domingo, 11 de novembro de 2012

O que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde!

No editorial "Carta aos Visitantes" do Jornal Primeira Hora desta semana o editor-chefe Eduardo Renzullo Borgerth Teixeira escreveu:

"Como mostra a publicidade ao lado, vinculada em nossas edições durante o mês de julho, nosso veículo é o mais lido em Búzios; sondagens posteriores, feitas em agosto e setembro apontaram uma diferença maior ainda entre o nosso jornal e os concorrentes".



Realmente, a pesquisa de julho prova que o jornal PH é o mais lido de Búzios. Ganhou neste mês do O Perú Molhado (OPM) de 46 a 30 %. Também é verdade que nas sondagens posteriores o PH ampliou a diferença em relação ao seu principal concorrente. Só que o editor escondeu um pequeno detalhe: o número de leitores do jornal diminuiu de 46 pra 34%.



Só ganhou do OPM porque o número de leitores dele também diminuiu de 30 para 14%.

O editor também esconde a perguntinha mais importante da pesquisa: qual o principal motivo de escolher o PH como fonte de informação.

Em julho, o resultado era este:



Em setembro:



Reparem que as pessoas afirmam que só leem o PH por causa da sua "distribuição/acesso fácil". Era de 36% em julho, agora aumentou para 47%. Ao mesmo tempo, a credibilidade, nesse curto período, caiu de 26 para 18%. Registre-se que em outros quesitos não menos importantes, tais como imparcialidade e respeito ao leitor, a pontuação é muito baixa: 4%.

Observação: as duas pesquisas, de julho e setembro deste ano, foram publicadas na íntegra no site do IBOPE.

Fonte: IBOPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário