quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Armação dos Búzios: a cidade dos quebra-molas

Quebra-mola com 20 cm de altura e nenhuma sinalização há mais de uma semana

A Avenida das Angélicas, na Marina, na semana passada ganhou mais quatro quebra-molas. Já tinha dois, da gestão anterior. Agora temos, em menos de setecentos (700) metros de rua, seis deles. Um verdadeiro absurdo!

"Lombada, também chamada de quebra-mola ou ondulação, é uma rampa usada em ruas e rodovias para a redução da velocidade dos veículos, formada por asfalto ou concreto. É muito comum nas cidades brasileiras.  De uma maneira geral, atrasam bombeiros e ambulâncias em situação de emergência, geram congestionamentos em avenidas muito movimentadas em horário de rush (pico), aumentam o consumo de elementos e combustível, podem gerar acidentes, principalmente em estradas e atestam subdesenvolvimento social e econômico do local, uma vez que não são encontrados em países desenvolvidos ou nas melhores cidades do Brasil". (Wikipédia)

Em Búzios, um jovem motociclista morreu após sofrer queda provocada por quebra-mola irregular (Jornal Primeira Hora, 10/09/2011). Ele saiu de manhã para trabalhar e, quando voltou à noite pelo mesmo trajeto, não viu o quebra-mola recém instalado, sem nenhuma sinalização, sem pintura e completamente fora dos parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). 

Os secretários de Serviços Públicos de Búzios, autores das "obras", parecem desconhecer a resolução 39 do CONTRAN. Ela estabelece que "as lombadas devem obrigatoriamente ser sinalizadas e podem ser de dois tipos de tamanho. No tipo 1, devem ter as medidas de 8 cm de altura por 1,5m de largura, no tipo 2 devem ter 10 cm de altura por 3m de largura, ambos com o comprimento igual a largura da rua. Devem ser utilizados somente em último caso para a prevenção de acidentes.

Diz o parágrafo único do artigo 94 da resolução 39/98 do Contran: "É proibida a utilização de ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou pela entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo Contran".

A legislação prevê multa para quem coloca lombadas sem permissão. O responsável pelo quebra-molas irregular, se identificado, ainda poderá ser punido criminalmente por danos materiais e por homicídio.

Lombadas em desacordo com o padrão danificam e desgastam severamente o veículo, mas o proprietário pode processar e pedir indenização ao estado caso seu veículo tenha sido danificado por uma lombada fora das especificações do CONTRAN.

Infelizmente no Brasil poucas são as lombadas legais, ou seja, que obedecem as medidas corretas ou que se justificam no local. Em muitos casos são instaladas por pressão de populares locais, e atendidas por políticos que desconhecem a resolução 39". (Wikipedia)  

Comentários no Facebook:

  • Ricardo Guterres Tem carro que não passa....principalmente se for com 4 pessoas dentro....simplesmente ridículo com o turista desavisado.....

    • Silvio Cesar G. Silva É uma vergonha!!!!!!Colocam quebra molas sem um padrão definido e sem a devida sinalização obrigatória.Bandos de burros e ignorantes!!!!!

    • Ricardo Guterres Um carro esportivo desses que Romário usa, não anda em Búzios.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário