sábado, 3 de março de 2012

Avaliação da Saúde na Região dos Lagos

"O primeiro IDSUS (Índice de Desenvolvimento do SUS)  foi calculado a partir de dados obtidos em 2008, 2009 e 2010 pelo IBGE, Organização Mundial de Saúde (OMS), IPEA e estados e municípios. Ele é composto de 24 indicadores e avalia com nota de 0 a 10 a qualidade do atendimento em estados e municípios. Na média, o Brasil recebeu 5,47, nota medíocre. Abaixo dela, estão o Rio (4,33), o pior entre as grandes cidades, Belém, Maceió, Brasília. No topo, Vitória (7,08) e Curitiba (6,96) ... O próprio estado (do Rio de janeiro)- com nota 4,58- se encontra na lista dos cinco mais mal avaliados, junto com Amazonas, Pará, Rondônia e Paraíba" (O Globo, 3/3/12). O estado com a melhor nota é Santa Catarina: 6,29.

Para medir o acesso o IDSUS utiliza 14 indicadores. Para medir a qualidade dos serviços, 10 indicadores. Em postagem posterior publicarei estes indicadores por município da nossa Região. 

As cidades foram divididas em seis grupos de acordo com o porte da cidade e os serviços que presta via SUS. Grupo 1: cidades com indicadores socioeconômicos mais elevados e estrutura de saúde mais desenvolvida. E assim, sucessivamente, até o Grupo 6, que reúne os municípios mais pobres e sem estrutura para atendimento especializado.    

Apenas 1,9% da população (347 municípios) tem acesso a um serviço de saúde que pode ser considerado de qualidade, avaliado com nota acima de 7. No estado do Rio de Janeiro apenas dois municípios tiveram nota superior a 7: Piraí (7,3) e Rio das Flores (7,18). 

Na nossa rica Região dos Lagos- verdadeiros Emirados Árabes Unidos- o desempenho de nossos municípios é lamentável. Só Cabo Frio (5,77) consegue superar- e aí não vai nenhum elogio-  a medíocre média nacional de 5,47. É o único município de nossa Região que está no Grupo 2. 

No grupo 3 estão Araruama (4,37), São Pedro da Aldeia (5,04) e Rio das Ostras (4,06).

No Grupo 5 estão Armação dos Búzios (5,14), Arraial do Cabo (4,93) e Iguaba Grande (4,78).       

Meu comentário

A partir de agora, o prefeito Mirinho dos Pombais não pode mais ir para a rádio de seu amigo Mário do Chez Michou falar que temos um dos melhores sistema de saúde do estado. Se Piraí e Rio das Flores, municípios muito mais pobres que o nosso, tiraram nota acima de sete, a única explicação para o nosso péssimo desempenho é má aplicação de recursos (incluindo possíveis desvios) e falta de uma boa gestão.



  • Augusta Leite de Santana COMO SEMPRE MUITO BOA SUA OBSERVAÇÃO. ESSE É O CAMINHO COLOCAR OS TEMAS E DISCUSSÃO PARA A SOCIEDADE, BASEANDO-SE EM DADOS E NÃO EM ACHISMOS  

Nenhum comentário:

Postar um comentário