sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pesquisa Eleitoral Registrada 6



Visitei o site da empresa VISÃO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA E MARKETING responsável pela pesquisa, feita em Búzios, e registrada no TSE sob o número RJ 00107/2012. Ela fez uma dezena de pesquisas em pequenos municípios de Minas Gerais. No Rio, além de Búzios, trabalhou em Conceição de Macabu e São Pedro da Aldeia. 

Liguei para o número que consta no site e me atendeu uma senhora de nome Rose. Pedi a ela que me esclarecesse supostos erros que encontrei na pesquisa de Búzios. Disse-me que iria procurar o funcionário responsável pelo setor e que ligasse mais tarde. Já se passaram mais de três dias e, apesar de minha insistência, a senhora Rose nunca mais atendeu meus telefonemas. 

Suponho que a empresa deva ser de fundo de quintal pois enviei alguns emails e também não obtive respostas. Portanto, não acredito que a pesquisa RJ-00107/2012, registrada no TSE, corresponda à realidade eleitoral de Búzios. Uma pesquisa que contenha erros primários como apontar um candidato (João Carrilho) com mais intenção de voto na pesquisa espontânea (19%) do que na estimulada (8,5%) não pode ser levada em consideração. Além disso, uma pesquisa com 316 entrevistados deveria ter como margem de erro 5,6%, como na pesquisa da Promídia, e não 4,95%. Outro erro: Carrilho que tinha desistido no dia 12 não era para constar mais em uma pesquisa feita do dia 16.

Acredito que o TSE tem que fazer um pente fino nessas pesquisas. Um amigo meu que trabalha com pesquisas me disse que alguns institutos que manipulam pesquisas arranjam algumas empresas laranjas para "confirmarem" seus resultados.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário