obtido".  



6) Alimentação escolar - fornecimento de merenda: 1,561


Meu comentário:

É bom lembrar que na campanha eleitoral foi prometido "implantar a merenda escolar com alto teor nutritivo, priorizando os alimentos produzidos na Região, como peixes, hortaliças e frutas para todas as creches e escolas da rede pública municipal".

7) Canal Educa Búzios - TV Escola: 0,568 milhões de reais (568 mil reais)

8) Búzios profissional - Operação dos Polos da UMEP: 0,475

9) Construção de áreas de convivência e lazer na Escola Municipal José Bento: 0,255

10) Educação Especial - Educação Inclusiva: 0,247

11) IDEB Mais - Escolas aos Sábados: 0,211

Meu comentário:

Consta no Plano de Governo da coligação Reage Búzios: "criar o Programa Família na Escola, para participação das famílias à vida escolar de seus filhos" e "criar o Grupo Especial de Atenção Individualizada (GEAI) para detectar, avaliar e solucionar fragilidades no aprendizado dos alunos, envolvendo a família no processo de solução", reforçando o primeiro Programa.  

12) Autonomia Escolar - Desenvolvimento e implementação do Plano de Gestão das Unidades escolares: 0,200

13) Ensino Fundamental - Escola que queremos - Viajar é preciso: 0,053

       EJA -  Escola que queremos - Viajar é preciso: 0,053

14)  Ensino Médio -  Escola que queremos - Viajar é preciso: 0,050

Observação: o vereador Lorram, presidente da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara, convida a população e todas as entidades civis de Búzios a participarem das discussões do Projeto de LOA do governo municipal. Quem for presidente de associação, ou membro de diretoria, envie seu telefone de contato por e-mail para o blog ou para o gabinete do vereador. Basta ligar para a Câmara (tel: 2633-6300) e pedir o ramal do gabinete do vereador Lorram. Ele está programando várias assembleias nos bairros para ouvir as reivindicações dos moradores e entidades civis, antes da votação final da LOA.  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário