quarta-feira, 21 de março de 2012

Comissão vai pedir criação de batalhão da PM na Região dos Lagos


A criação de um novo batalhão da Polícia Militar em Cabo Frio e a implantação de uma Delegacia Legal em Tamoios, distrito do município, foram discutidas em audiência pública conjunta das comissões de Defesa dos Direitos Humanos e de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presididas respectivamente pelos deputados Marcelo Freixo (Psol) e Zaqueu Teixeira (PT). O evento foi realizado nesta segunda-feira (20/03), na Câmara Municipal de Cabo Frio. Os pedidos foram motivados pelo aumento da violência na Região dos Lagos. Marcelo Freixo disse que marcou uma reunião com o secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, para discutir as questões abordadas. “Isto será fundamental para que sejam passados os problemas levantados na audiência, com o objetivo de diminuir a violência”, contou.
Casos como a agressão sofrida pelo jornalista Aluísio Santiago, em fevereiro do ano passado, em Arraial do Cabo, foram discutidos na audiência, bem como o assassinato do vereador Aires Bessa, morto a tiros no ano passado em Tamoios, a morte da advogada Isabel Machado, que foi assassinada em casa no mês passado, a atuação de milícias e a existência de cemitérios clandestinos foram outros casos relatados durante a reunião. “O encontro foi muito positivo e importante para garantir a melhoria dos equipamentos de segurança no local. A criação de um novo batalhão vai contribuir para melhorar o policiamento nos municípios. A Delegacia Legal em Tamoios vai facilitar a vida dos moradores que hoje precisam se deslocar para Cabo Frio ou Búzios para registrar as ocorrências”, explicou o vice-presidente da comissão, deputado Jânio Mendes (PDT).

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro, e o subchefe administrativo da Polícia Civil, Sérgio Caldas, que participaram da audiência, garantiram que vão levar as reivindicações da população da Região dos Lagos para o secretário Estadual de Segurança, José Mariano Beltrame. Caldas garantiu que as obras da Delegacia Legal de Cabo Frio vão começar nos próximos dias, e acrescentou, ainda, que a região irá ganhar uma unidade especializada, uma Delegacia de Homicídios. “Com uma unidade informatizada e integrada a todo o sistema, ficará mais fácil levantar os casos de violência em Tamoios, o que viabilizará a implantação de uma Delegacia Legal naquela região”, disse. Participaram da reunião, ainda, o deputado Iranildo Campos (PSD), membro da Comissão de Segurança, além do deputado federal Dr. Paulo César (PSD-RJ) e o vereador cabofriense Luiz Geraldo (PPS).

Fonte: "ALERJ"

Nenhum comentário:

Postar um comentário