segunda-feira, 13 de maio de 2013

Jornalistazinho puxa-saco

Coluna Notas, Jornal O Peru Molhado 11/05/2013 

Quem teve um entrevero com o Prefeito no dia do lançamento do calendário de eventos foi a "figuraça" que vos escreve. Estava acompanhado do amigo José Carlos Alcântara, que pode confirmar todo o ocorrido. Logo depois que estendi a mão para cumprimentá-lo, qual não foi a minha surpresa ao ser criticado asperamente pelo Prefeito por duas razões. Uma, por não ter ido ao evento "Cem dias de governo". Duas, por criticá-lo em meu blog. 

O jornalistazinho, como todo puxa-saco, distorce a realidade pra agradar ao futuro chefe em potencial. Afinal, o "home" é prefeito! Depois da experiência com o prefeito anterior ele não pode ver mais outro prefeito.  A cada dia que passa o rapazinho assemelha-se cada vez mais aos muquiranas da política buziana- aqueles que só sabem viver de cargos públicos. De preferência, sem precisar trabalhar. Princípio, honra, ideologia? Isso deve ser coisa só pra aposentado que não precisa trabalhar. Quem precisa sobreviver e tem filhos pra criar, não pode se dar a essas frescuras, né? 

Em nenhum momento, o jornalistazinho questiona a atitude do prefeito, se ela se coaduna com a liturgia do cargo. E isso em uma cidade internacional como Búzios. Já pensou se a moda pega e o Prefeito sair por aí batendo boca, aos berros, com todo mundo que o critique. Não vai fazer outra coisa ao longo do seus quatro anos de mandato. Claro, se conseguir concluí-lo.

Foi justamente isso o que falei pro Prefeito. Em nenhum momento "fiquei de bico calado". O descontrole emocional do Prefeito me desconcertou, mas consegui manter a calma. Disse mais algumas coisas, como, por exemplo, do direito que tenho como cidadão buziano de criticá-lo. Nessas críticas- um dos princípios do blog- nunca toquei em sua vida pessoal. Como o prefeito se exaltava cada vez mais, resolvi deixá-lo com sua entourage.

O jornalistazinho escondeu-se atrás da nota, mas o estilo o entregou. É o mesmo que em alguma edição anterior escreveu "água ardente" e muito antes, escrevera um livrinho que continha mais erros de português por cm² do que qualquer outro na história da literatura brasileira.  

Vive dizendo que é jornalista. Mas como é difícil sobreviver do ofício em Búzios, esqueceu todas as críticas que fizera ao Prefeito anterior em seu blog e passou de mala e cuia pra  campanha de reeleição dele. Era uma oportunidade de ouro. O prefeito era imbatível.  Com a derrota, ganhou um carguinho que o acostumou mal. Virou um zé boquinha faminto. 

Hoje, está em um lugar estratégico. O jornal, que já tem uma "parceria" com o Prefeito, pode ser uma ponte pra nova boquinha. Com notinhas como esta, com certeza vai conseguir rapidinho. Seu patrão Marcelo não está nem aí pra jornalismo. Seu jornal é um comércio, como já disse várias vezes. Pelo menos, não é cínico. Mas para o jornalistazinho o cínico sou eu. É mole!

Comentários no Facebook:


Anny Figueiredo Esses tipos se entregam numa só linha... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário